Autor Tópico: Convidados de casamento que editam as fotos  (Lida 8723 vezes)

flaviocostafoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #15 Online: 30 de Março de 2015, 13:45:44
É...
Acho que o negócio e não esquentar mesmo.
E parar de mandar fotos pra convidado.
O problema é que as vezes conheço os convidados e fica difícil dizer não...


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #16 Online: 30 de Março de 2015, 16:54:14
Foto pra convidado eu não mando não.. Só em casos muito específicos. Peço pra pegarem depois com quem contratou.
Imagina se eu vou ficar sei lá quanto tempo selecionando as fotos em que o camarada aparece.. Prefiro gastar esse tempo aqui no forum hehehehehe.
Além disso eu acho muita falta de respeito um convidado receber as fotos do evento antes dos próprios donos do evento.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 30 de Março de 2015, 18:48:15
Foto pra convidado eu não mando não.. Só em casos muito específicos. Peço pra pegarem depois com quem contratou.
Imagina se eu vou ficar sei lá quanto tempo selecionando as fotos em que o camarada aparece.. Prefiro gastar esse tempo aqui no forum hehehehehe.
Além disso eu acho muita falta de respeito um convidado receber as fotos do evento antes dos próprios donos do evento.

certissimo
fotos so para o cliente!!!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #18 Online: 30 de Março de 2015, 18:50:56
certissimo
fotos so para o cliente!!!

2x

Essa da noiva pedir pra virar a cara da madrinha  :hysterical:
Afinal, era a madrinha, acho que escolhida pelos noivos...  :shock:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Março de 2015, 20:17:30
2x

Essa da noiva pedir pra virar a cara da madrinha  :hysterical:
Afinal, era a madrinha, acho que escolhida pelos noivos...  :shock:

Ou escolhida pelo noivo...  :fight: :fight: :fight: :fight:
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #20 Online: 31 de Março de 2015, 01:48:50
Ou escolhida pelo noivo...  :fight: :fight: :fight: :fight:

Ex-namorada do noivo  :hysterical: :hysterical:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #21 Online: 31 de Março de 2015, 12:14:56
Vou te falar cara... Ter problemas com convidados é ainda menos pior do que com a Noiva..

Certa vez, quando fui fazer a entrega de um album já diagramado e impresso (aprovado pelos noivos), eis que a noive me sai com essa:

"Então, tá vendo essa madrinha sorrindo aqui? Tem como virar ela de costas no photoshop? Não queria que ela saisse na foto"...

Paciência e um pouco de jogo de cintura em horas como essa, faz toda a diferença.

 ;)

Photoshop é o genio da lampada da fotografia, voce clica e manda fazer e ele faz. Uma vez fiz um lookbook para uma campanha de moda, umas 40 fotos, ai a cliente chegou e me pediu pra "pintar as unhas dos pés e das mãos" da modelo, porque tinha "esquecido" de levar a modelo amadora no salão, logicamente me neguei.
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 31 de Março de 2015, 20:06:31
Photoshop é o genio da lampada da fotografia, voce clica e manda fazer e ele faz. Uma vez fiz um lookbook para uma campanha de moda, umas 40 fotos, ai a cliente chegou e me pediu pra "pintar as unhas dos pés e das mãos" da modelo, porque tinha "esquecido" de levar a modelo amadora no salão, logicamente me neguei.

Nesse caso acho que a falha foi sua e vc esteve errado em se recusar a fazer o tratamento, que na verdade eh praticamente nada ter que pintar unhas de modelo em photoshop.

Baseados nesses relatos que eu acredito que o Brasil eh um dos melhores lugares para ser fotografo. O que vc descreve na Europa seriaconsiderada uma grande falha sua, e a atitude que vc descreve seria fim de carreira.

Mas eu vejo varios relatos de fotografos brasileiros que demonstra que no Brasil os fotografos eh quem mandam.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #23 Online: 31 de Março de 2015, 20:13:05
Nesse caso acho que a falha foi sua e vc esteve errado em se recusar a fazer o tratamento, que na verdade eh praticamente nada ter que pintar unhas de modelo em photoshop.

Baseados nesses relatos que eu acredito que o Brasil eh um dos melhores lugares para ser fotografo. O que vc descreve na Europa seriaconsiderada uma grande falha sua, e a atitude que vc descreve seria fim de carreira.

Por que?

Aqui na minha região que é uma área extremamente forte para a moda existe a profissão de Produtor de Moda, existe a modelo, existe o fotografo, existe muitas vezes o retoucher e existe o dono da empresa que esta pagando todo mundo.

Quem cuida do processo de contratação da modelo, preparação de looks, contratação de maquiador, separação de referencias, apresentação de conceitos é o produtor de moda, o fotografo é a parte final do processo, dirigindo a modelo, fotografando, iluminando direito e entregando o trabalho finalizado (quando nao tem o retoucher contratado por fora).

Não faz o menor sentido eu ter que consertar um trabalho do produtor de moda que estava junto durante o photoshoot porque ele "esqueceu" de pedir pra modelo fazer a unha, mas lembrou quando viu as fotos.

No mais, sai do mercado da moda logo no inicio, odiei trabalhar com moda em todos os aspectos, desde lidar com produtores e modelos, donos de empresas que demoram meses a pagar, conceitos fracos de criação e/ou copiados de marcas europeias descaradamente, dentre outros...
« Última modificação: 31 de Março de 2015, 20:15:55 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #24 Online: 31 de Março de 2015, 20:22:59
Mas eu vejo varios relatos de fotografos brasileiros que demonstra que no Brasil os fotografos eh quem mandam.

Ai que esta o erro. Na area de eventos e ensaios isso rola sim, não que seja o fotografo que manda, nao penso dessa forma, mas ja recusei clientes por simplesmente nao se encaixarem na nossa forma de trabalhar. Então sempre converso com meu cliente pessoalmente, insisto para ver o portfólio, se imaginar na forma que trabalhamos e tudo o mais. Os poucos clientes pessoais que "mandaram" no meu trabalho o resultado final ficou um lixo. Pois ele insistia em idéias que eu acho brega, ruim ou simplesmente não se encaixam no nosso gosto pessoal, em contrapartida os clientes que nos deixaram livres para criar e aceitaram nossas propostas de fotos foram os que mais sairam satisfeitos e sao as fotos que hoje tem no meu site ou penduro na parede do meu estudio.

Ja no mercado publicitário, principalmente no de moda, é totalmente o contrario, o fotografo cria o que o produtor de moda fala pra ele criar e pronto, sem discussão, como se fosse um técnico qualquer. Só vejo fotografos de moda mandando mesmo no trabalho os que são muito grandes e renomados e que ja tem um portfólio invejavel, estes ai sim, mandam e a produção vai dar um jeito de fazer as vontades do cara pra ter aquele resultado que ele almeja.
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 31 de Março de 2015, 20:24:48
Por que?

Aqui na minha região que é uma área extremamente forte para a moda existe a profissão de Produtor de Moda, existe a modelo, existe o fotografo, existe muitas vezes o retoucher e existe o dono da empresa que esta pagando todo mundo.

Quem cuida do processo de contratação da modelo, preparação de looks, contratação de maquiador, separação de referencias, apresentação de conceitos é o produtor de moda, o fotografo é a parte final do processo, dirigindo a modelo, fotografando, iluminando direito e entregando o trabalho finalizado (quando nao tem o retoucher contratado por fora).

Não faz o menor sentido eu ter que consertar um trabalho do produtor de moda que estava junto durante o photoshoot porque ele "esqueceu" de pedir pra modelo fazer a unha, mas lembrou quando viu as fotos.

No mais, sai do mercado da moda logo no inicio, odiei trabalhar com moda em todos os aspectos, desde lidar com produtores e modelos, donos de empresas que demoram meses a pagar, conceitos fracos de criação e/ou copiados de marcas europeias descaradamente, dentre outros...

Pq na Europa, o fotografo eh o responsavel pelo resultado e consequente as falhas de resultado. A nao ser que vc esteja se referindo a fotografia comercial, onde o fotografo eh basicamente apenas um tecnico seguindo ordens.

Mas ainda assim, o fotografo eh o responsavel pelo resultado final. Se nao contrataram editor de imagem eh pq eh esperado que o editor de imagem do fotografo ou o proprio dotografo, faca o servico da imagem completa, para atingir os objetivos da imagem e corrigir erros durante o processo de criacao.

Basicamente, se vc sabe que no time sta faltando editor de imagem, vc automanticamente ja sabe que vc eh o responsavel pela edicao das fotos. Mas isso eh Europa.

Eu nunca poderia me recusar em corrigir uma pequena falha e altamente facil de ser corrigido. Me mandariam embora e pegariam outro fotografo.

Logo o Brasil eh um mercado muito mais vantajoso,cno sentido que os fotografos tem mais poder de dizer o que faz ou nao e os clientes aceitam.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #26 Online: 31 de Março de 2015, 21:12:36
Estava no começo da carreira, primeiro job no estúdio, porém ja tinha contrato e nele constavam o que seria feito na edição, no mais, pintar as unhas de uma modelo dos pés e das mãos no photoshop é tecnicamente fácil, em uma ou outra foto, não em 40 (é facil, mas é demorado), o que sugeri a ela foi cobrar um valor por hora de edição para acertar isso, porém ela preferiu não fazer, até por um motivo obvio, seria impresso um catalogo com as fotos em 3cm por 5cm mais ou menos e as unhas nem aparecem nessa proporção minúscula.

No mais, como disse, ja sai desse mercado e não anseio voltar, nada contra fotografia comercial, gosto muito, de produtos, comida, mas não moda
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 01 de Abril de 2015, 05:14:32
Estava no começo da carreira, primeiro job no estúdio, porém ja tinha contrato e nele constavam o que seria feito na edição, no mais, pintar as unhas de uma modelo dos pés e das mãos no photoshop é tecnicamente fácil, em uma ou outra foto, não em 40 (é facil, mas é demorado), o que sugeri a ela foi cobrar um valor por hora de edição para acertar isso, porém ela preferiu não fazer, até por um motivo obvio, seria impresso um catalogo com as fotos em 3cm por 5cm mais ou menos e as unhas nem aparecem nessa proporção minúscula.

No mais, como disse, ja sai desse mercado e não anseio voltar, nada contra fotografia comercial, gosto muito, de produtos, comida, mas não moda

Para quem depende da fotografia para viver comercial ajuda pagar as contas. Fora esse aspecto monetario eu tambem nao gosto desse mundo.


lucassantoslira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Wedding Photographer
Resposta #28 Online: 01 de Abril de 2015, 08:40:03
Na Europa o fotógrafo ganha pra fazer o que precisa ser feito, ponto.


No Brasil tem aquele velho Jeitinho... Olha esqueci de fazer isso, dá pra fazer Photoshop?

Acho que é mais nesse sentido que o amigo falou alí em cima...

Mas também acho que, pra um começo de carreira, agt acaba fazendo mto mais do que foi pago pra fazer, ai vai do bom senso e da necessidade x tempo e boa vontade.. kkk

Canon EOS 60D | Canon EF 50mm f/1.8 II | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM - EF-S


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #29 Online: 01 de Abril de 2015, 09:08:13
A questão que eu noto aqui, no pouco tempo que trabalhei, é que o pessoal de produção de moda vai produzir editoriais porém nao entende NADA de fotografia e nem de Photoshop e acaba pedindo coisas absurdas ou que nao fazem sentido. Pra mim é extremamente estranho isso, um produtor de editoriais de moda que nao entende nada de fotografia, como ele vai fiscalizar ou trabalhar junto do fotografo se nao faz a menor ideia do que ele ta fazendo e se ta fazendo direito?

A questão aqui no Brasil é diferente, imagino que seja, mas é também uma questão de bom senso, se você não se impor, não ter contratos, não ter um numero pré definido de alterações, não pré-definir um horário e uma quantidade de tempo pra realizar o job, MUITAS vezes o cliente simplesmente sobe na sua cabeça e faz você fazer MUITO mais coisa do que foi pago pra fazer, e como você foi inocente e não deixou tudo estipuladinho antes, acaba ficando sem jeito de dizer não na hora e faz, ja aconteceu muito comigo e volta e meia tenho uma surpresa, sempre há algo para adicionar ou modificar nos trabalhos e sempre aprendemos a cada job.
@jacobfotografiacriativa