Autor Tópico: Aumento dos Mega-Pixels e ampliação  (Lida 10860 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2006, 22:32:10
Citar
Confesso que fiquei com receio de me manifestar em relação ao resultado do teste, tirou alguma conclusão, Bruno?
Olha, eu sinceramente não consigo chegar a uma conclusão definitiva...
Uma conclusão que eu chego é que as duas são boas, não noto diferença significativa em termos de nitidez e ruído, de modo que não seria isso que me faria escolher entre uma ou outra. Mas coloquei o teste mais para o pessoal ver mesmo, pois fala-se muito das imagens soft da D80.

Mas não te acanha, dá aí o teu veredicto!  


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2006, 22:33:17
Citar
Alex, eu não falava da resistência e sim da necessidade de mps, mesmo profissionais vejo fazendo 99% dos trabalhos sem precisar mais de 6mps, digo que é bem restrito o número de usuários que realmente precisa. O Ivan p. ex., embora não seja profissional, é um dos poucos aqui que realmente usa mais de 6, mas o fórum tem o que? 4000 usuários registrados? 5000? Faz tempo que não olho, acho que ele é um dos raros que realmente usa 8 a 10 mp algumas vezes. Foi isso que quis dizer, que o mercado tá indo por um caminho mais de marketing, não necessariamente de necessidade.
Eu tenho uma Digital Rebel de 6.3 MPixels e às vezes faço ampliações 20x30cm.
Interpolo 17% no Photoshop para conseguir 20x30 cm a 300dpi. Consigo ampliações de excelente qualidade, mesmo em ISO 800.
Acho que esse negócio de mais megapixels tem sua parcela de marketing mesmo...
Tomara que o aumento absurdo de pixels não deteriore a qualidade de imagem nas futuras câmeras.

 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2006, 22:36:01
Citar
Citar
Alex, eu não falava da resistência e sim da necessidade de mps, mesmo profissionais vejo fazendo 99% dos trabalhos sem precisar mais de 6mps, digo que é bem restrito o número de usuários que realmente precisa. O Ivan p. ex., embora não seja profissional, é um dos poucos aqui que realmente usa mais de 6, mas o fórum tem o que? 4000 usuários registrados? 5000? Faz tempo que não olho, acho que ele é um dos raros que realmente usa 8 a 10 mp algumas vezes. Foi isso que quis dizer, que o mercado tá indo por um caminho mais de marketing, não necessariamente de necessidade.
Eu tenho uma Digital Rebel de 6.3 MPixels e às vezes faço ampliações 20x30cm.
Interpolo 17% no Photoshop para conseguir 20x30 cm a 300dpi. Consigo ampliações de excelente qualidade, mesmo em ISO 800.
Acho que esse negócio de mais megapixels tem sua parcela de marketing mesmo...
Tomara que o aumento absurdo de pixels não deteriore a qualidade de imagem nas futuras câmeras.
Fabio pra 20x30 eu nem interpolo...rs mando direto pro lab no tamanho que sai  
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2006, 22:37:14
Achei o mesmo que vc, Bruno, mas me surpreende pq eu esperava muito mais diferença entre elas. Achei a D80 melhor, mas a D70s não fica devendo.
Nikon/Panasonic Gear


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2006, 22:50:05
Citar
Gustavo, vai do uso que vc faz. Pra amador que não tira tantas fotos assim, não precisa de mais do que a D50 oferece.

Se vc tem um uso mais intensivo, acaba exigindo uma câmera mais resistente, mesmo que perca um pouco da qualidade da imagem, ganha em outros pontos.
Alex, vc está certo quando diz que uma possui mais recursos e mais resitência e isso é muito bom de se ter, mas a questão que tô colocando não é com relação ao recursos oferecidos ou a maior resistência e sim o que vale mais: 6MP com ótima imagem ou 10 MP meia boca?
Só levando em questão a qualidade de imagem e o que se pode fazer com ela: Estes 10 MP que tão oferecendo por aí valem o investimento em relação a um de 6?

Vejamos como exemplo a Fuji que manteve o (ótimo) sensor  e o colocou em um corpo técnicamente melhor: Não seria isso o ideal? Não parece mais honesto (e melhor para nós consumidores) manter um sensor com menos MP ao invés de aumentar e perder qualidade?

Um teste de ampliação seria interessante. Vou falar com o Gmarigo e vê o que dá para rolar.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2006, 23:04:41
Citar
Citar
Não é simples assim. Vc está considerando a foto de 10mp uma porcaria logo de cara. A coisa não é bem assim. A tecnologia também cuida da redução de ruido. A D80 por exemplo, 1 ano mais nova que a D200, já tem um nível de ruido bem melhor, com um sensor de 10mp também.

 
Ah, disso eu duvido muito. Pelo que pude ver, acredito que o nível de ruído de ambas seja o mesmo, pois a imagem da D80 é extremamente soft, com curva de contraste bem diferente (de uma forma que ajuda a mascarar o ruído) e visivelmente mais "lavada" em ISO alto. É claro que assim vai ter menos ruído  :nonono:
Fabio, o que tô questionando tem justamente a ver com estas características da imagem da D80 que vc tá relatando
A Canon 30D então, no meu modo de ver, nem se fala. Entrega uma imagem muito plastificada  por conta de tanto processamento. Pefiro a imagem da 10D longe.

A Canon 5D já tem uma imagem bem melhor, mas aí tem o fato dela usar sensor bem maior também, que reduz em muito a necessidade de filtros físicos ou por firmware para mascarar ruidos e imperfeições. Inclusive ela tem uma imagem bem nítida e isso é muito bom.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2006, 23:20:45
Citar
Bom, se o sensor de 10mp´s da D80 é melhor que o da D70s ou não, cada um pode tirar suas conclusões. Entretanto, me parece certo que a D80 está longe de ser uma câmera ruim, com imagens soft, sem textura, etc.

(Lúzio, acho que o comparativo tem tudo a ver com a idéia do tópico; entretanto, se você achar que é melhor colocá-lo em um tópico separado, para não bagunçar este aqui, eu edito aqui sem problemas. ;))

 
Que isso, Bruno. Eu jamais me incomodaria.
E o que vc tá postando é justamente o que eu tenho questionado e se não hover piora da imagem em termos de nitidez, preservação de texturas e detalhes tanto melhor, pois assim eu posso investir em uma D80 sabendo que meu dinheiro não vai entrar no caminhão do Marketing.
É isso que quero saber, 10 MP com a tecnologia atual acrescentam qualidade ou nem tanto?
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2006, 23:33:36
Citar
Citar
Bom, se o sensor de 10mp´s da D80 é melhor que o da D70s ou não, cada um pode tirar suas conclusões. Entretanto, me parece certo que a D80 está longe de ser uma câmera ruim, com imagens soft, sem textura, etc.

(Lúzio, acho que o comparativo tem tudo a ver com a idéia do tópico; entretanto, se você achar que é melhor colocá-lo em um tópico separado, para não bagunçar este aqui, eu edito aqui sem problemas. ;))

 
Que isso, Bruno. Eu jamais me incomodaria.
E o que vc tá postando é justamente o que eu tenho questionado e se não hover piora da imagem em termos de nitidez, preservação de texturas e detalhes tanto melhor, pois assim eu posso investir em uma D80 sabendo que meu dinheiro não vai entrar no caminhão do Marketing.
É isso que quero saber, 10 MP com a tecnologia atual acrescentam qualidade ou nem tanto?
Acho que se acrescenta, não é muita, mas parece que realmente com os 10Mp's da D80 eu tenho uma margem um pouco maior em termos de ampliação, uma vez que deu para perceber que ela não é tão destrutiva assim em RAW. Agora tô pensando que dava para ter interpolado as imagens da D70s para 10Mp´s para ver como ficariam, mas posso fazer isso depois.

Uma coisa que eu notei, e que pode ser importante para você: parece que a curva mais conservadora da D70s realmente retém mais textura que a D80; ou seja, ainda que eu ache meio chata esta característica da D70s, confesso que ela atinge sua finalidade. Já na D80, a imagem sai da câmera mais "clara", com cores mais vivas (bem do jeito que eu gosto, aliás), mas com um pouco menos textura que na D70s.
Não fiz nenhum teste específico comparando textura, mas a minha impressão até aqui foi esta.  
« Última modificação: 19 de Outubro de 2006, 23:39:13 por Bruno Gomes »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #23 Online: 19 de Outubro de 2006, 23:40:16
Concordo com a ideia que é absurdo passar dos 5 mega pixels para cameras compactas amadoras.
Acho que 6 MP para uma DSRL otimo tambem.

É um absurdo o que as fabricantes jogam e empurram para nós no mercado.

Gostaria de saber onde isso irá parar

Imagem com 100 MP que ucuparão um cartao de 1giga cada foto ?

Só falta....
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #24 Online: 19 de Outubro de 2006, 23:57:50
Bom, até onde eu pude perceber, a D80 não apresenta imagens piores que a D70. Acho que isso já faz a D80 valer a pena.

O maior problema que vejo nessa coisa de aumentar os MPs nas DSLRs APS-C é que as lentes começam a não dar conta. Lembro de quando saiu a D2x, o povo no dpreview ficava reclamando que as lentes que rendiam tão bem nas câmeras de 6MP já não eram aquela maravilha numa de 12.

Aí complica, porque se você quer bastante resolução mesmo, vai ter que inve$tir em lentes. Principalmente se quiser zoom, vai ser um problemão.

Fora que tem o problema da difração... Enfim, acho que não veremos muito mais do que 12MP nesse tamanho de sensor.

Mas sei lá, vai que os fabricantes resolvam provar o contrário? Espero que não.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2006, 00:00:06
Citar
Imagem com 100 MP que ucuparão um cartao de 1giga cada foto ?

Só falta....
A tecnologia n evolui só de um lado... Q tal um cartão de 200gb? Eu n me incomodaria com o tamanho dos arquivos de uma H2D ou H3D...

Mas voltando.. Então.. Alguém do Rio com uma D80 para entrar no teste? Posso tentar descolar uma D2X para o teste tb...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2006, 00:02:30
Citar
Citar
Citar
Bom, se o sensor de 10mp´s da D80 é melhor que o da D70s ou não, cada um pode tirar suas conclusões. Entretanto, me parece certo que a D80 está longe de ser uma câmera ruim, com imagens soft, sem textura, etc.

(Lúzio, acho que o comparativo tem tudo a ver com a idéia do tópico; entretanto, se você achar que é melhor colocá-lo em um tópico separado, para não bagunçar este aqui, eu edito aqui sem problemas. ;))

 
Que isso, Bruno. Eu jamais me incomodaria.
E o que vc tá postando é justamente o que eu tenho questionado e se não hover piora da imagem em termos de nitidez, preservação de texturas e detalhes tanto melhor, pois assim eu posso investir em uma D80 sabendo que meu dinheiro não vai entrar no caminhão do Marketing.
É isso que quero saber, 10 MP com a tecnologia atual acrescentam qualidade ou nem tanto?
Acho que se acrescenta, não é muita, mas parece que realmente com os 10Mp's da D80 eu tenho uma margem um pouco maior em termos de ampliação, uma vez que deu para perceber que ela não é tão destrutiva assim em RAW. Agora tô pensando que dava para ter interpolado as imagens da D70s para 10Mp´s para ver como ficariam, mas posso fazer isso depois.

Uma coisa que eu notei, e que pode ser importante para você: parece que a curva mais conservadora da D70s realmente retém mais textura que a D80; ou seja, ainda que eu ache meio chata esta característica da D70s, confesso que ela atinge sua finalidade. Já na D80, a imagem sai da câmera mais "clara", com cores mais vivas (bem do jeito que eu gosto, aliás), mas com um pouco menos textura que na D70s.
Não fiz nenhum teste específico comparando textura, mas a minha impressão até aqui foi esta.
Seria realmente interessante fazer um teste de amplição em tamanho grande para poder avaliar a difernça no mundo real.
Pensei em fazer um teste onde faria uma foto de uma pessoa usando mesma objetiva (usaria a minha Nikon 80-200 pela qualidade ótica) com máquinas diferentes.
Após isso faria o ajsute para o tamanho de saida. tava pensando em algo em torno de uns 80 cm/ 1 metro.
Faria as interpolações diretas usando a ferrameta Crop ajustada para o tamanho e resolução apropriada a saída. O interesante que com a ferramenta Crop ela "corta" a imagem e já interpola ao mesmo tempo.
Pensei em fazer também umas ampliações menores, tipo 30X40.
O Gmarigo oferceu a D200. Vou falar com ele.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2006, 00:04:55
Citar
Citar
Imagem com 100 MP que ucuparão um cartao de 1giga cada foto ?

Só falta....
A tecnologia n evolui só de um lado... Q tal um cartão de 200gb? Eu n me incomodaria com o tamanho dos arquivos de uma H2D ou H3D...

Mas voltando.. Então.. Alguém do Rio com uma D80 para entrar no teste? Posso tentar descolar uma D2X para o teste tb...
É uma pena que Floripa seja tão longe do Rio, pois seria legal mesmo ter uma D80 no teste também...


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2006, 00:07:58
Citar
Citar
Imagem com 100 MP que ucuparão um cartao de 1giga cada foto ?

Só falta....
A tecnologia n evolui só de um lado... Q tal um cartão de 200gb? Eu n me incomodaria com o tamanho dos arquivos de uma H2D ou H3D...

Mas voltando.. Então.. Alguém do Rio com uma D80 para entrar no teste? Posso tentar descolar uma D2X para o teste tb...
O tamanho do arquivo influencia em cartao maior... maior espaçamento para armazenar as fotos....computador mais potente para processar as fotos..... mais memoria ram.....maior banda de internet (imagine, hoje eles já estao querendo cortar a banda, imagine aumenta-la) = mais grana.

E na prática, não à necessidade de tudo isso.

Eu quero uma imagem de qualidade... e nao uma imagem com quilometros de dimensão.

Deixe estas para as fotos do telescopio da Nasa, eles sim precisam de centenas de Mega Pixels.

Achei  um absurdo o lançamendo da A640 da Canon com seus 10 MegaPixels em um sensor de mesma dimensão da A95, com seus 5 megaPixels.

É bizarro.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2006, 00:13:16 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2006, 00:24:13
Jesiel, isso sem falar que as lentes atuais já estão no gargalo para dar conta de, digamos, uns 12 MP.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.