Autor Tópico: Convidados de casamento que editam as fotos  (Lida 8688 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 01 de Abril de 2015, 09:44:51
Duvido que na Europa um fotografo seja responsável pela unhas das modelos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 01 de Abril de 2015, 19:27:36
Duvido que na Europa um fotografo seja responsável pela unhas das modelos.
Unha, maquiagem, pele, cabelo, segundo plano, detalhes no vestuarui, etc.

Principalmente quando se usa uma maquiadora "de fora" sem trabalhar o resultado junto com o fotografo, que deve orientar o que pcisa ser realcado para compensar o efeito da luz que vai ser usado.

Na verdade o responsavel nao eh o fotografo mas da equipe toda. Quando ha falhas eh pq houve falhas na direcao e trabalho entre equipe. Ja que o resultado eh o trabalho de todos. Mas quando a empresa nao tem producao propria e consequentemente nao tem um profissional de edicao de imagem, eh esperado que o fotografo tenha ou contrate alguem para trabalhar a edicao, isso quando ele nao faz ele mesmo a pos producao das fotos.

Vc nao faz ideia de quantos tratamentos dentarios, de pele alteracao em detalhes em vestuarios eu ja fiz nas minhas fotos. Se eu tivesse apenas que pintar unhas eu seria (ou melhor dizendo, eu teria sido) muito mais feliz.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 01 de Abril de 2015, 19:30:52
Na Europa o fotógrafo ganha pra fazer o que precisa ser feito, ponto.


No Brasil tem aquele velho Jeitinho... Olha esqueci de fazer isso, dá pra fazer Photoshop?

Acho que é mais nesse sentido que o amigo falou alí em cima...

Mas também acho que, pra um começo de carreira, agt acaba fazendo mto mais do que foi pago pra fazer, ai vai do bom senso e da necessidade x tempo e boa vontade.. kkk

Entao eh o contrario da minha primeira impressao. No Brasil o mercado eh mais complicado e o fotografo tem que botar ordem na casa.  :D


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #33 Online: 01 de Abril de 2015, 19:35:22
Mas quando a empresa nao tem producao propria e consequentemente nao tem um profissional de edicao de imagem, eh esperado que o fotografo tenha ou contrate alguem para trabalhar a edicao, isso quando ele nao faz ele mesmo a pos producao das fotos.

Exatamente, mas quando a equipe esquece de algo, porque motivos o fotografo deve arrumar no Photoshop o erro de outra pessoa sem cobrar a mais por isso?

Se isso fosse comum, eles nem passar as roupas pro lookbook passavam e pediam pro fotografo arrumar tudo, experiencia propria, tem que se impor mesmo, principalmente nos publicitarios.

Se você deixar e nao acordar tudo antes ou nao por ordem na casa, os caras pedem pra você alterar cenário, pedem pra arrumar o cabelo da modelo que nao deu tempo ou verba pra contratar uma cabeleireira, pedem pra você trocar a cor do olho porque eles queriam uma modelo de olho azul mas não queriam pagar, pedem pra você por uma maquiagem na pós porque a maquiadora iria sair muito caro e por ai vai...

@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 01 de Abril de 2015, 19:50:47
Exatamente, mas quando a equipe esquece de algo, porque motivos o fotografo deve arrumar no Photoshop o erro de outra pessoa sem cobrar a mais por isso?

Se isso fosse comum, eles nem passar as roupas pro lookbook passavam e pediam pro fotografo arrumar tudo, experiencia propria, tem que se impor mesmo, principalmente nos publicitarios.

Se você deixar e nao acordar tudo antes ou nao por ordem na casa, os caras pedem pra você alterar cenário, pedem pra arrumar o cabelo da modelo que nao deu tempo ou verba pra contratar uma cabeleireira, pedem pra você trocar a cor do olho porque eles queriam uma modelo de olho azul mas não queriam pagar, pedem pra você por uma maquiagem na pós porque a maquiadora iria sair muito caro e por ai vai...
Pq o fotografo tem que estar atento a tudo isso antes de fazer as fotos. Saber dos detalhes do projeto, ver os rascunhos, acompanhar para ver se a producao para a foto esta em ordem, etc... Para nao ter que fotografar novamente depois ou para nao ter que fazer tratamentos de correcao mais tarde.

Se o projeto fala de modelos com olhos lilas, roupas padrao, um cenario especifico, etc, a equipe se informa se vai ser usado lentes ou efeitos de photoshop, se o cenario tem tudo que precisa ou se precisa de alguma efeito digital, se o cabelereiro consegue o resultado esperado ou se o resultado esperado so eh pessovel com um certo tratamento digital. E sabendo do projeto o fotografo diz se aceita ou nao antes de comecar a trabalhar. E se no meio do caminho faltou algo o fotografo deve cobrar, o que eh padrao. E se algo passou despercebido de todos, tera que refotografar ou corrigir a falha como puder. E no acordo previo o fotografo deve estar preparado a eventualidades em seus orcamentos e contratos.

Mas trabalhar unhas, peles, maquiagem, cabelo, dentes, olhos, detalhes do vestuario e da cena, em pos edicao, eh muito mais do que o normal. Eh praticamente de se esperar.

Mas eu so posso falar das minhas experiencias e do mundo em que experienciei.

Meu comentario foi apenas sobre a minha impressao da vantagem de poder se recusar em fazer tratamentos, o que eh uma grande vantagem para os fotografos que tem esse poder de decisao. Pq eu mesmo odeio ficar na frente do computador tratalhando imagens.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 01 de Abril de 2015, 20:12:31
Sabe que quando eu comecei a fotogtafar, eu tinha uma epoca que reclamava de modelos que nao obtive resultados que realmente esperava, apontava o dedo para a maquiadora falando que ela estragou tudo pq a maquiagem para dar mais cor a pele da modelo nao apareceu nas fotos, da wordrobe culpando ela por ter esquecido de esconder as etiquetas nas solas do sapato da modelo. Me fazendo corrigir no photoshop.

Mas logo no inicio ja me deram um tapa na cara e me falaram que eu nao posso ficar apontando o dedo e reclamando. Pq eu era o responsavel em estrair o que precisava da modelo, eu era responsavel pela escolha da modelo, eu era responsabel em saber os efeitos da maquiagem de acordo com a luz, eu era responsavel em acompanhar o trabalho em time. Logo, o resultado era minha responsabilidade.

Onde eu trabalhei, eu nunca poderia falar que nao corrigiria algo pq a culpa foi de alguem que esqueceu.

Mas eu vejo muito os fotografos aqui no forum e em outras comunidades brasileiras dizendo tais coisas. O que eu entendo que existe uma diferenca de mundo entre os mercados.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #36 Online: 01 de Abril de 2015, 21:45:46
Fiz um ensaio uma vez que a moça chegou com as unhas todas descascadas, disse que não teve tempo de passar no salão.. queria que arrumasse no photoshop também, unha por unha, em dezenas de fotos, e obviamente eu não fiz, durante a sessão evitei fazer closes das mãos. Em todos os ensaios que eu fiz depois desse eu sempre falo dessa situação ocorrida na reunião pré-ensaio, e agora a primeira coisa que elas me mostram quando chegam para fazer as fotos são as unhas feitas.
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 21:48:00 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #37 Online: 01 de Abril de 2015, 23:04:05
Fiz um ensaio uma vez que a moça chegou com as unhas todas descascadas, disse que não teve tempo de passar no salão.. queria que arrumasse no photoshop também, unha por unha, em dezenas de fotos, e obviamente eu não fiz, durante a sessão evitei fazer closes das mãos. Em todos os ensaios que eu fiz depois desse eu sempre falo dessa situação ocorrida na reunião pré-ensaio, e agora a primeira coisa que elas me mostram quando chegam para fazer as fotos são as unhas feitas.

É como eu disse, a gente vai aprendendo... eu mesmo dava o salão incluso no orçamento para minhas clientes de eventos, tirei depois que uma mãe confirmou o salão, não apareceu no salão e eu tive que pagar o cabelo sem ela ter feito, só dou salão agora para as clientes de ensaio que eu sei que vão ir la antes senão o ensaio simplesmente nao vai acontecer
@jacobfotografiacriativa


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 08 de Abril de 2015, 15:24:34
Sabe que quando eu comecei a fotogtafar, eu tinha uma epoca que reclamava de modelos que nao obtive resultados que realmente esperava, apontava o dedo para a maquiadora falando que ela estragou tudo pq a maquiagem para dar mais cor a pele da modelo nao apareceu nas fotos, da wordrobe culpando ela por ter esquecido de esconder as etiquetas nas solas do sapato da modelo. Me fazendo corrigir no photoshop.

Mas logo no inicio ja me deram um tapa na cara e me falaram que eu nao posso ficar apontando o dedo e reclamando. Pq eu era o responsavel em estrair o que precisava da modelo, eu era responsavel pela escolha da modelo, eu era responsabel em saber os efeitos da maquiagem de acordo com a luz, eu era responsavel em acompanhar o trabalho em time. Logo, o resultado era minha responsabilidade.

Onde eu trabalhei, eu nunca poderia falar que nao corrigiria algo pq a culpa foi de alguem que esqueceu.

Mas eu vejo muito os fotografos aqui no forum e em outras comunidades brasileiras dizendo tais coisas. O que eu entendo que existe uma diferenca de mundo entre os mercados.

Cara, li todo o teu relato e o do André
Vocês dois tem razão. O grande entrave é a diferença cultural e o tipo de material com que cada um trabalha.
Pelo que vejo, na Alemanha o tipo de cobrança é bem diferente daqui, no mínimo mais "profissional", no sentido de que um cliente seu não faltaria a um compromisso marcado, enquanto aqui, é normal e corriqueiro a pessoa atrasar e achar que mesmo atrasado deve ser atendido.
Resumidamente: Existe uma tendência natural de que se você aceitar demais as solicitações de seus clientes, com o tempo essas solicitações aumentam exponencialmente e a própria relação de trabalho deteriora, e a tua vaquinha (ganha pão) deixa de dar leite por excesso de boa vontade.
Então, muitas vezes o cara precisa ser ruim, deixar claro o que é o papel dele para que a relação de trabalho se mantenha saudável. Infelizmente, os limites não são naturalmente definidos aqui, eles estão o tempo todo sendo forçados e se você não é firme na posição, tu próprio pode estar condenando o teu trabalho.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.