Autor Tópico: Astrofotografia com a lua cheia?  (Lida 2526 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Online: 29 de Março de 2015, 22:08:44
Buenas pessoal!

No próximo fim de semana, estava pensando em aproveitar o feriado proporcionado pela sexta feira santa para viajar até algum lugar mais afastado no interior para tentar fazer pela primeira vez fotos de longa exposição do céu noturno e paisagens (nighscape).

Porém há um pequeno detalhe: a lua estará cheia, próxima à 100% de luminosidade.  :aua:

De cara pensei em algumas alternativas para tentar contornar a situação, como fotografar a área do céu oposta a da lua ou mesmo aguardar até que a mesma esteja próxima de se pôr no horizonte para então começar a fotografar (complicado já que seria quase a hora do sol nascer). Outra opção seria tentar reduzir brilho excessivo do céu com uma edição mais pesada.

E agora, devo deixar para outra vez (o próximo feriado prolongado, do dia 1° de maio, também terá lua cheia) ou devo ir assim mesmo?  Têm alguma dica?



lucassantoslira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Wedding Photographer
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2015, 10:03:19
Recomendo que você não saia de casa... kkk

Veja, mesmo que você fotografe o lado oposto a lua, a luz vai interferir na foto de qualquer maneira.

Mas veja pelo lado bom, faça fotos da Lua :)

Numa próxima ocasião, faça fotos do céu, de preferência sem lua.. hehe

Canon EOS 60D | Canon EF 50mm f/1.8 II | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM - EF-S


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2015, 18:11:34
Uma foto noturna com lua cheia em 100% praticamente só vai se diferir de uma foto durante o dia por causa das sombras... Quanto às estrelas, só vai conseguir pegar as de maior brilho, que são as que a gente vê a olho nu mesmo.... Mas não deixa de ser interessante, desde que entenda o resultado que pode conseguir.

um exemplo, em Lua Cheia a 97%

ISO 2000 - f/5.6 - 30seg - 20mm

« Última modificação: 30 de Março de 2015, 18:14:36 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2015, 18:19:48
Em Lua Nova, os resultados são competamente diferentes...

ISO 6400 - f/2.8 - 30seg - 20mm  (Perceba: 3 pontos e 2/3 de exposição acima do exemplo anterior, e ainda assim não consegue iluminar corretamente a parte do chão e das árvores).

No exemplo, Lua Nova a 15%

« Última modificação: 30 de Março de 2015, 18:21:15 por Luciano.Queiroz »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2015, 18:42:37
Pra fotografar paisagens a noite, em lua cheia é bem legal, ei já fiz e da pra ver varias estrelas, claro, sem aquele exagero de via lactea aparecendo, o que alias na minha opinião já ta mais que batido e saturado. Vais ter fotos limpas, pois da pra trabalhar com isos baixos, eu acho bem legal. Na verdade eu tenho muito azar com isso pois geralmente as noites de lua cheia ficam nubladas aqui onde estou :aua:


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #5 Online: 30 de Março de 2015, 21:13:26
Putz, me dei mal então... obrigado pelas opiniões, pessoal  :ok:

Pra fotografar paisagens a noite, em lua cheia é bem legal, ei já fiz e da pra ver varias estrelas, claro, sem aquele exagero de via lactea aparecendo, o que alias na minha opinião já ta mais que batido e saturado. Vais ter fotos limpas, pois da pra trabalhar com isos baixos, eu acho bem legal. Na verdade eu tenho muito azar com isso pois geralmente as noites de lua cheia ficam nubladas aqui onde estou :aua:

Na verdade era justamente esse tipo de foto já meio manjada que eu queria fazer, mas acho que deixarei para a próxima mesmo. :/


Nandopaz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • Paisagens, Astrofotografia e Timelapse
Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2020, 22:08:50
Ja fiz foto fa via Lactea em noite de Lua cheia é a foto ficou perfeita.


A regra é não fotografar o céu noturno na lua cheia, PORÉM É POSSÍVEL.

algumas noites de Lua Cheia, antes de determinada hora, a Lua ainda não apareceu no horizonte.
 
A Lua nesse dia que fiz astrofotografia apareceu 1h da manhã e chegou arregaçando tudo. Mas até essa hora ja tinha minhas fotos bonitinhas no cartao. Guardei tudo e fui embora feliz

Procure alguns aplicativos (PHOTOPILLS) que eles te falam tudo sobre isso.
E torça para que nesse dia de lua cheia ela não apareça tao cedo a noite.

Se quiser dicas de fotografia noturna, Astrofoto e Timelapse, acessa meu canal. Muitas aulas sobre o assunto
www.youtube.com/nandopaztimelapse
Nando Paz

“Deus não joga dados com o universo."
Albert Einstein