Autor Tópico: Duvida em relação nitidez da foto!  (Lida 5871 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #15 Online: 01 de Abril de 2015, 15:19:29
Concordo com você e até diria que na maioria dos casos, além de não saberem usar, não conhecem as características do próprio equipamento. Não estudam o comportamento da objetiva nas variações de distância focal e abertura antes de compra-la e depois, não conhecendo a teoria, ficam perdidos por achar que o equipamento não está atendendo. Ou, mesmo que estude o equipamento e sabendo de suas limitações, a pessoa adquire o equipamento por ser até onde seu poder aquisitivo alcança, depois tentar encontrar soluções milagrosas para tirar leite de pedras.

Por isso também abordei questões que não são relacionadas apenas com as características do equipamento, mas também do fator humano envolvido (foco, borrão e etc.). Afinal, por trás da câmera existe uma pessoa com diversas possibilidades de escolha ao executar uma foto.

Eu já estive nessa situação e graças a algumas pessoas que me deram o caminho das pedras pude evoluir sozinho e identificar onde estava pecando. Às vezes, erro meu e às vezes, descobria que meu equipamento não me atenderia mais e era hora de evoluir. Foi quando eu comecei a entender melhor sobre cada tipo de equipamento e o que eu realmente precisava ter.

Por isso acho importante, considerar todas as possibilidades ao explicar algo a alguém. Como o Sulleiman disse, muita gente tem preguiça de ler, é verdade. Mas muita gente também não tem um parâmetro de por onde começar a pesquisar. Às vezes termos técnicos como "distância hiperfocal" é algo que com uma breve busca no Google pode solucionar a vida de alguém com grandes problemas ao solucionar um problema de profundidade de campo.

Com certeza, depois de eu escrever eu pensei que realmente tudo o que vc escreveu estava certo e é a receita correta justamente pra pessoas que não sabem diferenciar nitidez de foto mal feita, e não podemos esquecer de nenhum detalhe, afinal uma boa foto pode ser complexa de se conseguir e vai muito além do equipamento.

Desculpe parecer "hostil" :no:

To contigo... :ok: