Autor Tópico: Ajuda com céu estourando!  (Lida 1158 vezes)

Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Online: 14 de Abril de 2015, 14:23:38
Boa tarde pessoal, desculpe se eu errei o local para criar o tópico, mas em fim, preciso de ajuda e sou bem amador nesse sentido ou a máquina está com problema.

Eu fiz uma foto basicamente com o "mesmo céu",mas o céu ficou completamente diferente, espero que não seja um problema da máquina, mas a forma de usar.

1º Foto: Fuji HS20 (sem tratamento) JPG
Configuração: S para controlar a velocidade, pq estava vindo de uma competição.
ISO 100
Velocidade: 160
4,5



2º Foto: Sony (sem tratamento) JPG



Até se quiserem ver fotos da competição: https://www.flickr.com/photos/129110407@N06/sets/72157649585462644/



Obrigado desde já!
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 14:34:56 por Alexandrexan »


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2015, 15:12:11
Também tenho esse mesmo problema... Várias de minhas fotos ficam com o céu assim, branco...
Peço a ajuda dos mais experientes aqui, please !!!!!!


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2015, 15:25:12
As fotos foram feitas no mesmo local e mesmo horário? A diferente de luz num intervalo de 1 hora pode ser gritante.

Se olhar bem, a primeira foto está com a vegetação mais bem exposta, o que acabou fazendo o céu estourar. Esses problema vai acontecer em maior ou menor grau em qualquer câmera, mas é mais grave em compactas e celulares, que possuem sensores pequenos. O problema é o alcance dinâmico dos sensores, que é menor em sensores menores, ou seja, se a câmera expor corretamente o céu a grama ficará escura e vice versa.

Uma forma de contornar isso é recorrer a HDR, que combina várias fotos com exposições diferentes pra aumentar o alcance dinâmico.

T+


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2015, 15:31:14
Obrigado pela reposta!
Sim, no mesmo horário não, mas minutos depois, pq essa seguindo por essa subida chegará ao local de onde tirei a foto olhando para direita a fazenda São Simão em cima do morro na subida.
* Pedalando tirei a primeira foto, depois parei pós subida, focalizei a fazenda a direita e tirei a foto que ficou bem ruim.

Nesse caso o que deveria fazer, qual seria a melhor forma de focalizar, por favor? Caso eu deixe a velocidade menor e abertura mais fechada poderia melhorar o céu ou pode acontecer da mesma forma?

Obrigado desde já!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2015, 15:35:51
Isso é devido ao famoso DR - Dynamic Range - dos sensores das câmeras.

Sendo bem simplório na explicação, o sensor não consegue captar toda a variação de luminosidade da cena. Então, dependendo da fotometria utilizada, opta-se por estourar os brancos, ou perder as áreas escuras. 

Quando se fotografa em JPG, o resultado é pior ainda, porque praticamente não existe margem para recuperar as altas luzes ou sombras. A foto da Sony acima parece que teve algum tratamento, fora ou feito pela própria camera, note que as nuvens estão com casting magenta, que muitas vezes aparece em fotos onde se tenta reduzir a exposição em áreas onde o canal verde foi clipado.

Para minimizar este problema, existem várias técnicas, entre elas o Exposure Blending e o famigerado HDR. Também é possível fotografar no limite do estouro das altas luzes ou da perda das sombras, e depois recuperar em pós, desde que claro vc tenha fotografado em RAW.

Eu particularmente prefiro fotografar no limite de clipping das altas luzes e depois recupero no tratamento do RAW, gosto da forma como o sensor da Canon preserva as altas luzes. Quem fotografa com DSLR's com sensores baseados no sensor da Sony, muitas vezes prefere deixar a foto subexposta e puxar as áreas de sombra, já que este sensor consegue uma recuperação muito boa das baixas luzes.

Em JPG também dá para fazer, mas de forma muitíssimo mais limitada já que o JPG descarta a grande maioria da informação.

Um exemplo de foto feita desta forma:

Igreja de Pedra - Canela



« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 15:38:07 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Alexandrexan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2015, 15:47:35
Muito obrigado pela reposta e parabéns pela foto.

Resumindo: Nesses caso que eu sei que o céu vai ficar ruim, eu devo fazer uma foto com o objetivo focalizado e fotometrado corretamente, depois escurecer o objetivo para que com isso apareça o céu e por ai vai?

Obs. basicamente seria como se eu tivesse duplicando as camadas no photoshop para conserta  fundo estourado?

Obrigado.