Autor Tópico: Sua Foto te Representa ?  (Lida 12281 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #15 Online: 08 de Abril de 2015, 08:14:29
Esqueca os outros.

Essa máxima citada por vc acima é algo, na minha opinião, muito complexo. Sei que a maioria aqui não vai querer discutir isso, por achar muito "mi mi mi", mas esse "esqueça os outros" é algo que por mais que tentemos, a MAIORIA não consegue, porque estamos sempre buscando a aprovação das outras pessoas.

Tem que ser muito confiante pra simplesmente ignorar o que os outros vão achar, principalmente quando vc quer viver financeiramente da fotografia.

Quanto a ter ou buscar estilo, creio que não seja bem essa a ideia do tópico aqui.

O "sua foto te representa" é algo bem mais simples do que querer ter estilo próprio, prq é algo implícito, nossos "registros" saem de dentro de nós, por mais que usemos técnicas, ângulos e tratamentos modais, é aquilo que vimos que fica registrado, o que nos chamou a atenção, no lugar que gostamos.

Pelo menos por mim posso dizer sem erro que minha foto me representa: na verdade são partes da minha personalidade, quer eu tente pegar carona no estilo dos outros ou não, prq é a minha visão de coisas que muitos outros tbm vêem, só que do jeito deles.


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2015, 09:49:17
Otimo post Rodrigo!  :ok:

Eu particularmente, ja tive varias mudanças na fotografia, ja tentei trabalhar profissionalmente (hoje somente hooby) , e nesta época pré-matura de conhecimento sofri uns bocados.

Mas acho que todos tende a buscar uma identidade, e uma forma de expressar um aspecto pessoal de sua fotografia.

Eu tenho muito a aprender neste caso, pois ainda passo constantemente por muitas mudanças, buscando novas ideias e inspirações em outros que também (acho) que possa estar passando pelo o mesmo caso.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2015, 10:25:26
Eu só descobri que tenho um "estilo" quando minha filha estava olhando sei lá o que na internet e viu uma foto de outro autor, mas com "meu estilo" e disse:

"olha pai, achei uma foto sua"

Eu olhei e pensei comigo: olha só, parece mesmo uma foto minha... mas não é! Então esse é meu "estilo"

Gosto, sem saber porque ou quando nasceu isso, de destacar absurdamente o assunto da foto, parecendo as vezes que o assunto foi recordado no PS e colado em outro fundo. Faço isso com desfoque de fundo, com iluminação (seja escurecendo ou clareando o fundo diferentemente do assunto) e isso é instintivo. Sai... flui assim. E a percepção de quem vê a foto combina: as fotos que a turma diz: "FOTÃO HEIM CARA" tem essa característica muito aparente.

Característica que eu não via, até ter a percepção de uma criança de 5 anos...  :shock:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2015, 10:59:34
Eu só descobri que tenho um "estilo" quando minha filha estava olhando sei lá o que na internet e viu uma foto de outro autor, mas com "meu estilo" e disse:

"olha pai, achei uma foto sua"

Eu olhei e pensei comigo: olha só, parece mesmo uma foto minha... mas não é! Então esse é meu "estilo"

Gosto, sem saber porque ou quando nasceu isso, de destacar absurdamente o assunto da foto, parecendo as vezes que o assunto foi recordado no PS e colado em outro fundo. Faço isso com desfoque de fundo, com iluminação (seja escurecendo ou clareando o fundo diferentemente do assunto) e isso é instintivo. Sai... flui assim. E a percepção de quem vê a foto combina: as fotos que a turma diz: "FOTÃO HEIM CARA" tem essa característica muito aparente.

Característica que eu não via, até ter a percepção de uma criança de 5 anos...  :shock:

Muito legal o relato. As vezes temos um estilo e nem percebemos.. é o melhor dos estilos, porque vem do inconsciente. As vezes o tal estilo é forçado, porque o fotógrafo quer parecer com um outro que admira, ou com alguma tendência que está na moda... Normalmente não sai tão bem nesse caso.
Eu particularmente ainda estou na fase em que a preocupação é 'não fazer erros bobos', então minha fotografia certamente não me representa. Espero chegar lá um dia...
« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 11:00:04 por tarcisioal »
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2015, 11:27:10
Eu só descobri que tenho um "estilo" quando minha filha estava olhando sei lá o que na internet e viu uma foto de outro autor, mas com "meu estilo" e disse:

"olha pai, achei uma foto sua"

Eu olhei e pensei comigo: olha só, parece mesmo uma foto minha... mas não é! Então esse é meu "estilo"

Gosto, sem saber porque ou quando nasceu isso, de destacar absurdamente o assunto da foto, parecendo as vezes que o assunto foi recordado no PS e colado em outro fundo. Faço isso com desfoque de fundo, com iluminação (seja escurecendo ou clareando o fundo diferentemente do assunto) e isso é instintivo. Sai... flui assim. E a percepção de quem vê a foto combina: as fotos que a turma diz: "FOTÃO HEIM CARA" tem essa característica muito aparente.

Característica que eu não via, até ter a percepção de uma criança de 5 anos...  :shock:
Coloca uma foto para exemplificar!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2015, 12:45:40
entre tantas, essa foto me representa


Coração amarelo
by A Althoff Jr, on Flickr

formato quadrado também me agrada demais, não citei no texto...
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #21 Online: 08 de Abril de 2015, 13:48:49
entre tantas, essa foto me representa


Coração amarelo
by A Althoff Jr, on Flickr

formato quadrado também me agrada demais, não citei no texto...
Belíssimo registro!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 08 de Abril de 2015, 14:28:49
isso?



 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2015, 19:07:05
Acho que esse é um tema interessante para ser debatido
e vou começar por essa última foto postado pelo Althoffj

é claro que eu reparei que a torneira era uma brincadeira e
como uma torneira pode representar alguém?…

pois é

toda vez que citam o nome do Duchamp
me vem a mente a obra “A FONTE” dele

http://api.ning.com/files/13vOhiy8YQm3HewJ-ZLx-GZbXH60YkZFMJzrxA4Egk4un5XlcQ6391Qp7Cvp3BQdR7pB8wgxPUEbnlvoAieUgoB4jlkjY52U/05.Duchamp.AFonte.jpg

a mesma coisa com Edward Weston

http://f508.com.br/web/wp-content/uploads/2009/10/edward-weston-2.jpg

A torneira sempre será apenas uma torneira se vc há vir assim…….
mas uma torneira antes ser torneira tbm é forma, volume, cor, sombra, linhas, etc

Os pintores no séc. XIX diziam que fotografia não era arte pq eles não criavam nada,
a paisagem o cenário já estava lá(pronto), e o fotografo só registrava.
Duchamp se apropria dessa idéia e cria o “Ready Made” objetos prontos com uma forma interessante de ser olhada, retirar o significado de um determinado objeto e se ater somente a forma.

Quando Weston fotografa o pimentão, o que ele busca são as relações formais(forma)
do objeto com o seu espaço…qualquer pimentão daria isso a ele?..não, somente aquele,
pq o significado de pimentão é menos importante que a forma que ele proporciona.
ele utiliza a mesma idéia do “Ready Made” deslocar objetos do seu significado e criar um novo contexto.

Então talvez a torneira possa sim representar alguém….

A idéia de representação pode ser facilmente confundida com o significado do objeto ou
um estilo, esse ultimo um tanto controverso vou deixar para um outro dia de conversa…

mas a palavra que me vem a mente seria “linguagem”
as linguagens são universais, e mesmo que uma pessoa não tenha estudado, somos bombardeados com imagens todos os dias de diversas linguagens que influenciam nosso olhar.

não saber a teoria não quer dizer que a pessoa não saiba ver.

por exemplo
fotografia em primeira pessoa (olhar subjetivo), é a idéia de dar uma opinião sobre o que vc ve e o olhar do fotografo denuncia constantemente a sua própria presença.
um linguagem criada por Robert Frank que teve com o livro “The Americans”
uma das maiores influencias do séc.XX

hoje praticamente vc ve isso em propaganda, cinema, novela, teatro…
as pessoas podem não saber o que é ou de onde vem….mas a veem todos os dias


O nosso olhar é a somatória das influencias(repertório, experiências, etc) ao longo da nossa vida mais a emoção do momento presente.
Fotografia, é isso ai que eu escrevi na linha de cima mais técnica e inspiração.











« Última modificação: 08 de Abril de 2015, 19:11:27 por pkawazoe »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #24 Online: 08 de Abril de 2015, 21:49:27
Ele colocou a foto da torneira pq falaram que a foto dele é um belo registro! :hysterical:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #25 Online: 08 de Abril de 2015, 22:05:32
Ele colocou a foto da torneira pq falaram que a foto dele é um belo registro! :hysterical:
Aquilo não é uma torneira.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 08 de Abril de 2015, 22:09:29
Aquilo não é uma torneira.

É que ele estava falando que era uma torneira, achei mais fácil manter o raciocínio pra não atrapalhar ele mais ainda :ok:


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #27 Online: 09 de Abril de 2015, 08:00:05

isso?



 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Só faltaram as gotinhas de condensação para imitar as de orvalho da flor!
:hysterical: :hysterical:


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Abril de 2015, 10:26:20
Só faltaram as gotinhas de condensação para imitar as de orvalho da flor!
:hysterical: :hysterical:

boa!

 :hysterical:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 09 de Abril de 2015, 21:35:51
Eu ia comentar que essa coisa de buscar estilo é coisa de quem quer vender workshop, mas desisti pra porventura não ofender alguém, mas ai recebi esse e-mail:

Citar
Oi, Tudo certo?

Começo este e-mail com uma pergunta simples: ao olhar uma fotografia feita por você, eu saberei que ela é sua?

A Editora Photos e a PhotosTV trazem para o Brasil David Beckstead,o fotógrafo eleito um dos 10 melhores do mundo pela revista "American Photo Magazine". David trás diretamente dos Estados Unidos o curso: Desenvolva um estilo dinâmico: técnicas para a construção de um estilo único.

Este curso será transmitido na PhotosTV, daquele jeito que você já conhece, ao vivo, online, para todo o mundo. Serão 3 dias de puro aprendizado e com muita prática!
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs