Autor Tópico: Luz natural  (Lida 1542 vezes)

kadiggia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 30 de Março de 2015, 16:37:43
Amados, acho que vcs vão conseguir me ajudar.
Comecei a fotografar bebês, o famoso Smash Cake, masssssss olhei o resultado
e tecnicamente achei tenebroso.
Achei que a luz ficou feia, ficou fora do que eu esperava.
Eu gostaria de fazer uma luz clarinha, leve, suave. Achei que ficou escuro e falta alguma coisa que encha os olhos.
Usei uma Canon 50D e uma lente sigma 30mm 1.4.
Ao lado uma porta de vidro e como começou a escurecer usei luz continua Mako 2002+
As imagens foram essas:

Daí eu joguei um preset e ficou assim:


Mas como todo iniciante, eu gostaria que chegasse a um resultado de uma fotógrafa famosa que eu ando apreciando, gostaria que ficasse leve e suave como a luz dessas:



Ai eu queria entender, se isso é edição ou se ela produziu assim mesmo.
Pq tá difícil.


Obrigada queridos por enquanto.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2015, 07:50:40
Vc precisa de mais fontes de luz para suavizar as sombras, ou alguns bebatedores para rebater a luz do flash/natural.

Ou simplesmente alinhar a potencia da sua luz continua com a luz natural, como tambem temperatura da luz,ara preencher as sombras.

Ou usar uma janela ou ambiente que entre mais luz natural para criar uma luz mais difusa. Ou simplesmente fotografar do lado de fora em dias nublados.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2015, 19:22:18
Tive que responder correndo para nao perder meu trem, mas agora estou de volta em casa. Entao cou responder propriamente.

Tenha em mente que quanto maior a fonte de luz (nao confunda tamanho da fonte de luz com potencia da luz), maior a tendencia dela ficar igual aos exemplos que vc postou. E quanto menor a fonte de luz, maior a tendencia de ficar igual as suas fotos.

Eh mais ou menos isso que difusores e rebaterores fazem. Rebatedores, alem de rebater a luz, e difusores, alem de diminuir a dureza da luz, ou seja, tornando as ondas de luz menos diretas e mais onduladas, elas tambem aumentam a area (ou tamanho da donte) da luz.

Um exemplo diario e facil de ver, eh observar a luz do sol direta nas fotos, criando sombras duras e cenas mais dontrastosas, e comparar com fotos em dias nublados, onde as nuvens duncionam como difusores, difundindo a luz e aumentando a area da fonte de luz, que deixa de ser apenas a fonte direta do sol e passa a ser uma grande area do ceu nublado.

Uma forma de conseguir aumentar o tamanho da fonte de luz, para a qualidade da luz ficar igual ou semelhante a foto que vc deseja, alem de usar a propria luz na tural em dia nublado (mas se vc usar a luz atravez de uma janeja, o tamanho da janela vai ser o tamanuo de sua fonte de luz. Por isso, quanto maior a janela melhor), eh tambem usando rebatedores, criando fontes de luzes secundarias para preencher as sombras, principalmente ao fotografar em lugares fechados. E quanto maior o rebatedor, melhor.

Ou usando mais flashes e maiores sifusores ou rebatedores.

Uma outra boa, ou talvez melhor opcao, eh usando parabolicas, que sao rebatedores bem largos que emitem luz direta mas cobrindo uma area bem maior do objeto fotografado.

Depende de como se usa, mas eu nao recomendo Softboxes nesse caso, que elas emitem luzes mais direcionadas. No lugar, usar difusores em forma de guardachuva, nesse caso eh muito melhor, que elas espalham bem a luz mandando os raios de luz para em varias direcoes. Que eh o oposto do que softboxes fazem.

E preste tambem muita atencao na distancia da sua fonte de luz da do objeto fotografado.

Mas em resumo, eu recomendo parabolicas, e se nao tiver como usar parabolicas, eu recomendo difusores em forma de guardachuva em pelo menos tres fontes de luzes. Na verdade duas fontes de luz ja da, mas tres eh melhor ainda, por motivos que nao cou comecar a dizer pq eu quero parar de escrever.



Agora dando a minha opiniao pessoal, eh legal ver trabalhos alheios para pegar inspiracoes e tal. Principalmente no aspecto artistico/criativo.

Mas tecnicamente, eu altamente recomendo nao ficar tentando atingir o resultado de alguma outra foto ou fotografo, por mais que vc goste da foto e fotografo que vc esteja usando como exemplo. Mas sim buscar algo que vc goste, com os materiais e habilidades que vc tenha. Vc logo notara que suas fotos soaram mais sinceras e mais suas.

Eu sei que aqui nao eh a area de criticas, mas se vc me permitir, a luz da sua foto esta boa. O que faz as fotos que vc usa como inspiracao ficarem mais interessantes e atraentes nao eh a iluminacao mas a cena e decoracao.

Por isso, se eu fosse vc eu nao me focaria tanto no aspecto tecnico, mas sim daria mais atencao no aspecto criativo/artistico.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2015, 19:43:05
Esqueci de um detalhe, evite fundo de cena que reflita luz, mas sim procure um fundo de cena que absorva a luz.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2015, 23:19:43
vc tem um fundo escuro, não vai ficar claro mesmo... perceba a diferença do fundo das suas fotos pra sua referência postada aqui.. isso será meio caminho andado, depois tem mais coisa pra melhorar..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2015, 23:26:37
O problema é que o Croix disse.
A luz está muito direcional, deixando sombras duras.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2015, 00:01:14
Pro meu gosto sua foto ficou mais interessante do que os exemplos. Talvez uma luz de preenchimento vindo da esquerda ajude algo nas sombras. Fácil com um rebatedor branco grande.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"