Autor Tópico: O mínimo do Mínimo para edição  (Lida 10105 vezes)

nathansuris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 13 de Abril de 2015, 14:05:39
Procuro em tópico por tópico mas não acho a resposta, resolvi criar uma conta e perguntar eu mesmo.

Quero uma configuração mínima, pra quem não pode gastar com máquina.

Minha configuração atual é:

Placa Gigabyte fsb 1600
Processador AMD 2.0ghz
Memória 2gbs 666mhz
Sem placa de vídeo dedicada
e HD 500gb

Edito fotos tranquilo no PhotoShop 6, mas na hora de editar vídeo no sony vegas o review fica travando.
Quero fazer um update gastando pouco, só pra não travar tanto o preview pois para editar clipes preciso de uma sincronia da música e do vídeo.
Não quero uma opção que renderize rápido, ou que meu computador fico super leve, só quero conseguir editar e ver a edição legal. Quero upar ele com o que minha placa mãe suporta:

Memória 4GB 800mhz
Processador Processador Intel Core 2 Duo E8600 3.33GHz
e depois por uma placa de vídeo.

Então, consigo ter um desempenho MÍNIMO?

EDITO VÍDEOS DE UMA NIKON D5200!
« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 14:12:53 por nathansuris »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2015, 14:55:17
A placa de vídeo ajuda um pouco com a memória, mas o processamento vai continuar todo no processador, e creio que este nem é o gargalo. Eu recomendaria melhorar a memória, depois o HD e finalmente o processador. 4Gb de RAM é o mínimo, mas tem que avaliar qual é seu SO: Se for Windows 32 bits, não adianta colocar mais memória. Se for 64 bits, ok.

O HD normalmente é subestimado, mas sugiro colocar um SSD pra trabalhos em curso, e deixar o HS só pra armazenamento de longo prazo. A diferença entre um e outro é gritante.

As placas de vídeo costumam ter memória mais rápida que a RAM do computador (caso do vídeo onboard), então em algumas condições, pode-se observar melhora. Porém menos que nos outros dois fatores.


nathansuris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2015, 15:10:21
Meu W7 é 64bits, a memória vai ter que ser 4gb mesmo, pois minha placa mão não suporta mais que isso.
Então vou optar por uma placa de video ao invés do processador.

O tempo de renderização é grande (1 hora pra um vídeo de 5 minutos em 1080p) mas isto não me incomoda, só quero conseguir ver o preview sem travar, mesmo que seja em qualidade baixa.

Qual placa de vídeo seria adequada?


minerobc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2015, 16:04:15
Se tua placa mãe atualmente tem um processador amd, ela não tem suporte para o core 2 duo que você ta querendo colocar. Inicialmente eu daria up em memória, acredito ter a melhor relação CxB. O problema é que não sei se vale tanto a pena investir em memórias DDR2, que são uns 30% mais caras que a DDR3. Enfim, quanto tu quer gastar? e se tiver o modelo exato da placa mãe ajuda na escolha de um processador na capacidade limite dela.


nathansuris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2015, 16:48:20
Minha placa mãe é essa http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2521#sp

Pretendia por:
memória 4gb (em torno de 200 reais)
Geforce 9800 gt (em torno de 290)

Queria gastar inicialmente em torno de 500 reais.


minerobc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2015, 17:43:48
Considerando o orçamento e o fato de continuar no slot 775. Eu partiria para todo esse sistema porém comprando as peças usadas.
Processador core 2 duo e8400 - ~R$ 80,00
Kit 2 memórias 2gb ddr2 - ~R$ 120,00
Vídeo 9800gt (sendo até uma 9600gt, 8800gt, hd4850... 512mb uma boa opção) - ~R$ 150,00
Uma fonte boa pra aguentar tudo por volta de uns 200 reais.
Passou cinquentinha, mas na fonte talvez de pra baixar um pouco, qualquer uma com uns 350w vai aguentar de boa, e você fica com a opção de tentar vender o teu atual processador também.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2015, 17:44:10
Minha placa mãe é essa http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2521#sp

Pretendia por:
memória 4gb (em torno de 200 reais)
Geforce 9800 gt (em torno de 290)

Queria gastar inicialmente em torno de 500 reais.

Tá pouco. A memória sempre é bom custo-benefício. A placa de vídeo, como eu disse, não ajuda muito com vídeo. Um SSD de 120 Gb tá custando uns 260 reais no ML, mas este espaço vai ficar apertado pra edição de vídeo. Minha dica seria comprar a memória já e juntar mais um pouco pra comprar um SSD de pelo menos 240 Gb.


nathansuris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2015, 13:01:40
Considerando o orçamento e o fato de continuar no slot 775. Eu partiria para todo esse sistema porém comprando as peças usadas.
Processador core 2 duo e8400 - ~R$ 80,00
Kit 2 memórias 2gb ddr2 - ~R$ 120,00
Vídeo 9800gt (sendo até uma 9600gt, 8800gt, hd4850... 512mb uma boa opção) - ~R$ 150,00
Uma fonte boa pra aguentar tudo por volta de uns 200 reais.
Passou cinquentinha, mas na fonte talvez de pra baixar um pouco, qualquer uma com uns 350w vai aguentar de boa, e você fica com a opção de tentar vender o teu atual processador também.

Minha fonte já é de 350w, eu usava uma 9600gt mas ela queimou depois de uns anos kkkk... minha unica dúvida ainda é, qual desses vai ajudar para "visualizar o preview sem travar", na renderização ainda não tenho problema pela demora pois trabalho com videos de no máximo 5 min.


nathansuris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2015, 13:08:48
no ssd eu preciso deixar quais arquivos? só os vídeos? se por enquanto eu trabalhar com no máximo 50gb de vídeos posso comprar uma ssd de 120gB?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2015, 14:05:46
no ssd eu preciso deixar quais arquivos? só os vídeos? se por enquanto eu trabalhar com no máximo 50gb de vídeos posso comprar uma ssd de 120gB?

Pode, sim. Deixe o sistema operacional, principais programas e vídeos no SSD, e todo o resto que não precisa de velocidade no HD.


nathansuris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2015, 14:52:18
Então só pra terminar me digam, terei uma performance realmente melhor com o seguinte up:

2gb                       >      4gb
AMD 2.0ghz 1mb   >      Intel 3.3ghz 6mb
Hd 500gb              >      HD500GB+ 160GB SSD
   
e mais pra frente uma Geforce 9800gt.

Consigo editar video sem o travamento no preview do Vegas 11?


minerobc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #11 Online: 14 de Abril de 2015, 15:04:05
Acho que da pra fazer o básico bem na boa, cortes, tratamento etc... Uso um note com i3 e 6gb e vai tranquilão. Pra efeitos bem pesados da uma engasgadinha, mas nada muito desesperador.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #12 Online: 14 de Abril de 2015, 15:18:31
Tá pouco. A memória sempre é bom custo-benefício. A placa de vídeo, como eu disse, não ajuda muito com vídeo. Um SSD de 120 Gb tá custando uns 260 reais no ML, mas este espaço vai ficar apertado pra edição de vídeo. Minha dica seria comprar a memória já e juntar mais um pouco pra comprar um SSD de pelo menos 240 Gb.

Errou.
A placa de vídeo é essencial para trabalhar com vídeo. Busque uma GTX 640 da Nvidia, vai estar bem equipado.
SSD é a última coisa pra se colocar nessa máquina.

Vai ter que comprar uma placa mãe nova também, para dar suporte ao i3. Se conseguir colocar 8gb de ram era uma boa.

A sequência de upgrade é a seguinte: Placa mãe > Intel I3 > Gtx 640 > 8gb de ram > HD 500GB > SSD
Depois tu vai ter as otimizações de software pra configurar, qualidade do preview, cache, etc etc.
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 15:22:14 por C. Ferrari »


nathansuris

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2015, 15:28:28
Errou.
A placa de vídeo é essencial para trabalhar com vídeo. Busque uma GTX 640 da Nvidia, vai estar bem equipado.
SSD é a última coisa pra se colocar nessa máquina.

Vai ter que comprar uma placa mãe nova também, para dar suporte ao i3. Se conseguir colocar 8gb de ram era uma boa.

A sequência de upgrade é a seguinte: Placa mãe > Intel I3 > Gtx 640 > 8gb de ram > HD 500GB > SSD
Depois tu vai ter as otimizações de software pra configurar, qualidade do preview, cache, etc etc.

Como já disse varias vezes, quero uma opção muito básica, usando opções a partir da minha placa mãe, obtendo um gasto mínimo...

trabalho com o sony vegas que exige mais processamento/memória do que vídeo...

Quero uma configuração basicona pra me virar por enquanto, pra mais pra frente começar a montar um computar porrada!


minerobc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2015, 16:12:49
eu só nao to conseguindo entender como voce tem esse amd nessa placa mae   :ponder:
e só pra complementar, o vegas usa sim a gpu (placa de video) pra acelerar tudo.