Autor Tópico: Câmera compacta para fotografia de produto  (Lida 1757 vezes)

paulafml

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Dezembro de 2015, 18:36:42
Pessoal, preciso de ajuda!

Trabalho com fabricação e venda de produtos e agora minha marca começou a sair da fase "para parentes e amigos", então resolvi tomar vergonha na cara e parar de tirar fotos das peças com o celular. Meu orçamento está na faixa de R$500, acham que dá para conseguir uma compacta razoavelmente boa com esse valor?

Alguns pontos que podem ajudar na resposta:
- Como eu disse, o objetivo principal é tirar fotos de produto, então funções como panorâmica, superzoom, wifi, gps, filtros, video em super/mega/ultra HD e outros extras podem ser dispensados.
- Tiro as fotos dentro de casa e a iluminação natural daqui não é grandes coisas, então uma câmera que se saia bem em ambientes escuros é SUPER desejável.
- Minha única exigência é nitidez, MUITA nitidez, então imagino que minha câmera nova deve ter um bom estabilizador de imagem, certo?
- Me simpatizo mais com Canon e Panasonic, mas estou aberta a conhecer outras marcas.

Alguma sugestão? Posso esticar um pouco o orçamento até uns R$580... R$600, se realmente valer a pena.

E uma última dúvida: no meio das minhas pesquisas encontrei várias páginas dizendo que a Canon EOS Rebel T5 DSLR é uma boa câmera para quem busca uma primeira profissional, isso procede? Achei o preço dela razoável (comparado com outras profissionais, claro) e como me interesso bastante por essa área, tenho a intenção de aprofundar cada vez mais os conhecimentos e ir melhorando também os meus equipamentos. Acham que seria uma boa eu tirar o escorpião do bolso e investir nela assim de cara, ao invés da compacta?

Desde já, muito obrigada!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2015, 18:54:53 por paulafml »


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2015, 19:17:56
 qualquer câmera que tenha controle manual vai te atender....  independente da câmera que vc escolher, pra aumentar a qualidade e conseguir nitidez máxima, vc vai precisar usar a câmera num tripé e trabalhar a iluminação com flash ou luz continua, apesar de não recomendar luz continua ....  não sei o tamanho desses produtos que vc vende, mas tem umas tendas para fotografia de pequenos objetos...e diversos projetos de construção dela pela internet e aki mesmo no fórum....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


paulafml

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2015, 23:28:08
qualquer câmera que tenha controle manual vai te atender....  independente da câmera que vc escolher, pra aumentar a qualidade e conseguir nitidez máxima, vc vai precisar usar a câmera num tripé e trabalhar a iluminação com flash ou luz continua, apesar de não recomendar luz continua ....  não sei o tamanho desses produtos que vc vende, mas tem umas tendas para fotografia de pequenos objetos...e diversos projetos de construção dela pela internet e aki mesmo no fórum....

Acho que o que me deixou perdida na hora de escolher foi exatamente essa coisa de que qualquer câmera vai ser melhor que o celular. Agora a pouco uma pessoa me indicou a Cyber-shot DSC-W690 falando exatamente essa questão do flash para corrigir a iluminação podre da minha casa. Vi as especificações do fabricante e achei as palavras mágicas "tecnologia "Optical Stead Shot", que anula a tremulação das mãos e garante fotos sempre nítidas, sem borrões" e não precisou de mais nada para me convencer!

Meus produtos são pequenos (https://www.instagram.com/studio.lage/) e eu uso uma dessas tendas no estilo do ir yourself, ela realmente quebra um galhão! To até pensando em comprar uma mais arrumadinha e durável, pois como a minha é na base do papelão, cartolina e fita crepe, tenho que ficar reformando toda hora.

Brigadão pela resposta :)


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2015, 01:25:45


Acho que o que me deixou perdida na hora de escolher foi exatamente essa coisa de que qualquer câmera vai ser melhor que o celular.
no seu orçamento as câmeras são muito próximas em resultado.... pra melhorar o resultado com pouca luz vc vai precisar aumentar o tempo de exposição, e não existe tecnologia melhor que um tripé pra ajudar nisso, mesmo aqueles bem compactos já ajudam....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2015, 09:09:03
Pra usar luz contínua, você vai precisar, impreterivelmente, de controle de velocidade. NÃO COMPRE uma câmera que não tem esse controle...

veja isso: http://mc7foto.blogspot.com.br/2011/08/velocidade-toda-diferenca-em-uma.html

e isso: https://www.youtube.com/watch?v=yFC1oV9GNt8
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2015, 09:25:22
Trabalho com fabricação e venda de produtos e agora minha marca começou a sair da fase "para parentes e amigos", então resolvi tomar vergonha na cara e parar de tirar fotos das peças com o celular.

Veja isso, especialmente comparando a primeira foto (com o flash da câmera) e o resultado intermediário com mais fontes de luz: http://petapixel.com/2014/11/25/amazing-product-photography-captured-smartphone-lamp-flashlights/


Alguns pontos que podem ajudar na resposta:

- Tiro as fotos dentro de casa e a iluminação natural daqui não é grandes coisas, então uma câmera que se saia bem em ambientes escuros é SUPER desejável.
- Minha única exigência é nitidez, MUITA nitidez, então imagino que minha câmera nova deve ter um bom estabilizador de imagem, certo?
- Me simpatizo mais com Canon e Panasonic, mas estou aberta a conhecer outras marcas.

Com relação a iluminação, espero que o link colado acima mude seu pensamento. Mesmo com a câmera mais cara do universo, se a luz foi feia, o resultado será ruim. Fotografia é a "escrita com a luz".

Com relação ao estabilizador, ele atua apenas em baixas velocidades, evitando aquele efeito de "tremido" na foto. Não melhora a nitidez. Quem o faz é uma boa iluminação, boa lente e sensor com capacidade de retenção de detalhes, entre outros. No caso de fotos de produto, o ideal é trabalhar com um tripé, disparador remoto (para evitar até que o movimento de apertar o botão de disparo na câmera não interfira na sua movimentação ou gere aquelas tremidas que falamos antes), ISO baixo e assim por diante.

Embora Canon e Panasonic sejam as marcas com melhores produtos (de forma geral) na área de compactas, veja que todas as minhas dicas estão recaindo para o lado de estudo e conhecimento, não equipamento. Praticamente todas as compactas possuem o mesmo sensor, bem pequeno, da ordem de 1/2.3", o mesmo que equipa os smartphones modernos. Onde quero chegar? Tirando essas opções de panorâmica, modos pre-definidos etc, que é o que diferencia essas câmeras, o resultado pensando em qualidade de imagem será bastante semelhante.

Em resumo, antes de gastar 600 reais numa câmera que vai entregar praticamente a mesma qualidade de imagem, pense em investir esse dinheiro em estudo. Ou mesmo pesquisar por conta própria na internet, melhorar sua técnica, e aí sim, investir com consciência.

E uma última dúvida: no meio das minhas pesquisas encontrei várias páginas dizendo que a Canon EOS Rebel T5 DSLR é uma boa câmera para quem busca uma primeira profissional, isso procede? Achei o preço dela razoável (comparado com outras profissionais, claro) e como me interesso bastante por essa área, tenho a intenção de aprofundar cada vez mais os conhecimentos e ir melhorando também os meus equipamentos. Acham que seria uma boa eu tirar o escorpião do bolso e investir nela assim de cara, ao invés da compacta?

Esse é o exemplo de sensor maior. Acho que o investimento numa DSLR não só ajudaria pelo sensor imensamente maior como também abriria um leque de opções em acessórios dedicados (flashes, temporizadores, etc). Tendo noção do que fazer com ela, acho que vale sim um olhar com carinho. Não precisa ser uma T5 nova, pode pensar numa 40D usadinha da vida, uma T3i também semi-nova...

Meus produtos são pequenos (https://www.instagram.com/studio.lage/) e eu uso uma dessas tendas no estilo do ir yourself, ela realmente quebra um galhão! To até pensando em comprar uma mais arrumadinha e durável, pois como a minha é na base do papelão, cartolina e fita crepe, tenho que ficar reformando toda hora.

Suas fotos estão bacana, com aspecto limpo. O caminho é esse.

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2015, 09:34:55
Olha pelo valor que vc mencionou vc acha Sony Nex usada. Hoje tinha uma prá vender na OLX por R$ 600,00. Se vc quer nitidez, essa camera em f/7.1 (melhor nitidez que consegui) mostra detalhes tão nitidos que me deprimi ao ver minha foto  :eek:  kkkkkk
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2015, 09:36:56 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2015, 09:47:33
Sinceramente? Vai trocar 6 por meia dúzia.
Com esse orçamento, todas as compactas são de nível mediano, e DUVIDO que te deem a nitidez que procura.
Como já foi falado, se quiser câmeras, só pegue alguma COM CONTROLES MANUAIS. Mas sinceramente, com esse orçamento, vai ser BEM difícil achar câmera com controle manual, a não ser que seja usada. E mesmo se for, nada garante que vai ter a nitidez que vc procura. Hj em dia com a maldita guerra dos megapixels, a qualidade das compactas está caindo vertiginosamente (salvo as compactas premium que são BEM mais caras do que o que vc pode gastar), tanto que temos um tópico lá no papo furado mostrando que os celulares hoje já tomaram o lugar das compactas.
Se não pode investir em algo melhor, fique com o que tem, que pelo que vi, já está te dando bons resultados. O mais importante no seu caso, como já foi dito, é iluminação e tripé. Pra melhorar o que vc já tem, só comprando um equipamento realmente melhor, que pode ir de uma compacta premium a uma reflex ou mirrorless.
Fique de olho nos classificados, volta e meia aparecem mirrorless a preços bons (outro dia teve uma sony nex com sensor APS-C sendo vendida a 600 reais).