Autor Tópico: Saturação  (Lida 9041 vezes)

Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Online: 22 de Outubro de 2004, 22:18:41
Antes de mais nada, parabenizo a idéia do site e como é meu primeiro tópico no site não sei se é nesta pasta.

Gosto bastante de fotografar e queria saber dos fotógrafos da comunidade como devemos porceder para saturar uma foto sem que ela estoure. Um exemplo que eu poderia mencionar é da National Geographic. Vários fotógrafos utilizam, não sei se filtros para enfatizar a cena ou pós produção.

Como estamos vivendo em um mundo digital e temos várias maneiras e softwares que nos possibilitam manipular imagens gostaria de saber como isso deve ser feito e poderia até sugerir um "jogo" (ou sei lá qual o nome), talvez um tópico para divertimento que seria alguém, talvez o Georges, colocar uma imagem para que os membros baixassem e fizessem suas manipulações e após uma data todos avaliaríamos. O q vcs acham? Achei o termo certo: exercício! ahahahahah

Obrigado a todos!

Melão
Visitem meu flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2004, 01:43:26
Tirando o efeito do polarizador que eu ainda prefiro usar o filtro, o restante eu tenho feito tudo por computador ultimamente.
O ideal é ter um monitor bem calibrado e ir adicionando saturação de forma tal que não estoure as bordas da imagem e não estoure nos olhos. Normalmente a cor mais crítica na saturação é o vermelho, então fique atento a ele.

A idéia do exercício é bem legal.
Se eu soubesse postar fotos aqui eu até colocaria alguma diretas do RAW para vocês brincarem :)
Se alguém quiser postar me passe o e-mail que eu mando fotos. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2004, 02:00:30
Olá mahain, na verdade vc não tá conseguindo postar aki pq o recurso de anexar arquivos esta desabilitado, isso pq temos pouco espaço no servidor e temos uma taxa de tranferencia limita mensal ...

mas vc pode enviar pra algum lugar e mandar o link pra galera ...

se quiser eu mesmo posso enviar pra um servidor meu, mas é claro q com o tempo terei q apagar ...

Abraços
« Última modificação: 25 de Outubro de 2004, 14:46:49 por Matheus »


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2004, 14:30:47
Mahain ou Leonardo,

Obrigado por responder. Eu tentei fazer uns testes e o vermelho é o pior pra dar certo.

Já que você mencionou a calibragem do monitor como isso é feito?

Obrigado,

Melão
Visitem meu flickr


Alezao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2004, 11:37:57
Meu... vou te chamar de Leonardo, pq sem a foto eu acabo me confundindo....... me manda uma foto RAW, pq minha camera n tem essa função, e eu gostaria de saber como seria mexer em uma foto assim...... se vc puder me enviar, o e-mail é alegreghi@ig.com.br... assim q tiver um tempinho eu do uma mexida e te mando o resultado.... valeu!
 


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2004, 22:46:00
Alezão,

Não sei se te ajuda, mas eu tenho uma foto em RAW que eu tirei com minha Fuji FinePix S5000.

O arquivo tem 6.5Mb. Se vc quiser eu posso te mandar

Melão

PS.: Não tem a mesma qualidade da foto do Leonardo, mas pra brincar acho que serve.
Visitem meu flickr


Alezao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2004, 12:31:11
acho q nao tem problema a qualidade..... é mais pra eu ver como se comporta um raw, e o q pode ser feito em cima dele...... mas com esse tamanho não ha e-mail q receba!!!!!  


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2004, 17:08:01
Eu uso o Channel Mixer pra saturar, tirei a dica do RICCIARDI.

Gostei da idéia do exercício, Melão. Seria legal partir de um RAW para ter mais liberdade de manipulação. Quem dispõe uma foto pra galera editar?
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2004, 20:52:06
André,

Como eu disse pro Alezao eu tenho, mas a imagem tem 6.5Mb. Aí eu não sei como disponibilizá-la!

Abraço,

Melão
Visitem meu flickr


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2004, 19:21:52
Tive uns 'probleminhas' aqui no computer e tô reinstalando tudo. Mas até amanhã o apache deve estar rodando normalmente. Pode enviar pra meu email a imagem que eu disponibilizo aqui.

andre(em)campeche.brtdata.com.br
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.