Autor Tópico: Anel Adaptador  (Lida 1956 vezes)

jrrcastro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 04 de Abril de 2015, 13:13:53
Eai galera! Tudo certo?
Estou com uma G6 e comprei um anel adaptador da FOTGA para lentes Nikon, porem como nao tem o Rom eu nao consigo fazer o controle de abertura do diafragma. Isso acaba deixando a imagem escura e nao consigo usar a lente.
A lente que estou tentando usar é da série G da Nikkor.
Alguém tem alguma ideia de como posso fazer para abrir o diafragma manualmente?
Valeu!


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2015, 13:23:01
No caso das lentes G, você precisa de um adaptador com controle de abertura:

http://www.ebay.com/itm/Lens-Adapter-Ring-For-Nikon-G-AI-AI-F-lens-to-Micro-4-3-M43-GH4-GM1-GX7-OM-D-G10-/281262215539?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item417c88d173

Não sei se funicona bem, o melhor seria uma lente antiga que já tenha o controle de abertura na própria lente:


jrrcastro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2015, 13:53:05
Certo Cristiano!
Deixa eu te perguntar. Me falaram que se eu ajustar a abertura do diafragma na câmera Nikon - no caso, com bastante abertura - e retirar a lente com a câmera ainda ligada, o diafragma ficará na abertura que eu deixei.
Procede a informação?


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2015, 15:14:27
Certo Cristiano!
Deixa eu te perguntar. Me falaram que se eu ajustar a abertura do diafragma na câmera Nikon - no caso, com bastante abertura - e retirar a lente com a câmera ainda ligada, o diafragma ficará na abertura que eu deixei.
Procede a informação?

Não sou usuário Nikon, mas acho que é isso mesmo. Ou é nas Canon :ponder:?

Você tem uma câmera Nikon? Senão, mesmo que dê certo, vai ficar sempre travado na mesma abertura até você ajustar de novo (ou, se entendi bem, vai deixar toda aberta e controlar a abertura pelo adaptador). Mais um detalhe, para fazer foco com lentes manuais, é mais fácil fazer o foco com a lente toda aberta e depois fechar o diafragma.


jrrcastro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2015, 15:40:27
Não tenho, mas conheço quem tenha e é a lente desta pessoa que eu já tentei usar e não consegui. Depois vou tentar este procedimento.
O meu anel adaptador não tem controle de abertura do diafragma, ele não tem contato ROM.
Na verdade minha ideia era deixar ela aberta - para deixar a imagem claro - e baixar o ISO e subir a velocidade do obturador. Afinal, não terei acesso sempre a câmera Nikon para ficar mudando a abertura do diafragma, então seria mais fácil ter o controle a partir da redução do ISO e aumento da velocidade.