Autor Tópico: Iniciante DSLR, duvidas lentes, hardware e software  (Lida 1306 vezes)

Morelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Online: 06 de Abril de 2015, 20:37:20
Pessoal, estou aprendendo fotografia, comprei minha primeira DSLR uma Nikon D5300.
Ja me disseram que esta camera esta mais do que suficiente para aprender.

Acabei de assistir todo o modulo basico, intermediario e avancado do Sit no youtube.

Qual canal com aulas voces me indicam assistir agora?

Outras duvidas:

- Uso Macbook, estou baixando e instalando o Adobe Bridge ao inves de usar o Iphoto que vem no macbook.
Recomendam Adobe Bridge pra quem usa mac?

- Estou guardando minha camera e lente do kit (usando filtro UV Hoya), dentro da minha malinha de levar a camera. Nao vai fungar assim? Preciso comprar silica, etc?

Valeu!
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, 20:38:46 por Morelli »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2015, 21:28:37
Morelli,

Por partes.

- Você tem uma excelente câmera. Há vários fotógrafos profissionais que a usam no trabalho normal.

- Não se limite a aulas no YouTube. Compre livros de teoria fotográfica e de Arte fotográfica.
Eles vão lhe dar muito mais conhecimento. Procure no fórum que há recomendações de livros.

- Há um site que eu sempre gosto de recomendar. Simples, gratuito, com linguagem clara e direta e ensina as noções básicas da teoria fotográfica sem frescuras. Veja no link.
http://www.calabocaeclica.com/p/curso-de-introducao-fotografia.html

- Quanto ao software, existe o que a Nikon fornece gratuitamente com a câmera. É bom para um iniciante.
Depois, quanto estiver com mais experiencia, eu recomendaria o Lightroom que é mais completo.

- Se a lente ficar guardada na bolsa muito tempo vai desenvolver fungos com 100% de certeza.

Solução: compre uma caixa plástica (transparente ou translúcida), com fechamento hermético, e ponha seu equipamento lá dentro com umas 100 ou 150g de sílica gel. Compre o tipo que possa ser aquecido no forno para retirar a umidade.
Uns 10 ou 12 minutos a 160ºC são suficientes para retirar a umidade e deixar a sílica novamente em condições de uso.

É possível saber a umidade dentro da caixa com um termo higrômetro analógico, que marca a temperatura ambiente e a umidade relativa. Custa barato. Procure em lojas de eletrônicos de grande porte ou na internet.
A umidade dentro da caixa hermética deve ficar entre 45 e 55%. Quando ela aumentar acima de 60% está na hora de retirar a umidade da sílica.
É possível fazer o mesmo com um desumidificante vendido em supermercados (Secar ou similar), ele vai retirando a umidade da caixa e deixando dentro da embalagem. Quando atingir uma marca limite, jogue fora o pote e compre outro.



Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Morelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2015, 21:39:23
Poxa! Valeu!

Espero que de tempo de comprar essa caixa e silica antes de fungar a lente!

Eu acabei instalando o adobe bridge por ser gratuito.

Sera que desinstalo e instalo o da nikon?

O Lightroom é pago né?

Valeu!

Acho q vou experimentar o bridge ja que ja instalei aqui!

Vou pesquisar a caixa e a silica...

Valeu!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
« Última modificação: 06 de Abril de 2015, 22:04:41 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Morelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2015, 22:18:27
Po! Valeu! Ja me inscrevi em todos os canais! Mas lightroom é pago e nao queria investir el software no momento!

Nao da pra usar o adobe bridge? É muito ruim?

Valeu! Vou comecar a assistir os canais! :)


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2015, 08:56:05
Deixar a lente respirar tb é bom. Em uma estante ou prateleira, sempre com as tampas.


lfs

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2015, 08:57:10
Vc pode baixar e testar o lightroom por 1 mês. Se gostar compra. Comprando lá fora, meio fisico, sai mais barato.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2015, 11:20:42
O melhor aprendizado depois das aulas teoricas básicas é a pratica...saia e CLIQUE...as dúvidas vão surgindo e você pesquisa sobre ela...sem praticar não adianta querer absorver tudo de uma vez só.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


S.SILVA

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2015, 18:55:06
O melhor aprendizado depois das aulas teoricas básicas é a pratica...saia e CLIQUE...as dúvidas vão surgindo e você pesquisa sobre ela...sem praticar não adianta querer absorver tudo de uma vez só.
Falou tudo, Pablo. De nada vale conhecimento teórico se não saimos a campo. É na hora do click (e também depois) que as dúvidas surgem. É na busca das respostas que o conhecimento vai solidificando.