Autor Tópico: Adaptador para usar lente Canon em Samsung NX300M  (Lida 3772 vezes)

claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 09 de Abril de 2015, 11:16:10
Amigos, tenho aqui uma lente Canon Stm 40mm 2.8 que está encostada (está à venda, inclusive, nova, na caixa).
Como posso usa-la em minha Samsung nx300m? Preciso de um adaptador, eu sei. Mas mesmo com adaptador as fotos sao ok? O foco funciona perfeitamente? A camera conversa com a lente perfeitamente? Alguem tem alguma experiência pra me passar ou exemplos?
Obrigada.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2015, 11:29:50
Não sei se existe adaptador EOS-NX.

Vou dar a minha opinião com base em uso prévio de lentes adaptadas:

1- O Foco automático não funcionará.

2- A Camera e a Lente - "não se comunicarão" - teria de ser tudo no manual, porém como a lente que cita não possui anel para controle de diafragma no corpo - a adaptação não seria possível, ou seria porém com diafragma fixo....

Em resumo, esquece.... Para a NX300M tive excelentes resultados e prazer com o uso de lentes M42 e adaptador...
Atualmente vendi a minha NX e estou somente com a Canon T5i.

A propósito, tenho uma Lente Hélios M42 + Tubo de extensão M42 para macro que usei muito na minha NX - estão parados aqui, se tiver interesse em fazermos negócio na sua 40mm, podemos conversar - se positivo mande MP.

Abraços
« Última modificação: 09 de Abril de 2015, 11:30:09 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2015, 11:36:40
Obrigada pela resposta!

Pq vendeu sua nx?

Essa lente que vc cita, como ela funciona?
Tem foco automático? Conversa perfeitamente com a câmera?

Tem fotos de exemplo? Quais sao as especificaçoes?
Obrigada!


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2015, 11:53:57
Olá Claze, olha aí melhor antes de investir em lentes adaptadas, dar uma lida sobre o assunto, é um mundo fantástico, porém bem diferente do "automático" - com suas alegrias e tristezas....

De forma geral as lentes que "conversarão com a câmera perfeitamente" serão somentes aquelas feitas para o mount da sua câmera - no caso o mout NX da Samsung. Atualmente temos a própria Samsung que faz s suas lentes e fora do país já temos opções de outras marcas - como Rokinon se não me engano...

As mirrorless facilitaram a adaptação de lentes manuais antigas, devido a ausência de espelho, etc...
A vantagem é de poder ter "vidros" consagrados, de excelente qualidade, algumas comparáveis a lentes top atuais (em qualidade de nitidez, aberração, etc...) por um preço excelente. A desvantagem é de perder os ajustes da câmera: o controle do diafragma é feito no anel da lente, o foco é manual - a NX 300 possui o excelente recurso de focus peaking, que auxilia e muito no foco manual.

Quanto a minha NX300, anteriormente tinha uma Canon T2i - vendi e parti para mirrorless - acreditava que era o futuro... minha NX300 deu um problema e envia para a Samsung na garantia, não havia conserto e me devolveram o dinheiro... como já estava insatisfeito com a ausência de um visor (além do LCD) e desejo de voltar para a Canon, evitei comprar novamente uma mirrorless...

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2015, 15:57:47
Entendi Ronaldo! Legal!

Vi que algumas pessoas tiveram problemas com a NX 300, espero não ter nenhum! hehehehe!!!

Então, mas qual o valor dessa lente + adaptador seu?

Estou pedindo 470 na 40 mm 2.8.
Vc está em SP?



claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2015, 16:25:58
Você tem o link de fotos feitas com a sua nx300 + essa lente?