Autor Tópico: Lentes Zoom de range pequeno - Pra que servem?  (Lida 1591 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Online: 01 de Abril de 2015, 17:52:00
Fala pessoal, tudo bem?

Ando vendo por aí que tem muita lente zoom, mas uma parte delas tem um range muito pequeno, tipo por exemplo essa nova da Canon, a 11-24mm, ou até mesmo uma da Tokina que eu vi, 11-16mm.

Pra que servem lentes com um range tão pequeno? Talvez elas tenham alguma aplicação que eu ainda não consegui observar.

Ao meu ver, as lentes Zoom são boas pela versatilidade de cobrir vários ranges, como por exemplo a tal da 24-105mm, que vai de quase GA até TELE. Mas uma 11-16mm pra mim não faz muito sentido essa (pouca) versatilidade.

Não seria melhor ter uma fixa??

Abraços
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2015, 17:58:29
cara, de 11 pra 16mm tem uma diferença GRANDE em! Eu por exemplo vejo mais versatilidade em uma 14-24 Nikon que se mantenha 2.8 do que em uma 24-105 que é totalmente escura, por exemplo.

Mas creio que essas lentes tem um range tao curto porque talvez nao seja possivel criar uma lente que va de um ultra GA até semi-tele, todas as zoom que conheço e tenho de memoria sao com ranges mais curtos, o resto normalmente passa dos 24mm pra ter um range maior
@jacobfotografiacriativa


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2015, 18:15:55
Vamos lá, de uma maneira simples. Supondo que o tamanho do sensor seja APS-C

Em 11mm o angulo de visão é de "apenas" 101 graus
Em 16mm fica em 80 graus
Em 24mm fica em 58 graus

Note a imensa variação no ângulo.

uma 105mm dá um campo de 14.5 graus
uma 200mm por sua vez dá 7.7 graus

Outra coisa é que quanto maior a relação entre o maximo e o minimo de uma zoom, mais complicada ela fica em termos de projeto e ai entra o bom senso do fabricante. Que dá para fazer uma 24-105 F1.8 constante, com uma performance ótica boa, dá sim, mas você não vai querer saber o preço. Tem o lado prático e financeiro da coisa.

Geralmente o projeto ótico de uma objetiva wide (cf menor que a "normal") é bem diferente do de uma Tele (cf maior que a "normal"), então um monte de correções óticas complicadas tem que ser feitas. Normalmente aceita-se um ponto de equilibrio.
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 18:18:04 por AFShalders »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2015, 18:20:36
Em 11mm o angulo de visão é de "apenas" 101 graus
Em 16mm fica em 80 graus
Em 24mm fica em 58 graus

Aaah, não sabia dessa (acho que faltou estudar mais  :aua:).
Então como o colega André Luis Jacob falou, realmente de 11 pra 24mm dá uma BAITA diferença! o.O
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2015, 18:29:06
Aaah, não sabia dessa (acho que faltou estudar mais  :aua:).
Então como o colega André Luis Jacob falou, realmente de 11 pra 24mm dá uma BAITA diferença! o.O

Você me confundiu um pouco perguntando sobre "range tão pequeno". Uma coisa são os valores absolutos , tipo 12-24mm e outra coisa a relação do zoom, que as pessoas as vezes chamam erroneamente de range. No caso da 12-24 a relação é de 2x.

Fica como informação que quanto maior a relação, mais difícil fazer uma objetiva boa, e também que quanto maior o angulo de visão, mais dificil também.


minerobc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2015, 18:47:04
Interessante pergunta, nunca tinha parado pra observar esse detalhe, e excelente resposta. Realmente em termos de mm parece pouco, mas a relação entre as 2 acaba sendo um grande range.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2015, 22:06:59
Interessante também é poder usar estas lentes.
Você verá que são ranges equilibrados.
eu por exemplo, não sei se gosto mais da 14-24 ou da 24-70.
Peso mais para a 14-24.
D200


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2015, 11:49:24
Pessoalmente penso que zoom é um termo que deve ser 'esquecido' pelo usuários de mirrorles, DSLRs, etc...

Pois causa muito confusão na cabeça do leigo, do iniciante. No início eu também confundia, pois tinha (ainda tenho, pendurada....) uma superzoom.

É comum relacionar o zoom com o 'alcance', assim como Megapixel com qualidade....

Eu mesmo experimentei um crop em uma imagem de uma DSLR utilizando uma distância focal relativamente menor, comparando com minha superzoom, e com a primeira consegui-se imagens com maior qualidade.

Podemos perceber diferenças de nitidez, contraste, DOF, aparecimento do artefatos e aberações, etc.... Justamente devido ao fato que as chamadas superzoons possuem um fator de crop 'muito grande' (pequeno sensor) e o grande alcance focal, na sua maior parte, não é obtido pela característica e qualidade da lente...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2015, 20:32:18
Fala pessoal, tudo bem?

Ando vendo por aí que tem muita lente zoom, mas uma parte delas tem um range muito pequeno, tipo por exemplo essa nova da Canon, a 11-24mm, ou até mesmo uma da Tokina que eu vi, 11-16mm.

Pra que servem lentes com um range tão pequeno? Talvez elas tenham alguma aplicação que eu ainda não consegui observar.

Ao meu ver, as lentes Zoom são boas pela versatilidade de cobrir vários ranges, como por exemplo a tal da 24-105mm, que vai de quase GA até TELE. Mas uma 11-16mm pra mim não faz muito sentido essa (pouca) versatilidade.

Não seria melhor ter uma fixa??

Abraços

Depois dessas explicações técnicas, vou dar a explicação "popular" ou seja na linguagem pratica;

Essas lentes servem pra fotografar em ângulos mais limitados, por exemplo se você estiver numa rua estreita dificilmente vai conseguir fotografar um prédio por inteiro ou uma sala ampla com uma 18-55 ou 24-105, você precisara de uma grande angular, o zoom é pra você enquadrar melhor pra que não se desloque por exemplo pra o meio da rua, o que pode ser perigoso. Se estiver num campo aberto, com uma lente dessas voce tera uma bela visao panoramica da cena.
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 20:32:41 por pedromartins021 »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2015, 11:27:17
Geralmente lentes com um range pequeno tem melhor qualidade. Chega a ser um 'regra geral': maior 'zoom/maior variação na distância focal --> menor qualidade.

Assim temos que pesar versatilidade (ter o conforto de poder ajustar a distância sem ter que fazer malabarismos ou arriscar em posições perigosas) e de outro lado a qualidade, geralmente no limite associadas às primes (lentes com distância focal ficas).

Entretanto muitas vezes a questão é polêmica, e beira ao gosto pessoal e finalidades específicas. Por exemplo, a AF-S 18-300mm f/3.5-5.6, bem versátil.... na 'regra geral' não seria recomendada. Mas já vi muitos elogios (e críticas também). Entretanto é complicado comprar uma lente de R$ 6.000,00 para 'experimentar', o interessante seria testar e ver se o resultado e utilização agrada....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.