Autor Tópico: Excelente o suporte Nikon no Brasil...  (Lida 2336 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Abril de 2015, 10:40:25
Já faz tempo que não vejo um suporte tão correto:  :clap:

- mandei e-mail para a Nikon sobre o problema do flare interno da D750 e o Aviso de Serviço;
- resposta automática na mesma hora, um dia depois Nikon pede telefone para contato;
- dois dias depois recebo um telefonema pedindo o no. série da câmera e informando que as peças, ao chegarem, serei informado;
- cerca de 3 semanas depois novo telefonema confirmando a chegada das peças e informando o processo de envio por SEDEX por logística reversa, com e-mail oficializando tudo poucas horas depois;
- mando no dia seguinte conforme instruções e, um dia depois, recebo a Nota Fiscal de Entrada da câmera por e-mail;
- um dia depois recebo por e-mail a Ordem de Serviço com todas as peças que serão substituídas: trocarão o "corpo frontal", a "borracha da empunhadeira traseira", a própria "empunhadeira", a "borracha lateral do gabinete" e a "tampa". É um recondicionamento razoável...
- no dia seguinte um e-mail do SAC Nikon informando que foi iniciado o reparo da câmera.

Faz a gente pensar se vale a pena comprar "importado" por algo em torno de 30% a menos (considerando o preço do US$) e abrir mão de um suporte e garantia dessas. Grande vantagem de pagar 30% a mais e dispor dessa tranquilidade.

Comparo com a "atenção" da Sony Brasil, quando pedi para repararem em garantia um travamento por update de firmware de minha NEX-6, comprada na loja oficial Sony no RJ, e insistiram que minha câmera era importada e não aceitavam reparar esses produtos. Depois de "esfregar na cara deles" a nota fiscal brasileira, finalmente aceitaram...
Acabei conseguindo resetar a câmera (é só realizar o update novamente do zero). Minha RX100 já sei que, se pifar, é provavelmente lixo, considerando os preços praticados aqui pela marca...  :shock:
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 10:42:18 por efilho »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2015, 12:17:05
Já cansei de deixar depoimentos aqui elogiando a Nikon. Mesmo na época do TTanaka.
Sempre fui bem atendido e em umas duas ocasiões nem me cobraram ou só cobraram peças.
Isso sem contar os 2 recalls q fizeram (Na D70 e agora na D600) sem nenhuma burocracia ou demora.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2015, 12:55:37
Após vários anos usando Nikon (FE, FM2n, N8008 e Nikonos V), é uma satisfação ver que a marca está finalmente bem representada por aqui. Espero que não vá embora depois das Olimpíadas...  :shock:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2015, 13:03:33
Já mandei uma 18-200 pra consertar o motor de foco, e me disseram que o conserto envolveria trocar o elemento frontal e ficaria em 1800 reais...  :ponder:

Mas concordo que o serviço melhorou bastante desde então.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2015, 13:41:26
Já mandei uma 18-200 pra consertar o motor de foco, e me disseram que o conserto envolveria trocar o elemento frontal e ficaria em 1800 reais...  :ponder:

Mas concordo que o serviço melhorou bastante desde então.
Esta questão de valor já tem mais relação com a nossa economia e administração: Dólar nas alturas, impostos, taxações sobre importados, burocracia aduaneira, corrupção....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2015, 15:49:11
Já mandei uma 18-200 pra consertar o motor de foco, e me disseram que o conserto envolveria trocar o elemento frontal e ficaria em 1800 reais...

Acabei de receber a NF das peças importadas para troca, valor cerca de R$ 430... Se colocar mão de obra especializada (desmontam e montam o corpo da câmera e reajustam o AF) mais frete SEDEX com seguro de R$ 7000 incluídos, a Nikon gastou um bom $$$ nesse recall no mundo inteiro...  :shock:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2015, 17:48:26
Impressionante a rapidez: recebi agora por e-mail a NF de saída da câmera, já a caminho... Receberam na 2af, trocaram tudo na terça e mandaram hoje...  :shock:
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 17:59:39 por efilho »


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2015, 10:33:38
Legal sua experiência efilho!

Já recebi a atuorização de postagem e ela vence hoje, mas não consegui postar. Liguei lá e não posso levar em mãos( moro em SP ), mas falaram pra ligar novamente segunda que eles geram na hora o novo código para que eu possa postar.

Espero que seja tão rápido quanto o seu!
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2015, 10:56:56
Realmente não tenho pressa, mas achei uma novidade esse processo tão eficiente aqui nesta terrinha...  :)


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2015, 13:13:06
Também já usei o suporte e só tenho elogios. Dá um alívio saber que a câmera ta sendo reparada pela própria Nikon e enquanto o produto estiver lá é de inteira responsabilidade deles.

Mas a melhor notícia é que agora estão dando 3 anos de garantia para corpos DSLR e 5 anos para lentes.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2015, 13:26:31
...Mas a melhor notícia é que agora estão dando 3 anos de garantia para corpos DSLR e 5 anos para lentes.

Não sabia...  :o


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2015, 15:34:40
Acabei de receber por SEDEX, após apenas 4 dias. Pontinho preto de marker no fundo da rosca do tripé, NFs de reparo.

É importante manter as NF do reparo pois, aparentemente, o banco de dados dos números de série afetados não é atualizado (não com o # da minha, pelo menos), portanto essa documentação pode ser importante na hora da venda...  :)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2015, 07:28:46
Após vários anos usando Nikon (FE, FM2n, N8008 e Nikonos V), é uma satisfação ver que a marca está finalmente bem representada por aqui. Espero que não vá embora depois das Olimpíadas...  :shock:
Eu começei usando Nikon porque na epoca era a unica marca com assistencia oficial,
em 21 anos, levei um sb26, que veio bichado, e uma d200, para atualizar o firmware ,
habia travado,nao sei o que.
Essa e minha unica experiencia de precisar assistencia,sempre nota 10!!!!.
abs.
« Última modificação: 03 de Abril de 2015, 07:33:25 por agalons »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2015, 08:11:24
Parabéns a Nikon! A minha D4s comprada na Alemanha deu um pau na placa mãe e precisou ser trocada! Obviamente fora da garantia, pois a câmera é européia! Mas, R$1200,00 não é nada comparado com a diferença de preço de R$13.000,00! Reparo feito sempre na maior transparência, câmera zerada e perfeita! Gostei muito da assistência deles!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


claudiomendes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2015, 10:58:29
Faz a gente pensar se vale a pena comprar "importado" por algo em torno de 30% a menos (considerando o preço do US$) e abrir mão de um suporte e garantia dessas. Grande vantagem de pagar 30% a mais e dispor dessa tranquilidade.

Realmente,

com o dólar nestes patamares estratosféricos, certamente a economia não vale a pena... melhor mesmo é comprar por aqui.

Estava cotando uma lente 35mm 1.8.
Na loja online da Nikon saia por R$ 850,00 (aproximado).
No estand da marca no Shopping Eldorado ainda dava 10% de desconto em 10x sem juros no cartão, ou seja, aproximadamente R$ 765,00. Com garantia de 2 anos...
Nos EUA está $199 + 8% Imposto local + 6% IOF (é isso né?)... com o dolar tão alto não vale a pena mesmo...

acabei encontrando uma usada aqui no forum e comprei, por R$ 600,00... mas já vi alguns anúncios por R$ 550,00.

como meu uso é puramente amador, e ainda assim bem pouco, preferi economizar R$ 160 pratas.. mas se fosse para uso mais sério, com certeza teria comprado no stand da nikon.

Abs,