Autor Tópico: Ruído Canon 60D  (Lida 5123 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 30 de Março de 2015, 11:17:43
De tempos em tempos alguns assuntos se repetem nos fóruns :) A questão do ruído é uma delas.

Ruído depende de vários fatores, e muita gente confunde artefatos de sharp com ruído. Pode ser que este "ruído em ISO 100", salvo se a foto foi feita no escuro, seja rotina de sharp mal aplicada. A foto postada pelo vangelismm lá em cima também cai nesse exemplo.

Um sharp mal aplicado em uma foto com um pouco de ruído pode torná-la imprestável. Escrevi um tópico a algum tempo sobre isso, se eu encontrar posto aqui. Por enquanto, apenas vou colocar o exemplo que coloquei no tópico, uma foto feita em ISO 1600 na 60D e convertida de duas formas diferentes.

A foto original, feita em RAW com uma lente manual, ISO 1600, sem redução de ruído de luminância.

IMG_0208 by Alexandre Schuster, on Flickr

Crop da parte central, com sharp mais ou menos bem aplicado (ainda aparecem alguns minúsculos artefatos, visíveis apenas a 100%), e sharp mal aplicado.

central by Alexandre Schuster, on Flickr

O RAW é o mesmo, em nenhuma das duas foi aplicada redução de ruído, a única diferença foram os parâmetros do sharp.

Mesma coisa para a área lateral

fundo by Alexandre Schuster, on Flickr

Fotografando-se em RAW e em condições medianas, é possível usar ISO 3200, desde que fazendo-se uma conversão bem feita. Tenho várias 20x30 em ISO 3200 que ficaram perfeitas.

« Última modificação: 30 de Março de 2015, 11:24:12 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Março de 2015, 11:24:38
AlexandreS, muito boa a conversão, tomara que você encontre o tópico, eu gostaria, e acredito que os outros colegas também, de entender bem essa metodologia!!!

Obrigado


De tempos em tempos alguns assuntos se repetem nos fóruns :) A questão do ruído é uma delas.

Ruído depende de vários fatores, e muita gente confunde artefatos de sharp com ruído. Pode ser que este "ruído em ISO 100", salvo se a foto foi feita no escuro, deve ser rotina de sharp mal aplicada. A foto postada pelo vangelismm lá em cima também cai nesse exemplo.

Um sharp mal aplicado em uma foto com um pouco de ruído pode torná-la imprestável. Escrevi um tópico a algum tempo sobre isso, se eu encontrar posto aqui. Por enquanto, apenas vou colocar o exemplo que coloquei no tópico, uma foto feita em ISO 1600 na 60D e convertida de duas formas diferentes.

A foto original, feita em RAW com uma lente manual, ISO 1600, sem redução de ruído de luminância.

IMG_0208 by Alexandre Schuster, on Flickr

Crop da parte central, com sharp mais ou menos bem aplicado (ainda aparecem alguns minúsculos artefatos, visíveis apenas a 100%), e sharp mal aplicado.

central by Alexandre Schuster, on Flickr

O RAW é o mesmo, em nenhuma das duas foi aplicada redução de ruído, a única diferença foram os parâmetros do sharp.

Mesma coisa para a área lateral

fundo by Alexandre Schuster, on Flickr

Fotografando-se em RAW e em condições medianas, é possível usar ISO 3200, desde que fazendo-se uma conversão bem feita. Tenho várias 20x30 em ISO 3200 que ficaram perfeitas.
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 30 de Março de 2015, 11:31:49

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Março de 2015, 11:32:13
De tempos em tempos alguns assuntos se repetem nos fóruns :) A questão do ruído é uma dela Escrevi um tópico a algum tempo sobre isso, se eu encontrar posto aqui.

Não precisa se preocupar, Alexandre, tá nos meus "Favoritos"

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102475.0

 :D :D :D


Aliás, recomendadíssimo, aula do Alexandre.  :clap:


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Março de 2015, 11:42:13
De tempos em tempos alguns assuntos se repetem nos fóruns :) A questão do ruído é uma delas.

Ruído depende de vários fatores, e muita gente confunde artefatos de sharp com ruído. Pode ser que este "ruído em ISO 100", salvo se a foto foi feita no escuro, seja rotina de sharp mal aplicada. A foto postada pelo vangelismm lá em cima também cai nesse exemplo.

Um sharp mal aplicado em uma foto com um pouco de ruído pode torná-la imprestável. Escrevi um tópico a algum tempo sobre isso, se eu encontrar posto aqui. Por enquanto, apenas vou colocar o exemplo que coloquei no tópico, uma foto feita em ISO 1600 na 60D e convertida de duas formas diferentes.

A foto original, feita em RAW com uma lente manual, ISO 1600, sem redução de ruído de luminância.

IMG_0208 by Alexandre Schuster, on Flickr

Crop da parte central, com sharp mais ou menos bem aplicado (ainda aparecem alguns minúsculos artefatos, visíveis apenas a 100%), e sharp mal aplicado.

central by Alexandre Schuster, on Flickr

O RAW é o mesmo, em nenhuma das duas foi aplicada redução de ruído, a única diferença foram os parâmetros do sharp.

Mesma coisa para a área lateral

fundo by Alexandre Schuster, on Flickr

Fotografando-se em RAW e em condições medianas, é possível usar ISO 3200, desde que fazendo-se uma conversão bem feita. Tenho várias 20x30 em ISO 3200 que ficaram perfeitas.

Colega, desculpe discordar, mas suas fotos tem redução de ruido sim. Não é pq vc não meche na redução de ruido que ela não é aplicada, o LR aplica redução de ruído de cor (25) por padrão, vc tem que zerar para avaliar o ruido real. O ruido de cor em ISO 1600 é evidente e nas suas fotos ele não existe.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #20 Online: 30 de Março de 2015, 11:51:52
Colega, desculpe discordar, mas suas fotos tem redução de ruido sim. Não é pq vc não meche na redução de ruido que ela não é aplicada, o LR aplica redução de ruído de cor (25) por padrão, vc tem que zerar para avaliar o ruido real. O ruido de cor em ISO 1600 é evidente e nas suas fotos ele não existe.

Sim NATTIS, tem redução de ruído de chroma padrão do LR. Lá no texto postado originalmente eu falo sobre isso.
Mas aqui estamos falando de ruído de luminância, que é o que é muitas vezes se confunde com artefatos de sharp.

O ruído de chroma até determinados níveis é de fácil remoção e não afeta o resultado final, por isso o LR mantém um default de 25 para redução de chroma. Aliás, somente em casos muito específicos eu mexo na redução deste tipo de ruído.
« Última modificação: 30 de Março de 2015, 11:53:37 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 30 de Março de 2015, 12:23:26
Sim NATTIS, tem redução de ruído de chroma padrão do LR. Lá no texto postado originalmente eu falo sobre isso.
Mas aqui estamos falando de ruído de luminância, que é o que é muitas vezes se confunde com artefatos de sharp.

O ruído de chroma até determinados níveis é de fácil remoção e não afeta o resultado final, por isso o LR mantém um default de 25 para redução de chroma. Aliás, somente em casos muito específicos eu mexo na redução deste tipo de ruído.

 Existe a contradição no texto que me chamou a atenção. Se é foto original em raw não pode ter redução de ruido tanto de luminância como de cor, afinal, é original. Até o momento o assunto ruído era como um todo. Se o autor do tópico pegar suas fotos e for comparar com as dele vendo no PS ou qualquer outro programa que não aplique esta redução vai achar que a câmera dele realmente esta com problema.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 30 de Março de 2015, 12:35:12
Nattis, me desculpe, acho que o texto está claro para quem quiser entender do que estou falando. Se em todo o texto, inclusive nos excelentes acréscimos feitos pelo Luciano e pelo Shalders, é essa "contradição" (que na realidade não é, já que no texto original eu cito os parâmetros de redução de ruído) que te chamou a atenção, então alguma coisa está errada.


« Última modificação: 30 de Março de 2015, 12:36:22 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #23 Online: 30 de Março de 2015, 12:43:04
Bem legal a discussão e tal, porém o que não foi legal é a criadora do tópico simplesmente abandona-lo sem nem ao menos expor algum ex do problema colocado por ela.

Ta ficando bem comum isso, inclusive... :no:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 30 de Março de 2015, 13:31:58
Bem legal a discussão e tal, porém o que não foi legal é a criadora do tópico simplesmente abandona-lo sem nem ao menos expor algum ex do problema colocado por ela.

Ta ficando bem comum isso, inclusive... :no:

Quem abriu o topico e não voltou que esta perdendo (relaxa)  ;)
Ricardo Ghion


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #25 Online: 01 de Abril de 2015, 08:07:39
AlexandreS, muito boa a conversão, tomara que você encontre o tópico, eu gostaria, e acredito que os outros colegas também, de entender bem essa metodologia!!!

Obrigado


Pessoal desculpe, estava na correria e não consegui vir aqui visualizar todos os comentários... Vou mandar o link de duas fotos que estão com ruído, espero que consigam visualizar rsrsrs... Obrigada a todos pela ajuda...

https://farm8.staticflickr.com/7589/16378583733_a6d6ed0430_m.jpg

https://farm9.staticflickr.com/8733/16998685485_ffacb97609_m.jpg


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #26 Online: 01 de Abril de 2015, 08:11:05
Quem abriu o topico e não voltou que esta perdendo (relaxa)  ;)


PERDÃO, EU ESTAVA NA CORRERIA NÃO CONSEGUI VIR AQUI... FUI FOTOGRAFAR UM ANIVERSÁRIO NO SÁBADO E TODAS AS FOTOS FICARAM COM RUÍDO, POSTEI DUAS FOTOS DE COMO ESTÃO FICANDO MINHAS IMAGENS... ESTOU ACHANDO QUE VOU TER QUE LEVAR PRA ASSISTÊNCIA, JÁ MEXI EM TUDO E NÃO OBTENHO NENHUM RESULTADO SATISFATÓRIO  :(

OBRIGADA POR TENTAR ME AJUDAR...

https://farm9.staticflickr.com/8733/16998685485_ffacb97609_m.jpg

https://farm8.staticflickr.com/7589/16378583733_a6d6ed0430_m.jpg

GRANDE ABRAÇO,

AMANDA


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 01 de Abril de 2015, 08:21:45
Amanda,  o problema com estas fotos não é ruído, é fotometria.

As fotos estão completamente subexpostas. Dependendo do tipo de fotometria que vc utilizou, a câmera puxou o branco da parede para o padrão de cinza 18%, escurecendo toda a foto.

Este tipo de foto, com fundo predominantemente branco, é o típico exemplo de foto para ser feita com fotometria spot ou então, com compensação de exposição.

Caso vc não conheça bem o tema, aconselho estudar o básico sobre fotometria e os diversos modos de medição da sua câmera.

Abçs !

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #28 Online: 01 de Abril de 2015, 08:22:31
Fotografar em raw, não ativar o minimo de redução de ruido, olhar em 100% = ruido em qualquer camera.

Então, testei em JPEG e mesmo assim o ruído piora, estou achando que vou ter que mandar pra manutenção e o pior, quase não usei minha câmera e desempregada vai ficar difícil!!!

Como estou aprendendo estou fotografando 0800 pra adquirir experiencia!

Agradeço de coração a atenção!!!

Abraços,

Amanda


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #29 Online: 01 de Abril de 2015, 08:26:06
Amanda,  o problema com estas fotos não é ruído, é fotometria.

As fotos estão completamente subexpostas. Dependendo do tipo de fotometria que vc utilizou, a câmera puxou o branco da parede para o padrão de cinza 18%, escurecendo toda a foto.

Este tipo de foto, com fundo predominantemente branco, é o típico exemplo de foto para ser feita com fotometria spot ou então, com compensação de exposição.

Caso vc não conheça bem o tema, aconselho estudar o básico sobre fotometria e os diversos modos de medição da sua câmera.

Abçs !

Obrigada, vou procurar estudar o assunto sim... Só uma dúvida, mesmo em fundos diferentes é normal ficar assim também?

Abraços,

Amanda