Autor Tópico: Quando usar ProPhoto RGB, Adobe RGB ou sRGB.  (Lida 47908 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2017, 23:25:09
Amigos, aproveito esse tópico pra fazer duas coisas:

1. Agradecer ao Pictus, que saca muito sobre esse assunto de espaço de cor, calibração de monitor, etc, e já me tirou muita dúvida. Além de ter sempre muita paciência em explicar.

2. Aproveito pra sugerir para quem ainda não assistiu e tem dúvidas nessa área, um curso online que assisti semana passada na Eduk. O nome é Gerenciamento de Cores para Fotógrafos, ministrado pelo Clicio Barroso. Muito bem explicado e abordando vários assuntos como calibração de monitores, perfis ICC, espaços de cor, perfis de impressoras, impressão, papel. Lógico que se quiser a pessoa pode ir muito mais a fundo no assunto (como o Pictus) mas assistindo a esse curso, com linguagem fácil e excelentes explicações (o Clicio saca muito de impressão, entre outros assuntos) consegui nanar muitas das minhas dúvidas.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fhilipehiga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #16 Online: 04 de Maio de 2017, 16:53:52
Obrigado Pictus então eu até imaginei certo,   vou ver os videos sim.

Adriano, obrigado também, estava mesmo querendo pesquisar sobre algum curso do tipo! vou olhar de certo.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2017, 17:14:03
Continuando, pois só agora vi o tópico, aproveito para sanar uma dúvida:

O espaço de cor Prophoto RGB só vai render na impressão todo o potencial se eu exportar o arquivo do Lr com ele no momento em que tiver gerando o arquivo ( TIFF ou PSD ) tratado, certo?

Porque se eu simplesmente converter agora os meus arquivos .psd que estão todos tratados em Adobe RGB para o Prophoto ele não vai obter ganho, ou a conversão irá "criar" novas tonalidades?  :ponder:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2017, 17:45:53
Acho difícil criar cor, a mesma coisa com resolução

Se for editar as foto compensa aumentar o gamut e profundidade,  torcendo para um bom trabalho do sfw

Para imprimir vai de AdobeRGb mesmo e nas próximas impressões já exporta no ProPhoto e 16 bits

Fiz um trabalho para uma fotógrafa que teve problemas em outros locais (ela me falou depois) e a grande diferença foi nos 16bits evitando o banding do por do sol


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2017, 20:41:03
Acho difícil criar cor, a mesma coisa com resolução

Se for editar as foto compensa aumentar o gamut e profundidade,  torcendo para um bom trabalho do sfw

Para imprimir vai de AdobeRGb mesmo e nas próximas impressões já exporta no ProPhoto e 16 bits

Fiz um trabalho para uma fotógrafa que teve problemas em outros locais (ela me falou depois) e a grande diferença foi nos 16bits evitando o banding do por do sol


Pois é, a maioria das minhas fotos tem gradientes, eu exporto tudo com 16 bits e Adobe RGB, achava que assim não iria ter problema ao imprimir....Agora foi....


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2017, 22:20:48
Amigos, aproveito esse tópico pra fazer duas coisas:

1. Agradecer ao Pictus, que saca muito sobre esse assunto de espaço de cor, calibração de monitor, etc, e já me tirou muita dúvida. Além de ter sempre muita paciência em explicar.

 :ok:
Citar
2. Aproveito pra sugerir para quem ainda não assistiu e tem dúvidas nessa área, um curso online que assisti semana passada na Eduk. O nome é Gerenciamento de Cores para Fotógrafos, ministrado pelo Clicio Barroso. Muito bem explicado e abordando vários assuntos como calibração de monitores, perfis ICC, espaços de cor, perfis de impressoras, impressão, papel. Lógico que se quiser a pessoa pode ir muito mais a fundo no assunto (como o Pictus) mas assistindo a esse curso, com linguagem fácil e excelentes explicações (o Clicio saca muito de impressão, entre outros assuntos) consegui nanar muitas das minhas dúvidas.

+1

-----------------------------

Obrigado Pictus então eu até imaginei certo,   vou ver os videos sim.

Adriano, obrigado também, estava mesmo querendo pesquisar sobre algum curso do tipo! vou olhar de certo.

 :ok:

-----------------------------

Continuando, pois só agora vi o tópico, aproveito para sanar uma dúvida:

O espaço de cor Prophoto RGB só vai render na impressão todo o potencial se eu exportar o arquivo do Lr com ele no momento em que tiver gerando o arquivo ( TIFF ou PSD ) tratado, certo?

Porque se eu simplesmente converter agora os meus arquivos .psd que estão todos tratados em Adobe RGB para o Prophoto ele não vai obter ganho, ou a conversão irá "criar" novas tonalidades?  :ponder:

Não ganha nada passando de Adobe RGB/sRGB para ProPhoto RGB.
No meu teste do primeiro post o Adobe RGB era 99% suficiente
para a impressão em papel tipo mate.

Para a galera que gosta de tratamentos mais sofisticados
trabalhar em Prophoto RGB é vantagem em algumas situações...

Exemplo usando o arquivo https://www.flickr.com/photos/10986424@N02/8835256321/in/album-72157623093524617/
E a action http://www.mediafire.com/file/mb1v61jd89d6x1a/Teste_sRGB_ProPhoto.atn
A action vai separar a cor e luminosidade e depois juntar de novo, se rodar a action
em qualquer espaço de cor menor do que ProPhoto RGB, o resultado não é igual ao original.
Para conferir é só tirar a visibilidade do grupo, se rodar em sRGB o resultado vai ser como
nesta GIF animada.



Considero o ideal trabalhar tendo em vista qual vai ser a saída...
Se vai ser sRGB, mas está trabalhando em ProPhoto RGB converter o
RAW já dentro dos limites do sRGB, digo tomando cuidado com as
altas luzes e regiões mais saturadas, deste modo ao converter de
ProPhoto RGB para sRGB não vai estourar nada...


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #21 Online: 05 de Maio de 2017, 00:11:46

Pois é, a maioria das minhas fotos tem gradientes, eu exporto tudo com 16 bits e Adobe RGB, achava que assim não iria ter problema ao imprimir....Agora foi....

Se exportou em 16bits, é de boa

Na verdade alguns impressores dão uma valorizada a mais, insinuando que chega quase no gamut ProPhoto, mas não vai.

A enorme vantagem do ProPhoto são nas grandes impressões, 40x60,50x75, 60x90,etc. Os gradientes acredito que vão ficar bons em AdobeRGB


Não sei o volume de fotos e espaço de armazenagem, mas eu guardaria minhas fotos (na verdade não, mas por merecimento e não lógica) em RAW, de repente se tem um salto no algorítimo de processamento e dá pra tirar proveito nas fotos antigas



« Última modificação: 05 de Maio de 2017, 00:24:09 por spositom »


fhilipehiga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #22 Online: 05 de Maio de 2017, 09:03:31
Estou estudando edição no LR + PS  mas sem entrar nesse assunto de Prophoto, RGB ou sRGB ...

mas pensando que se vou usar para varias finalidades ... (apenas internet, impressão simples ... e alguns eventuais em impressoras que chegam no prophoto)    não seria vantagem "revelar a foto sempre em prophoto desde o LR) e na finalização no PS salvar os formatos que vai usar mas sem descartar a edição de nenhum formato?

edito em prophoto salvo ... e com as necessidades mais simples salvar também no RGB e sRGB?

não sei se estou viajando, estou no trabalho e nunca me atentei nos formatos e como salvar em diferentes espaços. estou no inicio de edições, a ultima vez que vi um LR e PS aberto foi a uns 9 anos.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #23 Online: 05 de Maio de 2017, 09:27:02
Não ganha nada passando de Adobe RGB/sRGB para ProPhoto RGB.
No meu teste do primeiro post o Adobe RGB era 99% suficiente
para a impressão em papel tipo mate.

Para a galera que gosta de tratamentos mais sofisticados
trabalhar em Prophoto RGB é vantagem em algumas situações...

Exemplo usando o arquivo https://www.flickr.com/photos/10986424@N02/8835256321/in/album-72157623093524617/
E a action http://www.mediafire.com/file/mb1v61jd89d6x1a/Teste_sRGB_ProPhoto.atn
A action vai separar a cor e luminosidade e depois juntar de novo, se rodar a action
em qualquer espaço de cor menor do que ProPhoto RGB, o resultado não é igual ao original.
Para conferir é só tirar a visibilidade do grupo, se rodar em sRGB o resultado vai ser como
nesta GIF animada.



Considero o ideal trabalhar tendo em vista qual vai ser a saída...
Se vai ser sRGB, mas está trabalhando em ProPhoto RGB converter o
RAW já dentro dos limites do sRGB, digo tomando cuidado com as
altas luzes e regiões mais saturadas, deste modo ao converter de
ProPhoto RGB para sRGB não vai estourar nada...

Valeu Pictus, sempre elucidador!  :clap:
Vou estudar mais esse assunto e olhar com calma os testes que vc postou.



Se exportou em 16bits, é de boa

Na verdade alguns impressores dão uma valorizada a mais, insinuando que chega quase no gamut ProPhoto, mas não vai.

A enorme vantagem do ProPhoto são nas grandes impressões, 40x60,50x75, 60x90,etc. Os gradientes acredito que vão ficar bons em AdobeRGB


Não sei o volume de fotos e espaço de armazenagem, mas eu guardaria minhas fotos (na verdade não, mas por merecimento e não lógica) em RAW, de repente se tem um salto no algorítimo de processamento e dá pra tirar proveito nas fotos antigas

Bem os tamanhos que provável irei fazer.
Guardo todos os arquivos RAW originais e as imagens tratadas ( com junções para panorâmicas, fusões de exposição e/ou DOFs diferentes ) em PSD com AdobeRGB 16 bits. O que ocorre é que, muitas vezes o resultado alcançado nesses junções é demorado e trabalhoso, de modo que prefiro salvar esse final com a melhor qualidade possível.

Valeu!




Estou estudando edição no LR + PS  mas sem entrar nesse assunto de Prophoto, RGB ou sRGB ...

mas pensando que se vou usar para varias finalidades ... (apenas internet, impressão simples ... e alguns eventuais em impressoras que chegam no prophoto)    não seria vantagem "revelar a foto sempre em prophoto desde o LR) e na finalização no PS salvar os formatos que vai usar mas sem descartar a edição de nenhum formato?

edito em prophoto salvo ... e com as necessidades mais simples salvar também no RGB e sRGB?

não sei se estou viajando, estou no trabalho e nunca me atentei nos formatos e como salvar em diferentes espaços. estou no inicio de edições, a ultima vez que vi um LR e PS aberto foi a uns 9 anos.

Como dizia o meu professor: Sempre guarde a sua foto, tratada, com a melhor qualidade que puder, pois se precisar reduzir não terá problema, já o contrário não da pra fazer  :no:

Mas sinceramente ignorava esse ProphotoRGB por achar que nunca iria utilizar. :doh:





Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #24 Online: 05 de Maio de 2017, 15:41:41
Estou estudando edição no LR + PS  mas sem entrar nesse assunto de Prophoto, RGB ou sRGB ...

mas pensando que se vou usar para varias finalidades ... (apenas internet, impressão simples ... e alguns eventuais em impressoras que chegam no prophoto)    não seria vantagem "revelar a foto sempre em prophoto desde o LR) e na finalização no PS salvar os formatos que vai usar mas sem descartar a edição de nenhum formato?

edito em prophoto salvo ... e com as necessidades mais simples salvar também no RGB e sRGB?

Só que um arquivo em ProPhoto RGB tratado nos limites do ProPhoto RGB, muito provavelmente
vai estourar as regiões de altas luzes/super saturadas ao passar para sRGB,  em situações limite
considero melhor resolver no RAW,  mas cada um tem seu próprio workflow...


---------------------------


Valeu Pictus, sempre elucidador!  :clap:
Vou estudar mais esse assunto e olhar com calma os testes que vc postou.

 :ok:


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Dezembro de 2017, 08:41:10
Poderia dar uma explicada nos outros padrões que estão sendo adotados nos monitores, ta aparecendo DCI-P3, REC 2020, REC 709.
Virou uma sopa de letrinhas....
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 397
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Dezembro de 2023, 09:34:11
Não convertam os arquivos para os perfis de impressão.
Cada um trabalha de um jeito, mas é bom separar oq é arquivo de tratamento do arquivo de impressão.
Exemplo, vc pode imprimir uma foto por diversas vezes, em diversos equipamentos diferentes.
Trate e mantenha seu arquivo no maior espaço, ProPhoto por exemplo, e vá criando arquivos específicos para impressão.
Lembrando também que vc não precisa converter o arquivo para determinado perfil, vc pode simplesmente Linkar o perfil para o PS usar. Pq se vc converte, vc muda os valores, se vc 'linca" o PS faz a interpretação.

Uma ferramenta legal do PS é o "aviso de gamout" onde o PS te mostra quais cores o arquivo tem que estão fora do perfil de impressão.



Nikon D810