Amigos, aproveito esse tópico pra fazer duas coisas:
1. Agradecer ao Pictus, que saca muito sobre esse assunto de espaço de cor, calibração de monitor, etc, e já me tirou muita dúvida. Além de ter sempre muita paciência em explicar.
2. Aproveito pra sugerir para quem ainda não assistiu e tem dúvidas nessa área, um curso online que assisti semana passada na Eduk. O nome é Gerenciamento de Cores para Fotógrafos, ministrado pelo Clicio Barroso. Muito bem explicado e abordando vários assuntos como calibração de monitores, perfis ICC, espaços de cor, perfis de impressoras, impressão, papel. Lógico que se quiser a pessoa pode ir muito mais a fundo no assunto (como o Pictus) mas assistindo a esse curso, com linguagem fácil e excelentes explicações (o Clicio saca muito de impressão, entre outros assuntos) consegui nanar muitas das minhas dúvidas.
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Obrigado Pictus então eu até imaginei certo, vou ver os videos sim.
Adriano, obrigado também, estava mesmo querendo pesquisar sobre algum curso do tipo! vou olhar de certo.
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Continuando, pois só agora vi o tópico, aproveito para sanar uma dúvida:
O espaço de cor Prophoto RGB só vai render na impressão todo o potencial se eu exportar o arquivo do Lr com ele no momento em que tiver gerando o arquivo ( TIFF ou PSD ) tratado, certo?
Porque se eu simplesmente converter agora os meus arquivos .psd que estão todos tratados em Adobe RGB para o Prophoto ele não vai obter ganho, ou a conversão irá "criar" novas tonalidades?
Não ganha nada passando de Adobe RGB/sRGB para ProPhoto RGB.
No meu teste do primeiro post o Adobe RGB era 99% suficiente
para a impressão em papel tipo mate.
Para a galera que gosta de tratamentos mais sofisticados
trabalhar em Prophoto RGB é vantagem em algumas situações...
Exemplo usando o arquivo
https://www.flickr.com/photos/10986424@N02/8835256321/in/album-72157623093524617/E a action
http://www.mediafire.com/file/mb1v61jd89d6x1a/Teste_sRGB_ProPhoto.atnA action vai separar a cor e luminosidade e depois juntar de novo, se rodar a action
em qualquer espaço de cor menor do que ProPhoto RGB, o resultado não é igual ao original.
Para conferir é só tirar a visibilidade do grupo, se rodar em sRGB o resultado vai ser como
nesta GIF animada.
Considero o ideal trabalhar tendo em vista qual vai ser a saída...
Se vai ser sRGB, mas está trabalhando em ProPhoto RGB converter o
RAW já dentro dos limites do sRGB, digo tomando cuidado com as
altas luzes e regiões mais saturadas, deste modo ao converter de
ProPhoto RGB para sRGB não vai estourar nada...