Essas opiniões são muito boas, Marcio. Comparações com a E-M10, E-M5 e outras sempre interessam, coisas do tipo:
- estabilidade percebida no dia a dia para vídeos sob baixa luz e luz normal;
- estabilidade real do IBIS usando lente pouco luminosa;
- fotos feitas com o flash que a acompanha;
- solidez do corpo, etc.
Essas coisas do uso normal. A verdade é que vc tinha que ter trazido a 40-150 Pro, mas o preço é realmente salgado e vc sempre compra o teleconverter junto... Quase $2000 de lente para um equipamento fantástico que, infelizmente, ainda sofre com a liquidez aqui na nossa Terrinha...
A ironia é que o plano era pra ter ido ano passado na Black Friday - e desisti justamente pois estava com idéia fixa de comprar a 40-150 Pro, e ela não havia sido lançada. Na verdade, eu ia comprar a 40-150 Pro, a LX100 e a FZ1000...
A 40-150 caiu pelo custo - se um dia eu passar a ganhar dinheiro com isso, ela volta a ser opção. E a 45-175, apesar de escura, se mostrou melhor que o esperado pra atividade principal (foto de shows), e também tenho uma série de primes que cobrem o range (Olympus 45mm 1.8 e 75mm 1.8, uma Chinon 135mm 2.8 e a Nikon 180mm 2.8). O peso na bolsa é (bem) maior, mas o rombo no bolso é bem menor.
A FZ1000 também caiu pelos testes da 45-175mm. A função dela seria para usar em festivais (que implicam com câmera com lentes intercambiáveis); mas o range final é semelhante ao da 45-175mm, e a captação de luz da 45-175mm é melhor (FZ1000 no final do range é 400mm f/4.0, e a 45-175mm é 350 f/5.6 - mas o sensor m4/3 é bem maior).
E, no final, acabou saindo a E-M5 II, que acho que vai ser mais útil que as opções acima em custo - benefício.
Sobre os itens, com o tempo vou poder responder melhor, mas do que vi até agora:
- estabilidade em vídeo: é realmente incrível, mas vou testar mais - todos ficaram extremamente estáveis, mas alguns saíram com efeito "wooble", provavelmente pelo modo de IS em vídeo usado. A qualidade do vídeo dela...em definição é BEM inferior à qualquer Panasonic; na verdade, é quase a mesma da E-M10, as cores são melhores e o codec não quebra mais com folhagens e detalhes em movimento com o aumento do bitrate. Mas tem moiré e aliasing visíveis. Porém...em alguns casos, a estranheza da tonalidade deles me pareceu bem agradável, quase como usar uma lente antiga.
Logo subo uns exemplos.
- estabilidade com lente pouco luminosa: a imagem que mandei tempos atrás do Carnegie Hall foi com a 14mm usando 1/2 seg de shutter.
4 stops são obtidos facilmente.
- flash que acompanha: quase não usei ainda. Ele é pequeninho, então não se pode esperar potência dele; mas funciona muito bem em TTL, e com a cabeça móvel podendo usar para rebater para cima e para os lados dá uma boa ajuda na funcionalidade. E é bem bonitinho
- solidez do corpo: excelente. Nada tem folga, os dials são excelentes, botões (exceto o do AEF/AFL) tem excelente feel, o display tilt é bem construído...para usar um exemplo que você conhece bem, achei a construção dela superior à da X100s.