Autor Tópico: Projeto de regulamentação da profissão de fotógrafo  (Lida 1114 vezes)

Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Online: 24 de Agosto de 2015, 15:57:46
Você é a favor ou contra??

http://www.fhox.com.br/Materias/mercado/a-ultima-sobre-o-projeto-de-regulamentacao-do-fotografo-profissional/ID-2035

Quantos % do pessoal do fórum tem formação técnica ou superior em fotografia?
Embora seja uma forma de acabar com a "prostituição" do mercado, acho meio forçador de barra esse projeto, o que acham ?

Abraço
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2015, 16:24:14
Algo parecido aconteceu há tempos com a profissão de jornalista, quando apareceu um polêmico projeto para exigência de nível superior. Jornalistas eméritos protestavam contra a exigência, dizendo que "faculdade de jornalismo para quem não tem talento não adianta, e quem tem talento não precisa"... Depois veio o projeto da professora de 1o grau do ensino fundamental, exigindo nível superior em pedagogia e afins (ou não tão afins, não me lembro...). Aquele monte de eficientes e experientes ex-normalistas tendo que correr para arranjar um diploma de faculdade.

Desta vez foram mais "tolerantes", admitindo também nível técnico. Bom para quem começa, talvez, mas péssimo para quem já está na profissão, eu acho. É bem verdade que, com a quantidade de fotógrafos sendo demitidos nos jornais atualmente, não sei se vai fazer diferença para a galera já estabelecida na profissão, talvez mais um aborrecimento nesta terra especializada em aporrinhar o cidadão...  >:(


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2015, 16:43:31
Esbarra no velho problema do Brasil, não adianta regulamentar senão fiscalizar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs