Autor Tópico: FOTÓGRAFO BRASILEIRO COBRA ATÉ R$ 220 MIL PARA REGISTRAR UM CASAMENTO  (Lida 16354 vezes)

Versiano

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Resposta #75 Online: 06 de Abril de 2015, 08:50:52

O artista faz diferenca na arte e o homem de negocios nos nogocios. Ambos nao estao necessariamente conectados.


2x.

Essa é a questão!!! Claro que fui extremista com a citação, mas só queria descontrair um pouco.

Não é porquê alguém 'ganha mais', que seja mais capaz ou especializado, tampouco na exata medida do material gasto, tempo e demais 'investimentos'. A relação é mais complexa.

Na minha opinião, talvez o trabalho dele não esteja muito acima, do apresentado pelos colegas. Muito menos nessa proporção de valores. Mas deve existir algum diferencial que o mercado que ele visa requer, e parece satisfazer. Pode ser organização, qualidade, confiabilidade, histórico ou ainda apenas a influência do nome.... E  a relação mercado x público consumidor costuma dar a cotação.

Mas tampouco podemos 'condenar'... Se existe tal patamar no mercado, é porquê tem quem paga. E isso não deixa de ser mérito do artista ou do 'marketeiro'.

Na história da humanidade vemos diversas invenções, artistas e sistema que ficaram em segundo plano por questões de política, influência, mercado... Muitas rivalidades foram evolutivas, outras um retrocesso.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Versiano

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Resposta #76 Online: 06 de Abril de 2015, 10:01:14
Oi,

Não houve "contraposição". Eu realmente não acredito em 30k, mesmo. Não é um número real da engenharia. Quando falo em PHDs no exterior, me refiro a estrangeiros que vem ao Brasil especialmente para prestar consultoria em industrias.

Essas industrias operam com reações químicas muito perigosas e de altíssima complexidade.

Que podem faturar US$750.000,00 ou mais por hora, e funcionam 7 dias por semana, 24 horas por dia durante 5 ou 6 anos.

Que podem ter prejuízo com paradas não programadas ou quando perdem especificação que chegam a US$250.000,00 a hora. Isso acontece pois as plantas que fornecem insumos (refinarias) tb não param, e a matéria prima recebida tem que ser queimada.

O valor da remuneração do profissional depende além da sua capacidade, tb do tipo da industria que ele trabalha. Não existem industrias que faturem muito mais que isso por hora, ou que tenham que operar continuamente, em condições extremamente perigosas e com um grau de precisam tão grande.

Projeto para essa industria podem custar dezenas de milhões de reais, mas empregam dezenas de pessoas por 3, 4, 5 anos ou até mais.

Desculpe, mas não acho que Físico-Química esteja valendo 30k a hora, no mercado. Acho mais provável que ele vendeu um serviço uma vez por 30k (que deve ter demorado uns 2 meses pra fazer). O que não seria nada de extraordinário, dependendo do tipo de industria para qual ele trabalhava.

Um abraço.

Caro amigo. Talvez tenha me expressado mal.

De fato não era um serviço ordinário, continuado... 'Apenas' uma consultoria prestada em aspectos teóricos referentes a um projeto pioneiro de grande escala... nem era nacional.

Ele não trabalhava na indústria, é professor e pesquisador. Mas tampouco podemos menosprezar seu conhecimento, pois tal profissional goza de prestígio mundial.

Se ele ganhou ou não, ...
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Versiano

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Resposta #77 Online: 06 de Abril de 2015, 10:27:21
Interessante as discussões neste tópico.... de forma geral acredito que em um país com tanta corrupção, desvio, sonegações, etc... quem ganha bem trabalhando - está de parabéns!!

Agora outro ponto interessante que para mim, este tópico desperta: muitas vezes estes "medalhões" se distanciam tanto de sua classe que acabam por não mais serem reconhecidos como integrantes dela.
Isto acontece em inúmeros setores: o cirurgião plástico que vende fórmulas para emagrecer, promete a beleza eterna em programas de TV; o vendedor de literatura de auto ajuda que parte para o esoterismo; entre outros inúmeros exemplos...

Se isto é bom ou ruim, certo ou errado - não é este o mérito, mas a verdade é que reconhecimento financeiro, status no mercado - nem sempre é = a reconhecimento entre seus pares.

2x

Os 'pares' são os piores, rsrsrs.

Já vi muita gente vivendo na situação comparativa... 'Por que ele tem e eu não?' 'Faço o mesmo, e mais barato....'. Tenho mesmo direito... alguns no mais belo discurso igualitário.

Mas quando falamos das abnegações, do esforço, do sacrifício, da economia, das horas não dormidas, das ausências nas festas, os mesmo dizem: disso não abro mão...
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adrianobarros

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Resposta #78 Online: 06 de Abril de 2015, 13:53:11
Ele é o Peter Lik da fotografia de casamento no Brasil.


lfs

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Resposta #79 Online: 07 de Abril de 2015, 08:08:45
Caro amigo. Talvez tenha me expressado mal.

De fato não era um serviço ordinário, continuado... 'Apenas' uma consultoria prestada em aspectos teóricos referentes a um projeto pioneiro de grande escala... nem era nacional.

Ele não trabalhava na indústria, é professor e pesquisador. Mas tampouco podemos menosprezar seu conhecimento, pois tal profissional goza de prestígio mundial.

Se ele ganhou ou não, ...

Não. Sem problema.

Só quero esclarecer que eu conheço alguns profissionais desses tb. Especialistas tops de suas respectivas áreas , com doutorado, que fazem projetos/consultoria aqui e no exterior, que participam de congressos no exterior e que elaboram de normas de engenharia lá fora tb (IEEE, ISA, IEC,...)  e realmente eles ganham muito dinheiro.

Somente não tanto quanto o seu amigo falou. Esse tipo de dinheiro está reservado para jogador de futebol, fotógrafos de casamento, pagodeiro ou para ex-presidente fazendo palestra.

Um abraço.
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 08:09:28 por lfs »


lfs

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Resposta #80 Online: 07 de Abril de 2015, 08:12:08
Acho que o problema não é quanto ele ganha pelo trabalho ou se merece ou não ganhar. Quem deve decidir isso é quem paga.

O problema é só a estratégia de marketing que ele está usando. Esses cursos dele parecem vender uma ilusão, não acessível, ao meu ver, a todos os fotógrafos.


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Resposta #81 Online: 07 de Abril de 2015, 18:41:03
Acho que o problema não é quanto ele ganha pelo trabalho ou se merece ou não ganhar. Quem deve decidir isso é quem paga.

O problema é só a estratégia de marketing que ele está usando. Esses cursos dele parecem vender uma ilusão, não acessível, ao meu ver, a todos os fotógrafos.

Em geral' essa eh a finalidade da publicidade, vender ilusao. Propor as pessoas que elas se transformem ou transforme as suas vidas, comprando algo a mais. E usando com persuasao pessoas que tiverammsuas vidas transformadas com o produto, se tornando pessoas mais desejaveis.

Em outras palavras, fazendo as pessoas se sentirem insatisfeitas como elas sao no presente momento, e oferecendo uma alternativa de aperfeicoamento delas mesmas, atravez do produtomou servico vendido.

Ou melhor ainda, a publicidade tira o amor que as pessoas tem por elas mesmas, oferecendo essa amor de volta pelo preco da mercadoria.

Em geral, a promeca da publicidade eh te fazer uma pessoa mais feliz e principalmente mais desejada pelas demais pessoas. E tal sentimento eh uma forma das pessoas se sentirem mais seguras consigo mesmas. O que significa que a publicidade usa esse sentimento para as pessoas consumam e atravez do produto se sentir mais seguras de si, pq tem algo que promete as fazerem mais desejaza, amadas, lembradas, referenciadas e consequentemente mais felizes.

E funciona tao bem que as pessoas,mapos comprar tais produtos, gostam de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, falar de suas posses sobrebtais, como forma de obter a tal promeca da publicidade, a de se tornar uma pessoa aperfeicoada e consequentemente mais atraente, desejada, amada e assim se sentirem mais seguras de si e felizes consigo mesma, comprando o amor por si de volta pelo preco do produto.

Ou seja, ilusao de felicidade.

Os creditos sao de John Berge.


Versiano

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Resposta #82 Online: 07 de Abril de 2015, 22:23:22
É complicado. Croix. Pelo menos no meu ponto de vista.

Não podemos negar que a ostentação exista. Claro que existe e é muito comum. E certamente ela é um requisito para ser aceito me determinados segmentos sociais, conferindo influência e poder.

Mas talvez, o supérfluo de um talvez não seja de outro.  Podemos ver a questão da 'liberdade' e opção de escolha. Todos somos permitidos a adquirir uma compacta básica ou uma DSLR top. Podemos andar de ônibus, a pé, ou possuir uma carro luxuoso. Podemos tomar um vinho de R$ 4,00 a garrafa ou comprar um de U$ 200.000,00, Podemos comprar uma ''radinho'' no camelô, ou Home Theather que pode custar de U$ 200.000,00 a U$ 2.000.000,00. Tem oferta pra tudo e todos os gostos e tudo isso o sistema 'nos permite'.

Mas para 'o meu lado'. Até hoje escuto da patroa sobre muita coisa que adquiri, seja de equipamento fotográfico, Home Theater, Guitarras... Para ela talvez seja tudo sem valor. Para alguns seria exibicionismo. Mas para mim são minhas 'preciosidades'. Coisas que adquiri buscando um equilíbrio entre custo x qualidade x possibilidades. Poderia comprar similares mais baratos? Com certeza, mas e a qualidade que julgo prezar??? Não vão me dizer que todas as guitarras e amplificadores produzem o mesmo som. E na fotografia, muitos dizem, ou que fui louco comprar a X-E1 na época. Poderia comprar mais caros, se tivesse dinheiro, talvez... São coisas de realização pessoal, e não ostentação, não podemos generalizar.

Temos também fotógrafos que ostentam determinados equipamentos... Inconscientemente, ou consciente não é o que muitos fazem aqui: Tal câmera/lente é boa para casamento, tal lente é nítida, tal câmera tem buffer assim, etc. Assim, não são criados parâmetros do que é bom ou ruim? Como vamos dar crédito a que quem usa uma compacta em um evento, ou penalizar quem possui a FF mais pica? Como quantificar o trabalho dos dois?

Sabemos muito bem da valorização de certos artistas, mas o trabalho deles é simplesmente muito superior diferente nos termos materiais do que todos os outros? Como vamos diferenciar a gosto por um trabalho de uma artista ou profissional, a confiança e a fidelidade com o simples exibicionismo?!?!? Muito complicado mesmo.


Sou um que muitas vezes pago um pouco mais pela qualidade de atendimento, quando posso. Que coisa mais desagradável, estar em um local onde nenhum vendedor lhe dá a atenção ou não tem um mínimo de preparo. Simplesmente, vou embora e procuro outra loja... Podemos chamar isso ostentação? exibicionismo?

E como quantificar um trabalho artístico, ou a inovação, ou ainda a tradição de um artista ou uma marca que se torna referência? Ao meu ver, há amigos aqui fazem trabalhos até superiores em diversos aspectos. Por que não a maioria não têm o mesmo valor?

Entretanto, pouca coisa tem o valor intrínseco em si. Vejamos: o dinheiro é apenas um papel, no entanto muitos são capazes até de matar por ele. É um papel onde convencionou-se um determinado valor. O ouro, excetuando suas propriedades físicas, qual seu o maior emprego?

Realmente quem acaba decidindo é quem tem e paga.

Poderíamos divagar por horas, dias....
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Resposta #83 Online: 08 de Abril de 2015, 05:06:10
É complicado. Croix. Pelo menos no meu ponto de vista.

Não podemos negar que a ostentação exista. Claro que existe e é muito comum. E certamente ela é um requisito para ser aceito me determinados segmentos sociais, conferindo influência e poder.

Mas talvez, o supérfluo de um talvez não seja de outro.  Podemos ver a questão da 'liberdade' e opção de escolha. Todos somos permitidos a adquirir uma compacta básica ou uma DSLR top. Podemos andar de ônibus, a pé, ou possuir uma carro luxuoso. Podemos tomar um vinho de R$ 4,00 a garrafa ou comprar um de U$ 200.000,00, Podemos comprar uma ''radinho'' no camelô, ou Home Theather que pode custar de U$ 200.000,00 a U$ 2.000.000,00. Tem oferta pra tudo e todos os gostos e tudo isso o sistema 'nos permite'.

Mas para 'o meu lado'. Até hoje escuto da patroa sobre muita coisa que adquiri, seja de equipamento fotográfico, Home Theater, Guitarras... Para ela talvez seja tudo sem valor. Para alguns seria exibicionismo. Mas para mim são minhas 'preciosidades'. Coisas que adquiri buscando um equilíbrio entre custo x qualidade x possibilidades. Poderia comprar similares mais baratos? Com certeza, mas e a qualidade que julgo prezar??? Não vão me dizer que todas as guitarras e amplificadores produzem o mesmo som. E na fotografia, muitos dizem, ou que fui louco comprar a X-E1 na época. Poderia comprar mais caros, se tivesse dinheiro, talvez... São coisas de realização pessoal, e não ostentação, não podemos generalizar.

Temos também fotógrafos que ostentam determinados equipamentos... Inconscientemente, ou consciente não é o que muitos fazem aqui: Tal câmera/lente é boa para casamento, tal lente é nítida, tal câmera tem buffer assim, etc. Assim, não são criados parâmetros do que é bom ou ruim? Como vamos dar crédito a que quem usa uma compacta em um evento, ou penalizar quem possui a FF mais pica? Como quantificar o trabalho dos dois?

Sabemos muito bem da valorização de certos artistas, mas o trabalho deles é simplesmente muito superior diferente nos termos materiais do que todos os outros? Como vamos diferenciar a gosto por um trabalho de uma artista ou profissional, a confiança e a fidelidade com o simples exibicionismo?!?!? Muito complicado mesmo.


Sou um que muitas vezes pago um pouco mais pela qualidade de atendimento, quando posso. Que coisa mais desagradável, estar em um local onde nenhum vendedor lhe dá a atenção ou não tem um mínimo de preparo. Simplesmente, vou embora e procuro outra loja... Podemos chamar isso ostentação? exibicionismo?

E como quantificar um trabalho artístico, ou a inovação, ou ainda a tradição de um artista ou uma marca que se torna referência? Ao meu ver, há amigos aqui fazem trabalhos até superiores em diversos aspectos. Por que não a maioria não têm o mesmo valor?

Entretanto, pouca coisa tem o valor intrínseco em si. Vejamos: o dinheiro é apenas um papel, no entanto muitos são capazes até de matar por ele. É um papel onde convencionou-se um determinado valor. O ouro, excetuando suas propriedades físicas, qual seu o maior emprego?

Realmente quem acaba decidindo é quem tem e paga.

Poderíamos divagar por horas, dias....

Exibicionismo e ostentacao nao foi do que eu quiz dizer, mas somente uma das consequencias do que eu quiz dizer.

O fato de consumir ou ter, nao eh sinonimo de exibir ou ostentar. Diferente do que vc diz no seu post.

Ate mesmo em casos em que o consumo seja unicamente pelo prazer do consumo. Tal ato de consumo nao eh necessariamente exibicionismo ou ostentacao.


Versiano

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Resposta #84 Online: 08 de Abril de 2015, 08:43:08
Concordo, mas é justamente pelo fato que as consequências tomam caminhos muitas vezes imprevistos...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


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Resposta #85 Online: 09 de Abril de 2015, 22:56:10
O tópico acabou se transformando em uma discussão sobre filosofia / psicologia... :D





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Resposta #86 Online: 10 de Abril de 2015, 17:23:52
Sempre tem um chato metido a filosofo querendo contradizer tudo e criando discussoes.

Vcs tem que falar para esse chato perceber que deve ficar no seu canto.

 :assobi:


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Resposta #87 Online: 10 de Abril de 2015, 18:03:48
Eita... Calma sem violência... :shock:


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Resposta #88 Online: 10 de Abril de 2015, 19:47:12
Eita... Calma sem violência... :shock:

Eu estava falando de mim.


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Resposta #89 Online: 11 de Abril de 2015, 08:23:30
Eu estava falando de mim.

Justamente...  :assobi: