Autor Tópico: Ruído Canon 60D  (Lida 5102 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #30 Online: 01 de Abril de 2015, 08:38:03
Assim como, escura ??

Não, não é. Mesmo contra este fundo branco achei que ficou escura demais, o sistema matricial da 60D funciona bem e deveria ter praticamente corrigido a fotometria sozinho.

Mas sem o EXIF completo e sem saber as configurações da câmera na hora do clique fica difícil opinar. Também não sabemos qual o seu nível de conhecimento, pode ser algo tão simples quanto a compensação de exposição setada erroneamente. Mas com 99% de certeza, o problema não é de equipamento e sim de configuração.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 01 de Abril de 2015, 08:42:48
Isso ta parecendo o caso classico de quem nem tem ideia de como ligar a camera.

Mas vamos la...

Amanda... poste as fotos no flickr... e passa o link para que possamos baixar e verificar corretamente.

Ricardo Ghion


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 01 de Abril de 2015, 08:56:39
Olá Amanda, tudo bem?

Conforme o Alexandre comentou, acredito que o problema aí é de fotometria inadequada.
Para podermos ajudar você de uma forma melhor seria interessante postar a foto em um tamanho maior e enviar os dados que a foto foi capturada (Exif) - como abertura, ISO, velocidade exposição, etc...
Se ficar difícil de enviar as fotos, tente pelo menos o exif.

Abraços e boas fotos...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #33 Online: 01 de Abril de 2015, 09:04:07
Essa foi de sábado a noite...

https://farm8.staticflickr.com/7597/16973156146_7c6fa47c96_m.jpg


Com flash externo, iso 200 e ficou assim...

Beijos,


Amanda


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #34 Online: 01 de Abril de 2015, 09:05:28
Olá Amanda, tudo bem?

Conforme o Alexandre comentou, acredito que o problema aí é de fotometria inadequada.
Para podermos ajudar você de uma forma melhor seria interessante postar a foto em um tamanho maior e enviar os dados que a foto foi capturada (Exif) - como abertura, ISO, velocidade exposição, etc...
Se ficar difícil de enviar as fotos, tente pelo menos o exif.

Abraços e boas fotos...

Olha tirei essa no sábado com essas configurações, foi usado flash externo também!!!

https://farm8.staticflickr.com/7597/16973156146_7c6fa47c96_m.jpg

Obrigada por estar me ajudando!!!

Abraços,

Amanda


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 01 de Abril de 2015, 09:09:57
Olá Amanda, o arquivo que postou está aparecendo aqui como uma minúscula imagem de 240px, é isso mesmo?
Está difícil de ler até as informações do Exif que colocou sobre a foto, impossível neste tamanho avaliarmos o ruído que você cita e te ajudarmos ...
Aguardando arquivo maior para te ajudarmos...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #36 Online: 01 de Abril de 2015, 09:11:37
Isso ta parecendo o caso classico de quem nem tem ideia de como ligar a camera.

Mas vamos la...

Amanda... poste as fotos no flickr... e passa o link para que possamos baixar e verificar corretamente.

Olá Ricardo, eu fiz alguns cursos básicos, mais sou péssima em aprender lendo, gosto mesmo de praticar rsrsrs... Entendi alguns conceitos mais mesmo assim estou penando pra aprender... Paguei o curso online " Cara da Foto", sempre estou no youtube pesquisando mais o "Menu" da câmera eu ainda fico muito perdida mesmo, vi um vídeo no youtube, coloquei nas configurações que a pessoa falou e mesmo assim o ruído não sai das fotos!!!

Olha essa que tirei no sábado a noite: https://farm8.staticflickr.com/7597/16973156146_7c6fa47c96_m.jpg

Vou tentar  postar mais fotos, por enquanto não estou tendo tempo mesmo... Agradeço de coração por todos estarem tentando me ajudar, tenho certeza que com vocês vou conseguir sanar minhas dúvidas!!!

Abraços,

Amanda


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #37 Online: 01 de Abril de 2015, 09:20:30
Bem, conforme foi falado por outros, a foto que vc está apresentando está tão pequena que fica difícil de ver, ainda mais os seus ditos ruídos ( que não consegui detectar )... :ponder:


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #38 Online: 01 de Abril de 2015, 09:28:59
Bem, conforme foi falado por outros, a foto que vc está apresentando está tão pequena que fica difícil de ver, ainda mais os seus ditos ruídos ( que não consegui detectar )... :ponder:

Perdão Raphael, ainda estou aprendendo a mexer aqui, sou nova rsrsrsrs... Veja se esta está melhor, a tarde vou mexer em mais fotos... Obrigada por me ajudar!!!

https://farm8.staticflickr.com/7597/16973156146_7c6fa47c96_m.jpg

Abraços,


Amanda


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #39 Online: 01 de Abril de 2015, 09:34:52
Mas pelos dados mostrados, lente do kit em f9.0, 1/200, ISO 200 e flash, a noite, não tem como ficar bom.

Indo por partes...

A abertura está pequena demais. f/9.0 por si só já vai exigir demais do flash. A lente do kit em 18mm já tem boa nitidez toda aberta, aliás é das poucas lentes simples que tem um desempenho bem uniforme em todas as aberturas e também não segue a máxima de que a melhor abertura é 2 pontos acima da máxima. Por exemplo, em 18mm a melhor abertura é f/5.6 e é apenas um pouco melhor que a abertura máxima.

http://www.photozone.de/images/8Reviews/lenses/canon_1855_3556is_50d/mtf.gif

Usaria em 18mm no máximo f/4.0 para este tipo de foto.

A velocidade está muito alta. 1/200 em 18mm seria para objetos em movimento mais ou menos rápido. Fotos posadas, em 18mm, com uma lente com estabilizador, dá para usar 1/60 ou até 1/30. Essa velocidade só vai fazer o fundo ficar escuro.

ISO 200 a noite, com flash, não faz muito sentido. Usaria ISO 800 sem medo.

Com tudo isso, o flash vai disparar em potência máxima e talvez nem tenha potência para iluminar se estiver um pouco longe. Talvez seja este o problema.

« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 09:36:10 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #40 Online: 01 de Abril de 2015, 09:35:25
Olá Amanda, o arquivo que postou está aparecendo aqui como uma minúscula imagem de 240px, é isso mesmo?
Está difícil de ler até as informações do Exif que colocou sobre a foto, impossível neste tamanho avaliarmos o ruído que você cita e te ajudarmos ...
Aguardando arquivo maior para te ajudarmos...

ESTOU APRENDENDO A MEXER AQUI E NO FLICKR AINDA, PERDÃO RSRSRSRS... VEJA SE ESTA FOTO ESTÁ MELHOR... OBRIGADA POR ME AJUDAR!!!

http://farm8.staticflickr.com/7637/16999325095_defabbe3bb_b.jpg

ABRAÇOS,

AMANDA


Amanda-ES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #41 Online: 01 de Abril de 2015, 09:46:14
Mas pelos dados mostrados, lente do kit em f9.0, 1/200, ISO 200 e flash, a noite, não tem como ficar bom.

Indo por partes...

A abertura está pequena demais. f/9.0 por si só já vai exigir demais do flash. A lente do kit em 18mm já tem boa nitidez toda aberta, aliás é das poucas lentes simples que tem um desempenho bem uniforme em todas as aberturas e também não segue a máxima de que a melhor abertura é 2 pontos acima da máxima. Por exemplo, em 18mm a melhor abertura é f/5.6 e é apenas um pouco melhor que a abertura máxima.

http://www.photozone.de/images/8Reviews/lenses/canon_1855_3556is_50d/mtf.gif

Usaria em 18mm no máximo f/4.0 para este tipo de foto.

A velocidade está muito alta. 1/200 em 18mm seria para objetos em movimento mais ou menos rápido. Fotos posadas, em 18mm, com uma lente com estabilizador, dá para usar 1/60 ou até 1/30. Essa velocidade só vai fazer o fundo ficar escuro.

ISO 200 a noite, com flash, não faz muito sentido. Usaria ISO 800 sem medo.

Com tudo isso, o flash vai disparar em potência máxima e talvez nem tenha potência para iluminar se estiver um pouco longe. Talvez seja este o problema.

Olá Alexandre, muito obrigada pelas informações, hoje a noite vou tentar fazer umas fotos com essas configurações pra ver se o ruído diminui ou some rsrsrsrs...

Agradeço pela atenção!!!

Abraços,

Amanda


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 01 de Abril de 2015, 09:46:14
Olá Amanda, é assim mesmo...vamos aprendendo aos poucos...

Olha a foto está um pouco melhor sim, mas para este tipo de análise - tente postar em 2048px, acho que facilita a nossa vida...

O problema básico da foto que postou é subexposição, não tenho o Exif da foto para outros detalhes, mas está subexposta e aparentemente utilizou o flash incorporado da câmera - frontal, que não possui a capacidade/potência de compensar a subexposição da cena.

Sugestão - ler mais sobre fotometria, exposição...

Provavelmente este tipo de foto em ambiente fechado, noite, pouca luz e exposição correta, com a máquina na mão em velocidade suficiente para evitar "foto tremida" - só seria possível com lente clara, diafragma bem aberto e ISO de pelo menos 800... (considerando o não uso ou não possuir o flash dedicado)

O ideal para eventos fechados, é o uso de um flash dedicado, com correta fotometria e rebatimento em paredes...

Abraços e bons estudos...
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 09:48:02 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 01 de Abril de 2015, 13:45:42

Provavelmente este tipo de foto em ambiente fechado, noite, pouca luz e exposição correta, com a máquina na mão em velocidade suficiente para evitar "foto tremida" - só seria possível com lente clara, diafragma bem aberto e ISO de pelo menos 800... (considerando o não uso ou não possuir o flash dedicado)


Acompanhando...

Também sou novato em fotografia e tenho lido demais. Engolindo livros...  :D Mas será só para fotografar por hobbie, tendo em vista que tem baby chegando na área em alguns meses. Vou aproveitar a deixa para tirar uma dúvida:

Meu equipamento: Canon 70D + 18-135 STM e Flash Yongnuo YN 568. Para fazer fotos, retratos de bebê, por exemplo, em ambiente fechado, talvez durante a noite, seria possível utilizar a abertura de 3.5 da minha lente ou seria necessário uma lente mais clara? Tenho pesquisado sobre a 40mm 2.8. Valeria a pena só 1 ponto de abertura a mais? Compensa comprar a cinquentinha ou é melhor esperar uma atualização desta e usar a minha lente mesmo? O problema é que se aumentar a distância focal para retratos a abertura diminui ainda mais (na minha lente). E aí?

Obrigado!
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 01 de Abril de 2015, 15:18:11
A resposta é sim...tenho uma T5i 18-55 mm do kit e yonguo 568EXIi, fiz o aniversário de minha sobrinha e o flash bem utilizado da conta do recado em fornecer a luz necessária...

Conseguirá excelentes resultados com certeza...
tenho uma 50mm  1.8 que utilizei neste evento mais para registrar detalhes da decoração da festa...Aproveitando a pequena profundidade de campo. .. Abracos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/