Autor Tópico: A importância do IS (?)  (Lida 3751 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2015, 09:13:23
Eu gosto e deixo ligado em todas as minhas objetivas que têm. Não acho nem um pouco essencial, vivo sem tranquilamente, mas se tem IS eu uso. Mesmo na minha 28mm e na minha 35mm eu uso.

Ajuda em muitas coisas, mesmo em locais escuros e usando flash, no mínimo ajuda a estabilizar a imagem que vejo no visor. Isso é totalmente pessoal, mas minhas mãos tremem muito, então uma imagem paradinha no visor ajuda demais.

Mas acho que a melhor aplicação do IS é mesmo em vídeo, ajuda demais, mesmo se usar monopé.


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2015, 19:10:58
Percebi que o tema não é muito pacífico. Há opiniões para ambos os lados.
Como meu uso atual é mais de fotos do cotidiano, retratos, paisagens, festas, familiares e amigos, situações que normalmente não dá para usar tripé, meu caso seria mais o de utilizar lentes com IS.

Andei simulando um estúdio caseiro aqui no meu cafofo e surgiu uma outra dúvida: não é comum usar tripé para retratos, estou certo?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2015, 19:35:31
Percebi que o tema não é muito pacífico. Há opiniões para ambos os lados.
Como meu uso atual é mais de fotos do cotidiano, retratos, paisagens, festas, familiares e amigos, situações que normalmente não dá para usar tripé, meu caso seria mais o de utilizar lentes com IS.

Andei simulando um estúdio caseiro aqui no meu cafofo e surgiu uma outra dúvida: não é comum usar tripé para retratos, estou certo?

Acho que é como todo acessório, existirão opiniões diversas sobre sua importância. A mesma discussão poderia ser feita sobre a importância do tripé, do flash, do polarizador, do color chart, do calibrador, do lightmeter, etc.


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2015, 20:31:20
Acho que é como todo acessório, existirão opiniões diversas sobre sua importância. A mesma discussão poderia ser feita sobre a importância do tripé, do flash, do polarizador, do color chart, do calibrador, do lightmeter, etc.

Você está certo, mas talvez não tenha me expressado corretamente. O que eu queria dizer é que não há uma forte tendência para um dos lados (os que gostam do IS X não gostam do IS). Pelo menos foi o que percebi.
Diferente de alguns outros assuntos que são bem mais definidos, havendo algumas poucas exceções, é claro. Exemplo: o uso do flash da própria câmera. Pelo que andei lendo por esse mundão da internet à fora, a maioria raramente o utiliza.
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 20:32:02 por andresylva »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2015, 20:46:51
Eu acho que se levar em conta os milhões de usuários de câmeras, a maioria deles usa flash incorporado. Vai em um hotel, Cruzeiro, turismo em geral, as pessoas usam. Dentro de grupos especializados em fotografia o uso cai muito, mas ainda tem gente que usa.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2015, 20:58:30
Eu particularmente prefiro uma objetiva com IS do que sem, não tenho as mãos tão firmes e acaba ajudando. Nunca tive problemas decorrentes do uso do estabilizador e não fotografo ação/esportes, então pra mim mais ajuda do que atrapalha.

T+


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2015, 21:37:14
... Dentro de grupos especializados em fotografia o uso cai muito, mas ainda tem gente que usa.

Foram grupos especializados a que me referi.

Sem dúvida, no geral, considerando as milhões de câmeras compactas existentes no planeta, sim. A maioria usa o flash incorporado. Até eu com minhas compactas.



ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Abril de 2015, 07:43:21
Acho que a questão do IS, vai ficando cada vez mais irrelevante - diante de cada vez mais lançamentos, mesmo de entrada com o recurso, para a Canon ,por exemplo, tem se tornado um padrão para a maioria das objetivas, em muitas delas não temos a opção de escolher de queremos uma versão com ou sem IS, a última não existe.

Acho que quando começamos valorizamos demais o recurso de estabilização, como algo que mudará nossas fotos, o marketing tem muita culpa nisso, evidente.

Fiquei um período com uma mirrorless sem estabilização no corpo e utilizando lentes manuais - na imensa maioria das vezes, nem lembrava do detalhe da ausência do IS - me adaptei a situação...

A situação que me incomodou muito no passado, foi com o uso de uma tele, acho que a 70-300 EF (sempre faço confusão entre ela e a 75-300) em uma T2i, neste caso sem IS era um inferno, em 250 ou 300mm ficava complicado para focar, parecia pelo visor que estava em um barco em alto mar com as aguas agitadas !!!!

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 15 de Abril de 2015, 09:28:15
em 250 ou 300mm ficava complicado para focar, parecia pelo visor que estava em um barco em alto mar com as aguas agitadas !!!!

Isso! Uma das coisas que eu mais gosto do IS em tele, ajuda a compor.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Abril de 2015, 09:43:54
Isso! Uma das coisas que eu mais gosto do IS em tele, ajuda a compor.

 :ok: :ok:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/