Autor Tópico: Dúvidas time lapse  (Lida 1271 vezes)

rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Online: 15 de Abril de 2015, 17:01:49
Pessoal, estou querendo começar a fazer uns testes de time lapse com a minha D750 e estou com umas dúvidas.
Todos os lugares que eu leio falam para NÃO usar AUTO, mas eu quero fazer um time lapse que começa no por do sol e termina depois do nascer do sol...com a variação entre escuridão total e luz do dia não tem como ALGO não ficar em AUTO. Eu pensei que pudesse ser: - foco manual, lente bem aberta para não ter que subir muito o ISO, shutter em automático, ISO moderado para o tempo de exposição não ser maior do que os intervalos entre cada disparo.

Alguém pode confirmar, dar alguma dica? 

   


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2015, 07:47:44
mais ou menos isso aí mesmo...

pra um time lapse longo assim imagino que o intervalo não será tão curto.. então dá pra conseguir exposições mais longas um pouco à noite..

É um pouco difícil confiar no auto porque com as mudanças de luz não dá pra ter certeza o que pode ser melhor sem testar antes.. o modo de medição do fotômetro principalmente.

Eu já fiz isso que está dizendo e fiz dessa forma também, fotografando em prioridade de velocidade variando a velocidade automaticamente.

Mas tive pequenos problemas de variação do fotômetro sim, com passagem de nuvens fazendo clarear a exposição onde eu não queria por exemplo...

acho que só testando mesmo..



rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2015, 09:11:45
Valeu, Luciano.

Como você já fez isso, se lembra qual foi o intervalo de tempo que você utilizou?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2015, 18:36:45
ih cara... não lembro... mas não varei a noite fotografando.. comecei lá pelas 4 da tarde eu acho, e fui até umas 09 da noite.. se não me falha a memória intervalo de 10s...

vc tem que pensar no tamanho do vídeo final... se quer que ele tenha por exemplo 10s, vai precisar de 300 fotos.. aí é s'ó dividir o tempo de captura pelo numero de fotos pra chegar no intervalo de tempo..

No meu caso, perdi algumas exposição que tive que ir "catando" no meio... por exemplo, se tinha um carro de frente com farol alto, mesmo que longe, alterava a exposição significativamente..


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2015, 23:31:09
Cara, fiz um de por do sol também, e fiz em prioridade de abertura...  Não ficou ruim, mas deu algumas variações de luminosidade no meio..  Umas "piscadas" no vídeo final. Eu acho que meu erro foi ter colocado o fotômetro em spot, quando deveria ter colocado em matricial... Então olhe isso antes de fazer, porque é relevante.
Segue meu vídeo para tu ter idéia.
https://youtu.be/yn1jSrYAjXM

E um tópico aqui onde falei dele.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108657.0
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 23:32:01 por tarcisioal »
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal