Autor Tópico: Uso de Beauty Dish caseiro associado com as técnicas de exposição do sujeito  (Lida 12834 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Sou novo na fotografia, pensava que o flash fora da camera fosse coisa velha.
Softbox´s sofrem desse problema?
Sim, flash fora da câmera ja eh usado a muitos anos, muito antes da era digital, mas não disse que era uma coisa nova, e sim que esta na moda, oq é diferente :) se não for um softbox planejado p o uso com o speedlite vai ter esse problema sim, inclusive tem tópicos com exemplos e fotos sobre isso :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Sou novo na fotografia, pensava que o flash fora da camera fosse coisa velha.
Softbox´s sofrem desse problema?

Para dar um exemplo sobre oq eu disse, assim da pra visualizar melhor a dispersão da luz com a tocha e com o speedlite, fiz um exemplo com a tocha sem nenhum acessório, e o speedlite em 14mm, 24mm e 105mm, lembrando que o numero guia informado pelo fabricante é calculado com ele em 105mm, no exemplo eu usei um 430ex que de acordo com o fabricante tem o NG de 43, mas quando usei na potência máxima só que em 14mm pra dispersar mais a luz, e assim quando for usar um modificador poder aproveitar melhor, o número guia caiu para 11  :ok: para a foto eu usei a mesma fotometria em todos os exemplos :ok:



Por isso que tem que ser modificadores realmente planejados para o uso com o speedlite, só comprar um adaptador e colocar o speedlite no encaixe da mesma forma em um softbox feito para tocha (ou mesmo que seja um soft que foi feito apenas com o encaixe diferente ja para o speedlite) não vai funcionar como deveria, claro que vai fazer uma diferença entre não usar, mas não vai ser da mesma forma  :ok:
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 16:35:51 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Concordo com o Rodrigo, é divertido fazer e tal, vc se empolga no começo, mas não eh legal não... alias, para o uso do speedlight esses modificadores como softbox, beauty, octo, ou outros parecidos que ele fique frente eu acho roubada... melhor usar aqueles acessórios que ele fica voltado, como uma sombrinha ou esses softs que o flash fica dentro apontado para as paredes do modificador, ou um acessório feito específicamente para o uso com speedlight... eu acho que uma sombrinha ia ser muuuuito mais interessante e funcionar melhor do que esse Beauty Dish caseiro...

Sem contar que o cara gasta uns 4 ou 5 mil reais entre camera, lente, flash, radio flash, computador pra editar as fotos e ai na hora de comprar um modificador legal que custa entre 50 e 300 reais vai la quer fazer uma gambiarra de 25 reais...

Então na minha opinião...  :no: não...

 :clap: :clap: :clap:, para brincar tudo serve, agora para obter resultados,isso nao serve!!!
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 18:08:50 por agalons »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Como falaram, é bacana, é divertido, inclusive eu fiz um uma vez mas não adianta falar que é a mesma coisa. Tenho hoje uma tocha Mako com um beauty especifico pra ela e a história é TOTALMENTE diferente
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Eu nao sabia desse resultado da beauty dish com flash. Se bem que eu nunca fui de usar beauty dish mas as raras vezes que experimentei funcionou muito bem com flash, e nao esses resultados do teste do leonobox, que eu desconhecia.

Softbox realmente pode ter uma pequena diferenca entre speedlight e tocha, mas em geral eh praticamente irrelevante, o tecido da uma boa uniformizada na luz e reflete um pouco da luz no rebatedor interior, dando uma maior uniformizada.

Resultados em que as bordas ficam com menor potencia de luz, de maneira mais evidente, sao softbox com distancia reduzida entre a fonte e o tecido, ou softbox muito grande para fotos com enquadramento muito aberto. Mas em geral a diferenca sao detalhes irrelevantes para a maioria dos casos na minha opiniao, eprincipalmente para o uso hobbista, amador, passa tempo.

E com zoom obviamente o flash tera uma luz mais direcionada.
A qualidade do flash e sua luz tambem conta, flash melhores terao luz mais uniformes.

Em resumo, eu insisto que vale muito a pena fazer seus proprios materiais e se livrar dos padroes e especificacoes da industria. Se feito de forma estudada e dedicada, consegue resultados ate melhores e especificos para o seu estilo e gosto do que as padronizacoes dos resultados da industria.

O link do beauty dish caseiro que postei eh um exemplo.

As vezes, o resultado de teste dito que "nao funciona direito" usado como efeito em uma image, as pessoas passam a dizer "wow, que equipamento vc usou, eu quero uma igual".

Assim como eh com minhas cameras pinholes. Tem os que vem insinuar que eu as uso pq nao tenho dinheiro para comprar uma camera de verdade (como se eu ja nao tivesse 5 cameras de verdade) e que a qualidade eh inferior. E tem aqueles que olha as fotos feitas com as minhas pinholes e dizem "me ensina essa tecnica (me diz o equipamentomque vc usou)".

Mas em resumo, eh fazendo que melhor se aprende,mpara quem reealmente tem interesse no processo.
O melhor aspecto do hobbismo eh nao ter que seguir as exigencias e padroes de qualidade do profissionalismo.

O melhor da brincadeira eh poder se sujar.  :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Uau.... Fico feliz que o tópico tenha evoluído e tido uma ótima discussão.

Eu quero brincar mais com flash fora da câmera. Meus radioflash ainda não chegaram mas queria montar um estúdio caseiro para brincar com retratos e fotos dos meus filhos. Estou pesquisando as opções entre softbox, sombrinha e aí surgiu o Beauty Dish como outra opção.

Léo, obrigado pelas ilustrações. Estão sendo muito proveitosas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #36 Online: 13 de Novembro de 2015, 00:25:49
Só vi o tópico agora e resolvi postar uns testes de luz que fiz com um 22" Beauty dish da Kacey usando um speedlight (YN-560II ) e um flash bare bulb (Jinbei Caler MF-100) para mostrar as diferenas na distribuição de luz entre eles. No speedlight, deixei em 24mm, que dispersaria mais a luz, como o bare bulb faz.   
Segue:
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #37 Online: 13 de Novembro de 2015, 00:26:51
YN-560 II (at 24mm) 1/250 f8 iso 100
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #38 Online: 13 de Novembro de 2015, 00:28:20
Jinbei Caler MF-100 1/250 f8 iso 100
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #39 Online: 13 de Novembro de 2015, 00:31:29
Nenhuma das fotos foi editada. Procurei manter os flashes o mais centralizado possível no BD e fazer as fotos no mesmo lugar.
Achei que o flash da Jinbei, por ser do tipo bare bulb, distribuiu a luz mais gradualmente do centro para as bordas. Talvez fosse o caso de testar com o speedlight em suas diferentes distâncias (24, 35, 50, etc) para ver se o resultado seria diferente. Enfim, espero que gostem e desculpe a "pá de outro" por desenterrar o tópico. Mas é que achei pertinente o assunto.
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 13 de Novembro de 2015, 09:21:09
Mas a ideia do beauty não é justamente ter um rápido "caimento" da luz no centro para as bordas? Ai quanto menos uniforme melhor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #41 Online: 13 de Novembro de 2015, 17:47:44
Mas a ideia do beauty não é justamente ter um rápido "caimento" da luz no centro para as bordas? Ai quanto menos uniforme melhor.
Isso que quis dizer. Com o barebulb eu achei essa transição do centro para a borda bem mais suave que com o speedlight.
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 13 de Novembro de 2015, 18:02:31
Vontade de comprar um beauty pra usar com strobist em ensaios externa. Mas esse tópico ainda não me fez decidir se vale a pena ou não, apesar de ter gostado mto do resultado do video original.

 :ponder: :ponder:



Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #43 Online: 17 de Novembro de 2015, 05:43:18
AlienBee que o Pope comenta,seria luz continua??????
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 19 de Novembro de 2015, 20:14:50
Melhor modificador de luz que existe é Beauty Dish, ainda mais para externas pela facilidade de montar e por não virar uma pipa ao vento, o prata tem uma perda muito menor, em alguns casos até intensifica, o branco tem uma luz mais suave, acho melhor pra rostos, a grande diferença do beauty dish é o catch light que deixa nos olhos e a cadencia da luz no rosto, afinando o mesmo, um octo deixa um brilho octogonal nos olhos, e o soft quadrado, não são recomendados para retrato, a maioria dos fotógrafos de moda usam Beauty ou enormes sombrinhas com tochas, trabalhei um bom tempo com Mako 3003DC e beauty com ótimos resultados, quando queria ampliar o alcance para corpo inteiro simplesmente colocava o difusor.

Esses Beauty da Mako não são caros e tem um adaptador que eles não informam mas que serve perfeitamente em speedlights.

Vou criar uma conta real aqui para poder mostrar exemplos, já tentei mas recusaram, inclusive bloquearam um tópico meu, pensei que aqui fosse um espaço para colegas trocarem experiências e as vezes desabafarem, mas enfim....