Autor Tópico: Olympus E-M5 Mark II - impressões  (Lida 11813 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 29 de Abril de 2015, 09:11:46
Que maravilha!!! Muito obrigada!!
Sensacional!!
Olha, eu AMO minha E-M5. Amo, amo. mas só por esse obturador eletrônico, eu trocaria o corpitcho. Que delícia fazer fotos com grandes aberturas em ambientes ensolarados sem depender de filtro ND!!


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 29 de Abril de 2015, 09:32:24
Que maravilha!!! Muito obrigada!!
Sensacional!!
Olha, eu AMO minha E-M5. Amo, amo. mas só por esse obturador eletrônico, eu trocaria o corpitcho. Que delícia fazer fotos com grandes aberturas em ambientes ensolarados sem depender de filtro ND!!

Sim, ele é útil nesses casos - e em locais onde você precisa fazer silêncio. Ainda não testei se a qualidade de imagem perde algo além da possiblidade de rolling shutter (em algumas Panasonic a imagem passa de 12 para 10 bits, se não me engano); se a qualidade for a mesma, posso usar mais seguido, em sessões com muitas fotos (como em shows, onde tiro cerca de 400 fotos) pra preservar o shutter mecânico.

Esqueci de mencionar o modo em alta resolução - tentei tirar umas naquele mesmo momento da foto noturna de Manhattan, mas realmente ele é extremamente sensível; somente a vibração dos carros no parapeito que usei de suporte já bastava para borrar a foto. Na verdade a primeira foto que consegui tirar boa com ele foi ontem, mostrando a câmera aqui no trabalho pra um amigo, com ela apoiada em uma das baias do trabalho, tirando foto de uma mesa distante. Aí é realmente sensacional, a resolução é inacreditável.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #17 Online: 29 de Abril de 2015, 11:02:19
Que maravilha. Sensacional essa câmera. Obrigado pelas fotos e se puder posta mais, estou adorando... :ok:  :D :) :ok:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 29 de Abril de 2015, 13:13:12
Oi Claudio,

Dois recursos que me motivam a comprá-la são o disparo silencioso (usava na X100s, era muito bom para discrição...) e a estabilização superior à da E-M10 para usar com a 100-300. Esses anos todos no hobby e duas coisas eu não uso mesmo, é lente fixa e tripé...  :ok:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2015, 13:48:51
Mas olha, depois de usar as duas, eu sigo respeitando o IBIS da E-M10 - diria que, pra fotos, ele tem uns 80% da eficiência do IBIS da E-M5 II.

Pra vídeo, sim, a diferença é imensa - justamente pois os eixos x e y são mais "usados" em vídeo, onde tem movimentação.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2015, 14:20:03
...eu sigo respeitando o IBIS da E-M10 - diria que, pra fotos, ele tem uns 80% da eficiência do IBIS da E-M5 II...

Oi Marcio,

Adorei as fotos que fiz até hoje com a E-M10 + 24-40 Pro e 40-150, mas preciso de tele longa. O lance é que, para tele longa (e isso para Nikon FF não tem nada a a ver comigo nem tampouco com o meu orçamento...) como a 100-300 e a 75-300, achei que a estabilização da Mk 2 seria mais eficaz do que a da E-M10 PARA FOTO. Entretanto, já li que esses "5 eixos" para teles longas não fazem muito diferença, e até a estabilização da lente seria melhor. O que vc acha? Continuo com a E-M10?

Grande abraço, :ok:

Edric


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2015, 14:53:13
Oi Marcio,

Adorei as fotos que fiz até hoje com a E-M10 + 24-40 Pro e 40-150, mas preciso de tele longa. O lance é que, para tele longa (e isso para Nikon FF não tem nada a a ver comigo nem tampouco com o meu orçamento...) como a 100-300 e a 75-300, achei que a estabilização da Mk 2 seria mais eficaz do que a da E-M10 PARA FOTO. Entretanto, já li que esses "5 eixos" para teles longas não fazem muito diferença, e até a estabilização da lente seria melhor. O que vc acha? Continuo com a E-M10?

Grande abraço, :ok:

Edric

Acho que a estabilização da lente não seria melhor - nunca usei a 100-300, mas ao menos com a 45-175 tanto a estabilização da E-M10 quanto da E-M5 II são melhores. Nada absurdo, mas é um pouco melhor.

Se você estivesse com a lente eu dava uma passada aí com a E-M5 e a gente fazia um teste prático. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2015, 15:46:25
...Se você estivesse com a lente eu dava uma passada aí com a E-M5 e a gente fazia um teste prático. :)

Não vou lhe dar esse trabalho...  :ok:

Ela é maiorzinha que a E-M10, acha que a usabilidade e a estabilidade compensam pagar apenas 200 dólares menos que a E-M1? Trocar a E-M10 por ela?

Pergunto pq muitas vezes trocamos essas coisas para, ao final, ficarmos com a sensação de 6 por meia-dúzia...  :shock:

Forte abraço,

Edric


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Maio de 2015, 14:47:50
Não vou lhe dar esse trabalho...  :ok:

Ela é maiorzinha que a E-M10, acha que a usabilidade e a estabilidade compensam pagar apenas 200 dólares menos que a E-M1? Trocar a E-M10 por ela?

Pergunto pq muitas vezes trocamos essas coisas para, ao final, ficarmos com a sensação de 6 por meia-dúzia...  :shock:

Forte abraço,

Edric

Ainda quero fazer um comparativo bom entre a E-M10 e a E-M5 II (sei lá quando...), mas basicamente eu diria que a diferença entre elas aparece somente nas situações que a E-M10 não possui o mesmo recurso: alguma mapeamento a mais de botão, em vídeo, ou usando o electronic shutter. Onde ambas possuem a mesma capacidade de "atuar", a diferença é muito pequena ou inexistente.

A E-M5 é levemente maior, mais você só nota colocando elas lado a lado. Na mão, são virtualmente do mesmo tamanho e a E-M5 é pouca coisa mais pesada. O dial dianteiro da E-M5 é melhor, mas eu prefiro a posição do dial traseiro da E-M10 (para mim é o melhor dial que já usei).

Em relação à E-M1, precisaria olhar os controles dela para comparar com a E-M5. Em tamanho, uma curiosidade - eu comprei o grip externo novo da E-M5, aquele que vem com mais um dial e o shutter; usei ele alguns dias, e quando fui na B&H e peguei uma E-M1 na mão...ficou igualzinho. :) Os grips são levemente diferentes, mas pegando na mão parecia o mesmo grip.

Sendo rasteiro (teria de fazer vários testes pra ter certeza), a E-M1 eu recomendaria para quem precisa de alto fps, tracking melhor pelo PDAF, usar as velhas lentes 4/3, ou precisa de um weather sealing mais forte. A E-M5, para quem quer fazer vídeos, precisa de controles extras em relação à E-M10 (para vídeo ou usar lentes manuais, por exemplo), ou vai usar o modo de alta resolução. Os dois primeiros desses 3 itens eram o meu caso, então fiquei satisfeitíssimo com a E-M5.

Mas se não precisa dos diferenciais das duas maiores, a E-M10 faz a mesma coisa que ambas. A qualidade de foto é bem semelhantes (se não for igual), o EVF (para minha surpresa) não fica quase atrás da E-M5 (que é o mesmo da E-M10), o IBIS é muito bom (melhor que o OIS de várias lentes da Panasonic), o LCD tilt é mais conveniente que o da E-M5 se você não vai filmar ou tirar selfies. Diria que, para usar somente para fotos, usando lentes nativas m4/3 e não sentindo falta importante de algum controle manual específico ou do electronic shutter, a E-M10 é o melhor custo benefício das três.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Maio de 2015, 15:44:47
Muito obrigado, Marcio, suas impressões são importantes: a diferença de apenas (relativamente...) 200 dólares entre a Mk2 e a E-M1 para quem não faz vídeo mais elaborado compensam trocar a E-M10 pela E-M1, em minha opinião.

O "motivo" da tal troca é simples: gostaria de uma tele longa (>300mm FF) e não vou colocar (não tenho também...) $2700 e outros tantos quilos em uma 80-400 da Nik. A E-M10 com a 40-150 me impressionaram bastante, e usar a 75-300 ou a 100-300 da Oly/Pana é perfeitamente satisfatório por 1/5 desse preço. Entretanto, por experiência própria, essas lentes são "escuras" e quanto mais estabilidade vc tiver melhor. Embora também já tenha lido que o IBIS não é tão eficaz para teles longas, mas é aquela situação de "qualquer tiro para o lado do inimigo é um bom tiro"...  :ok:

Forte abraço,

Edric
« Última modificação: 05 de Maio de 2015, 15:56:38 por efilho »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #25 Online: 05 de Maio de 2015, 17:00:03
Ainda quero fazer um comparativo bom entre a E-M10 e a E-M5 II (sei lá quando...), mas basicamente eu diria que a diferença entre elas aparece somente nas situações que a E-M10 não possui o mesmo recurso: alguma mapeamento a mais de botão, em vídeo, ou usando o electronic shutter. Onde ambas possuem a mesma capacidade de "atuar", a diferença é muito pequena ou inexistente.

A E-M5 é levemente maior, mais você só nota colocando elas lado a lado. Na mão, são virtualmente do mesmo tamanho e a E-M5 é pouca coisa mais pesada. O dial dianteiro da E-M5 é melhor, mas eu prefiro a posição do dial traseiro da E-M10 (para mim é o melhor dial que já usei).

Em relação à E-M1, precisaria olhar os controles dela para comparar com a E-M5. Em tamanho, uma curiosidade - eu comprei o grip externo novo da E-M5, aquele que vem com mais um dial e o shutter; usei ele alguns dias, e quando fui na B&H e peguei uma E-M1 na mão...ficou igualzinho. :) Os grips são levemente diferentes, mas pegando na mão parecia o mesmo grip.

Sendo rasteiro (teria de fazer vários testes pra ter certeza), a E-M1 eu recomendaria para quem precisa de alto fps, tracking melhor pelo PDAF, usar as velhas lentes 4/3, ou precisa de um weather sealing mais forte. A E-M5, para quem quer fazer vídeos, precisa de controles extras em relação à E-M10 (para vídeo ou usar lentes manuais, por exemplo), ou vai usar o modo de alta resolução. Os dois primeiros desses 3 itens eram o meu caso, então fiquei satisfeitíssimo com a E-M5.

Mas se não precisa dos diferenciais das duas maiores, a E-M10 faz a mesma coisa que ambas. A qualidade de foto é bem semelhantes (se não for igual), o EVF (para minha surpresa) não fica quase atrás da E-M5 (que é o mesmo da E-M10), o IBIS é muito bom (melhor que o OIS de várias lentes da Panasonic), o LCD tilt é mais conveniente que o da E-M5 se você não vai filmar ou tirar selfies. Diria que, para usar somente para fotos, usando lentes nativas m4/3 e não sentindo falta importante de algum controle manual específico ou do electronic shutter, a E-M10 é o melhor custo benefício das três.

A Em5 II é maior que a Em10, é?? E a Em10 já é maior que a Em5 I.... vixi.
Fiquei impressionada em pegar a Fuxi XE-1 com lente 16-50mm e ser mais leve do que a EM5 I com lente 25mm f/1.4. Era algo que eu não esperava.
Bem, me desanimou um pouco o tamanho da EM5 II. Gosto tanto do tamanho da minha 5 I...


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #26 Online: 05 de Maio de 2015, 17:32:14
A Em5 II é maior que a Em10, é?? E a Em10 já é maior que a Em5 I.... vixi.

EM-5 II = 124x84x46
EM-5 = 122x89x43
EM-10 = 119x82x45
Portanto EM-10 MENOR que EM-5. A EM-5 II é 2mm mais larga, 3mm mais "gorda" e 5mm mais baixa que a EM-5.
« Última modificação: 05 de Maio de 2015, 17:33:47 por daluco »
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #27 Online: 05 de Maio de 2015, 18:32:50
EM-5 II = 124x84x46
EM-5 = 122x89x43
EM-10 = 119x82x45
Portanto EM-10 MENOR que EM-5. A EM-5 II é 2mm mais larga, 3mm mais "gorda" e 5mm mais baixa que a EM-5.

Aiiii, confundi EM-10 com EM-1, rsrs. Foi malz, foi mallllzzz!!


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #28 Online: 05 de Maio de 2015, 23:10:16
Aiiii, confundi EM-10 com EM-1, rsrs. Foi malz, foi mallllzzz!!

 :ok:
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 08 de Maio de 2015, 09:58:18
A Em5 II é maior que a Em10, é?? E a Em10 já é maior que a Em5 I.... vixi.
Fiquei impressionada em pegar a Fuxi XE-1 com lente 16-50mm e ser mais leve do que a EM5 I com lente 25mm f/1.4. Era algo que eu não esperava.
Bem, me desanimou um pouco o tamanho da EM5 II. Gosto tanto do tamanho da minha 5 I...

A E-M5 II é menor que a E-M1, e um pouco maior que a E-M10 - mas como falei, só se nota colocando a E-M10 e a E-M5 II lado a lado, na mão as duas parecem exatamente a mesma coisa (controles e grip à parte). QUase nunca mexi na E-M5 I, então não posso te dizer como seria.

Quanto à X-E1, eu tive a impressão contrária, fiquei desanimado por achar ela leve demais, hehehe. Gosto de câmeras "densas" (mas sem o peso de uma DSLR).

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci