Autor Tópico: Fotografia 2D projetada em 3D e de volta 2D  (Lida 3542 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2006, 11:04:40
Citar
realmente não entendi o que vc quis dizer, pelo o que entendi é que vc não acha nada de criativo ou mesmo não gosta das minhas imagens, mas a recíproca é a mesma mas acho que isso é uma questão de gosto e objetivos dentro da fotografia.

Fernando:

Essa história de "a recíproca é a mesma" não faz sentido algum. Não estão em pauta aqui as minhas fotos, que você pode gostar ou não, mas se não gostar porque eu critiquei essas suas estará sendo tolo. Se não gostar porque não gosta, é direito seu, mas não são elas o que está em discussão.

Vamos separar as coisas. Não estou dizendo que não acho criativo. Estou dizendo que acho uma boa semente, mas não vamos cair na bobagem de achar que uma experiência legal se torna genialidade. É uma semente interessante, que pode frutificar em coisas ótimas. NO MOMENTO, as fotos estão boas (não são ruins) mas dentro do tipo de trabalho que implicita um projeto artístico não vão além de uma primeira abordagem e de demostração de idéia. Persista, busque dar profundiade às relações entre projetado e fundo, e tenho certeza que poderá criar um trabalho que vá além do truque. Um colega de outra lista, aliás feroz crítico de minhas fotos e das minhas idéias -mas fotografa muito bem, o João- fez uma foto projetando sobre o corpo desnudo de uma mulher de véu um trecho de escrita árabe. Uma bela foto, também projeção, mas há nela uma recursividade de leitura que vai um ou dois passos além do truque. Não é o caso dessas suas.

É engraçada a atitude de hoje em dia a respeito de "fotografia artística". As pessoas acham que qualquer truque as torna artistas. Que para serem artistas têm, acham, de "surpreender pela novidade". Isso nada mais é do que a incorporação da lógica da publicidade na arte, e degrada a arte, mantendo-a no nível da "primeira idéia".

A primeira idéia tem enorme valor, mas ela só realizará esse valor com busca, pesquisa, e nesse processo a primeira idéia deixará de ser o fulcro único do interesse, mas será apenas uma parte da tessitura.

Você pegou pilha sem razão. Sua primeira idéia é bem legal. Mas é uma primeira idéia. Faça dela uma linguagem, um trabalho consistente. Agora, querer que a primeira idéia seja tomada por trabalho consistente, aí não dá.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2006, 11:05:40 por Ivan de Almeida »


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2006, 11:27:54
Creio que a intenção inicial do Ivan tenha sido dizer que o Truque é interessante mas que ele em si não deve ser o tesouro da imagem.

Ele deve ser encarado apenas como um meio para se alcançar um objetivo fotográfico.

Com a idéia de "Projeção Sobre Modelo" você obteve essas fotos.
As fotos em si tem como objetivo mostrar o resultado da técnica. Mostrar como a textura reage sobre a superfície causando ilusões de percepção.

Agora vem o desafio: Usar a técnica para mostrar o resultado de alguma foto.
Compreendeu?

O lance agora é fazer fotos que as pessoas ainda fiquem se perguntando:
"Uau, aquilo foi projetado ali? Mas como ele conseguiu esse resultado?"

Domine essa técnica e nos mostre suas possibilidades mais refinadas. :thmbup:
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2006, 11:42:05
o efeito é legal mais não passa disso, nao sou critico nem fotografo pro e tal.... falo do que vejo, vi as fotos e não me passaram absolutamente nada (sentimento) além do que vejo !!

mais é um tecnica legal que pode ser trabalhada mais e buscar mais ainda do que um simples efeito !!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2006, 12:42:50
Citar
Creio que a intenção inicial do Ivan tenha sido dizer que o Truque é interessante mas que ele em si não deve ser o tesouro da imagem.

É exatamente isso, Luiz.

Nada há de ruim nas fotos, elas realizam o efeito, elas não estão esteticamente ruins. Mas a pergunta é... e daí?

De certa forma a crítica cobra mais de quem propõe mais, e pela proposta do Fernando, que tem um viés experimental, é preciso ressaltar isso, que não basta o interesse do experimentalismo, é necessário que haja algo mais, mensagem, apuro da técnica, etc, e que sob esse prisma as fotos atuais são uma semente.

É como Lightpainting. É um truque. Pode conduzir c coisas bem legais mas pode também reduzir-se ao truque.  


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2006, 12:43:42
Senhores

Entendi o que vocês querem dizer, realmente fiquei oensando depopis do que o Ivan escreveu e percebi o toque importante.
Estou desenvolvendo um trablho.. esperem!!! rs


Um abraço e obrigado,
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2006, 15:45:28
Estou ansioso pra ver o resultado.

Só pra embaralhar mais suas idéias, já pensou em texturas sobre o modelo?

- Aço escovado ou Piso de um ônibus. (Colossus dos quadrinhos dos X-Men)
- Pelagem de animais (Conferindo se dá pra 'fundir' com a pessoa)
- Engrenagens de relógio (Quase um Robô)

Quem sabe até uma montagem de imagens cuidadosamente planejada para encaixar-se no corpo do modelo como o uso da textura sobre um modelo digital de 3D?

Expressões faciais diferentes sobrepostas... uma real e outra projetada, que tal?
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2006, 16:24:40
Citar
Senhores

Entendi o que vocês querem dizer, realmente fiquei oensando depopis do que o Ivan escreveu e percebi o toque importante.
Estou desenvolvendo um trablho.. esperem!!! rs


Um abraço e obrigado,
Obrigado pela compreensão, Wagner.

Às vezes descobrimos um filão, uma idéia rica. É muito legal a descoberta do filão, ele traz um monte de sementes, de possibilidades, e mesmo o resultado plástico fica interessante. Mas imagine voltar ao assunto algumas vezes, deixando a criação tornar-se mais profunda, camadas e camadas. É a isso que lhe incentivo. E creia que sempre gostarei de ver as etapas.

Grande abraço,
Ivan