Autor Tópico: Mais uma vez: RAW-JPEG  (Lida 5935 vezes)

joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2007, 12:45:56
por isso que sou meio contra as pessoas dizerem coisas como "depois de perder minha virgindade em RAW eu não entendo porque tem gente que ainda usa jpg", exatamente porque o JPG tem aplicações muito úteis para as quais o RAW não é páreo para ele, além de ser um ótimo exercício para evolução do fotógrafo, porque ele lhe permite errar muito menos do que o RAW. ;)
Nada contra o RAW, note que eu uso para editoriais, mas é apenas uma colocação de que o JPG tem seu lugar e também permite uma expressão do fotógrafo, as diferenças são basicamente focadas na qualidade final do arquivo, que por muitas vezes é muito pequena quando se sabe  que está fazendo em qualquer um dos formatos. ;)

Oi Leo,

quando você sabe o que está fazendo, o que inclui dos ajustes da câmera aos do software, o RAW permite muito mais possibilidades do que o JPG, que, inclusive, envolve compressão da imagem. Daí, buscando-se a qualidade final, eu não entender porque quem tem qualidade de imagem como objetivo final ainda usa JPG.

Evidentemente cada caso é um caso - como exemplo, fotos de desfile e editorial. As de desfile são quase jornalísticas, vão aparecer numa página pequeninas ou ao lado de 11 outras, o que importa é mais a captura da roupa, o JPG faz sentido aqui. É mais "baciada" mesmo, você sabe disso melhor do que eu, 300 fotos para se usar uma. Já em fotos de editorial, onde conta muito mais um conceito, linguagem, qualidade de luz, produção e detalhes, a qualidade final do produto, o RAW certamente faz muito mais sentido do que o JPG.

Uma foto ótima em JPG pode ficar excelente em RAW pelas possibilidades de pós processamento (ou mesmo uma porcaria justamente por causa disso ;D ). Daí "depois de perder minha virgindade em RAW eu não entendo porque tem gente que ainda usa jpg". Aquela foto que eu quero colocar na parede eu faria em RAW.

Concordo que deva ter um monte de gente usando RAW para tapar buraco, como você mencionou, mas aí eles não sabem o que estão fazendo, não importa o formato, não é mesmo? Estão tendo trabalho dobrado. Não é desse nível de fotógrafo que estamos falando.

Abraços,

José Azevedo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2007, 13:32:39
Sim Ivan concordo contigo, na verdade eu percebi pelo seu post que seu maior problema com o JPG é o próprio demosaico (uma vez que os problemas de contrastes podem ser solicionados nas SLR com os ajustes apropriados), concordo contigo que nas compactas tais recursos são muito limitados e também concordo que a maioria dos demosaicos adotados são péssimos (inclusive nas SLR), mas o problema do demosaico é mais relativo a grande ampliações, em 24x30 cm por exemplo, você raramente terá problemas visíveis em decorrência do demosaico (eu amplio bastante nesse formato, inclusive fotos de desfiles), porém para banners e ampliações maiores realmente são poucos os demosaicos otimizados para o processo, necesse caso acaba sendo melhor fazer a otimização manualmente mesmo.

Leo;
Eu de fato não gosto de JPEG. Não gosto dos tons, não gosto dos detalhes, principalmente, não gosto das transições. Como usar RAW é "di gratis", e é melhor, JPEG somente quando quero fazer muitas fotos em um cartão, o que já há mais de dois anos que não ocorre.
Não existe para mim nem uma única razão para usar JPEG, ao contrário, ficaria mais trabalhoso, pois eu teria de acertar WB a cada foto e sem a precisão que tenho usando RAW. Diminuiria a latitude, que para mim é coisa gravíssima.
Compreendo seu uso profissional, contudo. E lhe digo o seguinte, até em 10X15 você percebe o JPEG se o contexto for desfavorável (grande latitude e presença de céu claro). Com contextos de pequena latitude, aí diminui a diferença, é claro, mas há.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2007, 13:45:16
Essa história de "usar raw porque erra a exposição" é um dos argumentos mais antigos e mais descabidos a esse respeito. Não é isso que tira a vantagem do RAW. É a mesma coisa que o pessoal que dizia que fotografia digital era mais fácil.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #18 Online: 03 de Dezembro de 2007, 20:06:02
JPG é um fast-food. RAW é um restaurante.
MacDonalds faz sucesso com JPGs. Mas em "ocasiões especiais" as pessoas sabem o valor de um bom restaurante.

Em 2007 eu tenho fotografado quase exclusivamente em RAW.
O que mais me tranquiliza no RAW é a certeza de que não cometerei um erro de tratamento que invalidará a imagem. E isso é muito importante pra alguém que já deu Crtl+S em JPG original.

Quem acompanha minhas brincadeiras fotográficas já percebeu que eu gosto de "forçar os limites" em algumas fotos. E tenho até nomeado algumas brincadeiras como "Extreme P&B" e "Extreme Whatever".
Parte dessa "liberdade" vem da segurança de reverter o processo e outra parte vem da capacidade do RAW em reter alguns detalhes que só ressurgem aos olhos durante o pós-processamento.

Quem tentar ressucitar detalhes numa foto Preto e Branco em JPG e tentar o mesmo em RAW, notará uma drástica diferença de resultados. Nuvens com estouros de branco ou pretos absolutos em JPG tem praticamente nenhuma chance de salvação. Já em RAW, vários detalhes podem ser "resgatados" de acordo com a necessidade da cena.

Não quero desmerecer o JPG. Sei que há parâmetros nas Câmeras para que os JPGs sejam devidamente tratados na hora do clique. Porém, isso acaba por ser feito em todas as situações. Algo que nem sempre é útil ou desejável.

Porém, quem disse que é qualquer um que pode se dar ao luxo de lapidar cada clique? Se eu tivesse que fotografar em ritmo frenético, meu tempo em casa seria pra descanso. Com certeza.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


murilog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2007, 09:17:34
Essas demonstrações detalhadas e os comentários dos foristas ajudam a gente se embrenhar na fotografia RAW e ampliar as possibilidades.
Tirei algumas nesse formato, mas estava com dificuldades para saber que programa utilizar para abrir, que programa utilizar para fazer o balanço de branco etc.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:32:47

Porém, quem disse que é qualquer um que pode se dar ao luxo de lapidar cada clique? Se eu tivesse que fotografar em ritmo frenético, meu tempo em casa seria pra descanso. Com certeza.

Metendo meu nariz nessa conversa boa...
Quem já fotografou crianças e animais sabe que nem sempre dá prá esperar o RAW na hora de pegar o momento certo. É sempre depois de um burst de 5 frames que a criança faz a melhor carinha, e seu RAW lá... processando..... :-\
Jornalismo a mesma coisa. Eventos, festas, tudo que exija rapidez, agilidade. Quem tem que processar 300, 400 fotos em uma noite prá entregar pro cliente na manhã seguinte. Quem será publicado / impresso em papel de baixa qualidade, quem será visualizado apenas online e tamanho pequeno... tem muitas situações onde o JPG é não só mais conveniente como muito mais apropriado. Aqui nos EUA os jornalistas de mídia impressa usam JPG na maioria, e há os que ainda usam filme, em algumas situações.
()s
GuiGui  8)


zairon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:53:02
guigui, claro, o raw é aconselhável, assim como prossumer ou slr, para determinadas situações. cada uma com suas regras.

no geral, pra quem não tem essa falta de tempo, é interessante o raw, para extrair o máximo que o equipamento pode oferecer em qualidade final da imagem.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #22 Online: 06 de Dezembro de 2007, 02:16:31
Bom, temos o ideal então: fotografar em Raw+JPG para as câmeras que possuem este recurso  :D
Se for para entregar a foto rapidamente e não der tempo de tratamento, vai no jpg.... depois quando tiver um tempinho, manda brasa no raw...

Nesta discussão vai uma perguntinha: não tem aquele formato de jpg 2000 ou algo assim? em que ele preserva 99,99% das cores?
Será que ao invés do "raw" ser em um formato diverso, não poderiam os fabricantes entregá-lo em jpg 2000?

Gr. abraço,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #23 Online: 06 de Dezembro de 2007, 05:33:06
RAW sempre vai ter mais qualidade!

Falando em JPGE2000 tem o novo padrão da Microsoft, HD Photo
http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/forpros/wmphoto/
Mas pelo comparativo abaixo não é grande coisa...
Microsoft HD Photo and JPEG 2000 Codecs Comparison
http://www.compression.ru/video/codec_comparison/pdf/wmp_codec_comparison_en.pdf


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 06 de Dezembro de 2007, 12:52:01
meu ponto de vista é o seguinte:

Em compactas, acho o RAW essencial. É claro que em certas circunstâncias se me derem uma câmera só com JPEG vou divertir-me muito, mas nunca compraria uma compactas sem RAW. Com RAW, msmo com três ou 4mpx é possível fazer fotos de 10X30, 25X33 com qualidade maior que em JPEG com muito mais pixels.

Quem não tem uma compacta com RAW terá mais trabalho para conseguir um resultado inferior, mas não está condenado a imagens ruins. Usando a câmera com sharp mínimo, contraste mínimo, saturação diminuída, e nunca deixando de acertar o White Balance antes do disparo, é possível conseguir bons resultados. As cores de céu sempre ficarão um pouco cyan, pelo que é legal contrabalançar com um WB mais quente. No exemplo que dei, a cor do céu é das coisas mais chocantes.

Quanto às Prosumers -melhor dizendo, superzooms e compactas high-end-, elas precisam igualmente do RAW. Podem fazer imagens sensacionais, a própria G9 em RAW é capaz disso, mas não existe sentido algum em o cara comprar uma câmera cara e não extrair dela a qualidade de imagem possível.

Nas DSLRs, paradoxalmente, os benefícios do RAW são comparativamente melhores, principalmente se o usuário não tem uma visão pessoal sobre os tons, cores e contrastes que deseja. Se ele "aceita" o defaul da câmera, o RAW somente lhe dará mais latitude e uma ligeira resolução aumentada. Também interferirá nas cores de céu, mas menos.

Para finalidades comerciais, uma DSLR bem ajustada pode fazer seu trabalho em JPEG. É preciso lembrar que as finalidades comerciais são contingenciadas por tempo, prazo, etc. As finalidades estritamente comerciais em geral não exigem o máximo de apuro, e é possível atendê-las muito bem ganhando fatores mais importantes em JPEG.


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #25 Online: 06 de Dezembro de 2007, 14:01:43
Ivan,

Só uma consideração, o jpeg gravado junto ao RAW/Tiff da LX1 como da FZ-50/LX2 (essas eu tenho) é o de baixa qualidade o "normal" e não o "fine" então devido a maior compressão do jpeg as fotos podem ficar diferentes se você comparar alguns ítens como contraste e nitidez já que não estamos falando do melhor modo "jpeg" dela. Nas DSLRs o jpeg sim é o mesmo do RAW (desde que selecionado no menu para ser jpeg fine), mas no caso das Panas, ela usa um de baixa qualidade para apenas visualização mais rápida.


Abs!
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 06 de Dezembro de 2007, 15:15:36
É possível. Mas não haverá diferenças significativas nos tons, cores, latitude, em nada disso. A diferença diminuirá um pouquinho.