Autor Tópico: Problemas com AF - NX300M  (Lida 1650 vezes)

t1ago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 13 de Abril de 2015, 09:44:39
Pessoal comprei uma NX 300M recentemente e tenho as lentes 18-55 (do kit) e a 30mm. Acontece que a câmera as vezes se perde no AF em cenas comuns (com boa iluminação e distância focal correta) estou estranhando muito. Será que o corpo está com defeito? Tem algum teste com AF que eu possa ter certeza que o corpo está com problemas? Pois testei com as duas lentes e ocorre o mesmo, ou seja, não parece ser problema na lente...

PS: Não tenho outro corpo NX pra testar as lentes...


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2015, 12:37:44
t1ago, tenho a NX3000, são parecidas, umas das principais diferenças é que a NX300M tem autofoco híbrido, combinando AF por fase e AF por contraste, enquanto a NX3000 só foca por contraste. Também notei isso, especialmente em DFs mais longas, quando a abertura cai abaixo de F/4, precisa de muito contraste pra travar o foco, acredito que o AF por fase do sensor, apesar de mais rápido, sofre do mesmo problema conforme passa a entrar menos luz. Esse problema ocorre na mesma proporção com a 30 F/2? Eu fiz pocas fotos com ela, mas notei que o AF falhava bem menos em baixa luz que a 16-50 F/3.5-5.6 setada em 30mm ou mais.

T+



t1ago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2015, 13:25:33
Acontece mesmo com a 30 F/2, não percebi diferença... Porém para citar um exemplo que ocorreu:

"Fiquei infinitamente tentando focar um grupo de pessoas para um simples retrato a luz do sol (com um muro cinza de fundo) e a câmera travava no AF, fiquei 1 minuto apertando o AF e não focava de jeito nenhum. Só funcionou depois de apontar para o pé das pessoas (pra baixo) e usar o AF travado e voltando a "mirar" no rosto com a marcação do AF que estava no pé.

To passando raiva, vou levar amanha pra assistência por via das dúvidas...


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2015, 16:46:57
Darei meu pitaco sem conhecer a câmera (pretendo comprar ainda). Não resolve mudando o tipo de focagem? Ponto Central por exemplo.
César L. T.