Autor Tópico: Fotometrando em lugares externos  (Lida 1197 vezes)

sabrinafazza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Online: 16 de Abril de 2015, 09:14:40
Pessoal estou começando na fotografia, fiz um curso básico para aprender usar a DSLR inclusive tenho a T5i da Canon que estou amando  :wub:. E agora estou praticando bastante, mas tenho muitas duvidas e dificuldades em fotos externas durante o dia. Em como fotometrar, ajustar iso em ambientes com sol e sombras. Fui no parque Ibirapuera por exemplo fotografar uma amiga que fez curso comigo para treinar, tirei umas 200 fotos, e digamos que umas 20 ficaram boas rs... :eek: Ah e minha lente é a do kit 18-55mm. Aceito qualquer orientação, ajuda. Obrigada pessoal! :worship:
Canon T5i
18-55mm


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2015, 09:18:26
Bom dia Sabrina, também sou leiga ainda no assunto, estou estudando e lendo muito pelo fórum para aprender e me aprofundar em técnicas. Já passei por isso de tirar 100 fotos e só conseguir salvar umas 10, mas as outras que não eram salvas foram tudo por questão de falta de ajuste, muito escura, muito clara, fora de foco, fora de enquadramento enfim ... O que você percebeu nas suas fotos que não estão ficando boas ?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2015, 09:42:20
Se não me engano tem bons tutoriais sobre fotometria aqui pelo fórum, de uma olhada. No fim das contas é algo simples, mas requer atenção e pratica :ok:
Uma dica para vc, quando for fotografar alguém, utilize modo de medição pontual, isso vai garantir que pelo menos a pessoa fique melhor fotometrada, e sempre se lembre que o branco fica acima do zero e preto fica abaixo, então deixar um ponto acima e abaixo respectivamente, será mais próximo da fotometria correta.
Outra dica de teste para vc começar a aprender isso, deixe no pontual mesmo e passeie o ponto central por todo o ambiente que sairá na sua foto, vc vera toda a variação de fotometria e terá uma ideia do que pode ficar estourado ou escuro. Esse é o jeito mais rápido de aprender, testando e estudando o resultado.
Se não quiser aprender, pode simplesmente ligar o liveview que mostra a sua foto final logo de cara. Eu acho mais interessante aprender :D


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2015, 09:42:35
Olá Sabrina, no início é assim mesmo, aos pouco vai aprimorando a técnica e o índice de acertos aumentará.
Seria interessante postar aqui pelo menos uma foto que demonstre o resultado negativo que teve com o Exif da foto, aí fica mais fácil de te orientar e sugerir pontos para melhorar...
Uma coisa que aconteceu muito comigo (até entender um pouco melhor fotometria, latitude de exposição e as diferenças de pontos EV/luminosidade na cena e limites da minha câmera) era tentar registrar uma cena impossível de ser registrada com o meu equipamento - pela distância intensa entre o ponto mais luminoso e o menos luminoso da cena - com o tempo vamos aprendendo que nestes casos teremos de nos adaptar:

1- Sacrificar a exposição do que não é assunto principal ou

2- Mudar composição ou

3- Modificar a luz - por exemplo acrescentar flash de preenchimento, quando possível, no sujeito que estiver na sombra.

4- Múltiplas exposições para diferentes intensidades de luz - com pós produção.

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/