Autor Tópico: Convidados de casamento que editam as fotos  (Lida 8680 vezes)

flaviocostafoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 27 de Março de 2015, 16:11:15
E quando você fotografa um casamento e um convidado te pede para mandar umas fotos dele.
Você gentilmente manda e ele as posta nas redes sociais.
Porém, antes disso, ele as edita, corta, muda as cores, corta sua logomarca, transforma sua foto, replicando seu trabalho de uma maneira que você não quer ser visto.
Alguém aqui já sofreu com isso?
Há solução???


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2015, 17:37:21
Não tem jeito. Convidado é convidado, não vai pegar a sua foto e deixar de colocar um enfeite. Obviamente que existem exceções, mas na maioria das vezes eles fazem isso mesmo.

O melhor mesmo é ter paciência ou então não mandar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


izaakdias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2015, 18:06:46
Eu particularmente acho que não mandar é a melhor maneira. Ou dizer um "você pode pegar com o 'dono da festa' quando eu passar para ele" não soa tão mal assim..
"A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém, incapaz de pensar"
Arnold Newman


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2015, 06:10:21
Nao sei no Brasil, mas em boa parte do mundo, se apropriar (alterar trabalhos que nao eh seu e distribuir como seu, removendo o nome da marca) eh ilegal, sem uma previa permissao. Vc pode entrar na justica na maioria dos casos.
Assim com tambem alterar um produto que nao eh seu e redistribuir. A pessoa esta basicamente falsificando o seu produto, o que eh crime.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2015, 06:38:14
E quando você fotografa um casamento e um convidado te pede para mandar umas fotos dele.
Você gentilmente manda e ele as posta nas redes sociais.
Porém, antes disso, ele as edita, corta, muda as cores, corta sua logomarca, transforma sua foto, replicando seu trabalho de uma maneira que você não quer ser visto.
Alguém aqui já sofreu com isso?
Há solução???

Profissionalmente o trabalho e entregue para o cliente,
o resto e perder tempo, se sujeitar ao que vc colocou!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 29 de Março de 2015, 09:42:31
Nao sei no Brasil, mas em boa parte do mundo, se apropriar (alterar trabalhos que nao eh seu e distribuir como seu, removendo o nome da marca) eh ilegal, sem uma previa permissao. Vc pode entrar na justica na maioria dos casos.
Assim com tambem alterar um produto que nao eh seu e redistribuir. A pessoa esta basicamente falsificando o seu produto, o que eh crime.

Aqui no Brasil as palavras ILEGAL,JUSTIÇA,FALSIFICAÇÂO,CRIME entre outras
tem um leque muito grande de significados,
muito cuidado com isso!!!!!!
« Última modificação: 29 de Março de 2015, 09:43:17 por agalons »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 29 de Março de 2015, 11:07:26
Aqui no Brasil as palavras ILEGAL,JUSTIÇA,FALSIFICAÇÂO,CRIME entre outras ....

....complementando: Não tem a menor importância ou sentido....


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 29 de Março de 2015, 20:02:41
Simples, não envie... se cada evento que eu fizesse eu mandasse as fotos pra todos os convidados que me pedissem, eu teria que ter uma planilha de envios e e-mails pra enviar todo dia. Responda que vais enviar pro cliente e ele repassa depois
@jacobfotografiacriativa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 29 de Março de 2015, 21:52:49
Sinceramente? Acho a maior perca de tempo se preocupar com isso.

No dia que alguém usar uma foto sua e ganhar dinheiro, ai vc vai lá e processa.
Mas esquentar a cabeça porque mutilaram ela pra usar no facebook? Vai perder mais cliente do que outra coisa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 30 de Março de 2015, 04:25:54
Sinceramente? Acho a maior perca de tempo se preocupar com isso.

No dia que alguém usar uma foto sua e ganhar dinheiro, ai vc vai lá e processa.
Mas esquentar a cabeça porque mutilaram ela pra usar no facebook? Vai perder mais cliente do que outra coisa.

Nesse caso eu concordo. Alguem que pega uma foto, altera e usa em algum perfil ou qualquer outro uso proprio, naonfaz mal a ninguem e eh perca de tempo se preocupar com isso.

Mas se alguem esta redistribuindo um trabalho seu como se fosse dele como forma de publicidade pessoal, ou (e principalmente) redistribui um trabalho seu alterado como se fosse a imagem original, isso pode gerar uma publicidade negativa ou falsa sobre o seu trabalho.


Ha muito tempo atras quando eu ainda participava no DevientArt, um cara no pegou uma foto minha, fez uma edicao completamente diferente e depois me escreveu me mostrando a foto editada. E ele disse que gostou muito da minha foto que o inspirou a querer fazer e ver como ficava em uma edicao que ele havia imaginado, e por issompegou a foto e fez a edicao.

A imagem nao tinha marca d'agua original, mas eles colocou no canto da foto "Fotografado por Marcio Faustino e segunda versao editada por 'Fulano'". E assim ele me perguntou se ei me importaria se ele usasse a foto na galeria dele para mostrar o trabalho de edicao dele na foto.

Obviamente eu disse que nao me importava, afinal o trabalho de re-edicao dele ficou realmente bom. Mas antes mesmo disso, ele deixou bem claro na imagem que a edicao eh um trabalho dele e a foto eh um trabalho meu, e que a edicao nao eh original, apenas uma segunda edicao feita por ele.

Nesse caso, nao expoem o seu trabalho como sendo original ou completamente seu.

Imagina no futuro alguem te contactar querendo comprar uma foto sua ou um servico seu baseado em uma ou algumas fotos nao originais suas... Ou o contrario, o seu publico alvo associar o seu trabalho com edicoes que nao sao originais ao trabalho, de forma negativa. Isso se realmente descobrirem que a foto eh sua, e nao de quem esta usando a foto para promover seu skill de editor de imagem retirando a marca d'agua do fotografo e nao dando os devidos creditos.

Mas desde que fique claro que eh uma falsificacao, ou um uso somete pessoal e nao como forma de exposicao ou distribuicao intencional, nao vejo problema algum. Na verdade pode ate ajudar no seu marketing.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 30 de Março de 2015, 07:13:43
....complementando: Não tem a menor importância ou sentido....

ehhhhhhh, eu quis ser mais suave, na realidade ,
isso sao somente palavras no dicionario, paciencia.


lucassantoslira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Wedding Photographer
Resposta #11 Online: 30 de Março de 2015, 09:50:11
Vou te falar cara... Ter problemas com convidados é ainda menos pior do que com a Noiva..

Certa vez, quando fui fazer a entrega de um album já diagramado e impresso (aprovado pelos noivos), eis que a noive me sai com essa:

"Então, tá vendo essa madrinha sorrindo aqui? Tem como virar ela de costas no photoshop? Não queria que ela saisse na foto"...

Paciência e um pouco de jogo de cintura em horas como essa, faz toda a diferença.

 ;)
Canon EOS 60D | Canon EF 50mm f/1.8 II | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM - EF-S


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Março de 2015, 10:09:21
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Tem gente que acha que tudo o que as outras pessoas fazem é fácil, rápido e tranquilo. Só aquilo que elas fazem que é realmente importante, complicado e essencial.

Vou te falar cara... Ter problemas com convidados é ainda menos pior do que com a Noiva..

Certa vez, quando fui fazer a entrega de um album já diagramado e impresso (aprovado pelos noivos), eis que a noive me sai com essa:

"Então, tá vendo essa madrinha sorrindo aqui? Tem como virar ela de costas no photoshop? Não queria que ela saisse na foto"...

Paciência e um pouco de jogo de cintura em horas como essa, faz toda a diferença.

 ;)
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


lucassantoslira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Wedding Photographer
Resposta #13 Online: 30 de Março de 2015, 10:10:48
:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Tem gente que acha que tudo o que as outras pessoas fazem é fácil, rápido e tranquilo. Só aquilo que elas fazem que é realmente importante, complicado e essencial.

Hahaha poisé cara... Acho que pensam que o Photoshop é um gênio da lâmpada... kkkk
Canon EOS 60D | Canon EF 50mm f/1.8 II | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM - EF-S


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 30 de Março de 2015, 13:16:17
Vou te falar cara... Ter problemas com convidados é ainda menos pior do que com a Noiva..

Certa vez, quando fui fazer a entrega de um album já diagramado e impresso (aprovado pelos noivos), eis que a noive me sai com essa:

"Então, tá vendo essa madrinha sorrindo aqui? Tem como virar ela de costas no photoshop? Não queria que ela saisse na foto"...

Paciência e um pouco de jogo de cintura em horas como essa, faz toda a diferença.

 ;)
Antes de aprovar tudo bem,
mas,precisou esperar a ficar impresso e encadernado, ai a perua exagerou!!!
nosso oficio e assim, :hysterical: :hysterical: