Autor Tópico: Levar DSLR no Rio de Janeiro, é perigoso?  (Lida 9468 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #45 Online: 25 de Janeiro de 2015, 18:22:09
Segundo: se a apólice lhe der cobertura contra roubo (apenas roubo) não cobrirá furto. Se der contra furto e roubo (nem sei se existe) não cobrirá o golpe descrito antes, de se oferecer para tirar a foto e se mandar com o equipamento: isso é apropriação indébita, porque a posse inicial foi legítima.

Em síntese: apólices devem ser interpretadas restritivamente!
Cuidado com elas, portanto.

O furto que o seguro cobre é aquele praticado por meio de transposição forçada, ou seja, se voce colocar em um local trancado que não se tenha visão do interior e o mesmo for arrombado(comprovadamente), menos no interior de veículos como está nas cláusulas do seguro.
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #46 Online: 25 de Janeiro de 2015, 18:30:20
Vou dar uns pequenos pitacos. É que minha formação é em Direito. E atuo, de certa forma, no sitema repressor, de segurança. Não quero dar mais detalhes.

Primeiro: cuidado com a falsa sensação de segurança, não só da mochila. Muitas vezes você está em um lugar bem policiado, seguro, mas é observado e seguido, ou "marcado" (o observador da a dica ao parceiro". Quando você estiver em um lugar menos policiado, pode vive a ser abordado e "perder"...

Depois de 2 anos andando com mochila de fotógrafo, eu a vendi recentemente e adquiri um modelo de mochila sem divisões e comum dessas que voce vê no dia-a-dia.

As lentes e flash carrego no fundo da mochila acomodados em case que já acompanha as lentes isso evita muito o atrito do material.

Então eu dificulto um pouco mais a identificação dessa forma, mas do momento em que eu tiro a câmera da mochila, todo mundo acha que sou fotógrafo.

Na verdade passei a adotar a camuflagem do paparazzo, simplesmente não andando feito um fotógrafo.

Hoje fui ao Parque de Madureira fotografar a final de Skate que tava rolando por lá....Local cercado por uma favelinha!

Entrei e saí de boa....lá dentro saquei a câmera fiz o que precisava por 2h, e quando sai do parque a andava pela ruas de Madureira, procurei sempre dar umas olhadas para ver se não tinha niguém vindo atrás de mim desde o parque e sempre andando pelas ruas mais movimentadas até que eu embarquei no ônibus pra casa.

É assim que tenho me deslocado quando não saio de carro e estou em local aberto. :ok:

Sempre é bom ficar de olho! ;)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2015, 18:30:45 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 31 de Janeiro de 2015, 21:00:48
Voltei terça-feira passada da viagem, e eis aqui meu resumo:

1) Não achei perigoso mesmo levar a DSLR nos lugares mais turísticos. Estive no Jardim Botânico, Cristo, Corcovado, Zoológico da Quinta da Boa Vista, Forte de Copacabana, Confeitaria Colombo, Ilha Fiscal e no M.A.R com ela, e em todos os locais não foi importunado por olhares diferentes, mesmo onde não havia muita gente com DSLR, como a Ilha Fiscal. Claro, não andei com ela a vista nas ruas, apenas tirei da mochila dentro dos locais.

2) Fiquei espantado com as câmeras que os chineses portavam no cristo, tinha uns com 1Dx e D4s, além de várias 14-24 e 70-200. Comunismo não deve se aplicar a fotografia... E me espantaram também os gringos ostentando suas DSLR's na Lapa a noite sem problema algum... aí também já é forçar né

3) Estava no Corcovado fotografando e um menino de uns 8 anos me abordou perguntando se eu era repórter, já que achava que eu deveria fazer uma reportagem com ele já merecia uma haha.

Quem quiser postei algumas fotos no meu flickr: https://www.flickr.com/photos/124273810@N02/sets/72157650160472777/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #48 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 11:21:36
Que bom que foi bacana e aproveitou sem neurose...
Era só tomar os cuidados básicos que vc tomou que tudo flui 100%

Na região da Lapa é perigoso nas ruas que dão acesso as ruas desertas que vão para o alto de Santa Teresa...só é bom de circular de dia....mesmo assim não é tanto assim.
Fábio Pedro.


Valmirez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
  • As flores de plástico não morrem
Resposta #49 Online: 25 de Março de 2015, 09:55:06
aqui na Praia Grande SP só com escolta armada, principalmente na orla da praia
Nikon:D90+18-105mm (sim, é a do kit)+SB-900
-------------------------------------------------------
http://www.panoramio.com/user/valmirez
https://www.flickr.com/photos/valmirez/


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 25 de Março de 2015, 11:47:52
Minha preferida foi essa.

Na parte técnica da imagem, te sugiro nas próximas de paisagem desse tipo, tentar usar uma abertura mais fechada tipo F5.6 ou F8 pra ter mais área em foco e também aproveitar melhor a nitidez da lente, pois usou uma exposição curta 1/1600s e um F2.5. Aí você tinha bastante margem pra fechar mais a lente e ainda ter um tempo legal pra fazer a foto sem tremer.

_DSC4330 by thiagomb1, on Flickr
« Última modificação: 25 de Março de 2015, 11:49:23 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 25 de Março de 2015, 12:04:48
... Não achei perigoso mesmo levar a DSLR nos lugares mais turísticos...

"Perigoso" não é, mas sempre alguém pode segui-lo e esperar vc entrar no carro para levar o equipo. Andar com DSLR no Rio sempre exige seguro, tem pivete demais e acaba estressando: nada acontece, mas o suspense está sempre presente...  :(


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 29 de Março de 2015, 13:39:14
Minha preferida foi essa...



Obrigado pelas dicas!

"Perigoso" não é, mas sempre alguém pode segui-lo e esperar vc entrar no carro para levar o equipo. Andar com DSLR no Rio sempre exige seguro, tem pivete demais e acaba estressando: nada acontece, mas o suspense está sempre presente...  :(

Tenho que concordar, parece que o perigo está sempre a espreita  ;)


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #53 Online: 02 de Abril de 2015, 02:07:28
Thiago, suas fotos estão com enquadramentos "centralizados".  Não q exista um padrão a ser seguido, mas centralizar normalmente não deixa a foto agradável. As suas não estão nada agradáveis neste quesito...
Se vc não tem isso (composição) de forma natural, aconselho ler um pouco sobre o assunto para ao menos seguir algumas regras básicas de enquadramento.
Estou falando baseado nas fotos q vc fez no Rio...
Outra coisa: Não dá para entender  pq vc usou esta configuração na foto aí de cima. Se fez de propósito, aconselho urgentemente a ler um bom livro ou fazer um curso.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #54 Online: 02 de Abril de 2015, 06:50:09
Sempre saí para fotografar aqui no Rio sem problemas, ensaio externo ou só lazer, não passei pela situação de ser abordado por nenhum assaltante, porém é preciso ter todo o cuidado e estar sempre atento, áreas como Central do Brasil e Cândelária (à noite), nem pensar. A pouco tempo fiz um seguro, por que seguro morreu de velho.  :D


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #55 Online: 02 de Abril de 2015, 08:15:14
Em pontos turísticos tradicionais é tranquilo usar DSLR no Rio. Mais perigoso é a pessoa estar distraída e levaram a carteira, uma mochila deixada no chão, etc. Mas isso rola em qq lugar do mundo.

De dia, vejo muita gente no centro do Rio com DSLR em mãos. Embora ultimamente não tenha muitos assaltos ali, o histórico da cidade não aconselha esse comportamento. Talvez seja neurose minha.

Em fim de semana ou a noite, talvez em lugares com muito patrulhamento, tal como Zona Sul. Já fiz isso algumas vezes.

Acho que qualquer saída com equipamento fotográfico no Rio (ou em qq lugar do mundo) é uma loteria. Talvez seja interessante, ou ter seguro, ou usar equipamento mais "barato" que tire um pouco dessa preocupação.