Este é um problema em comum em diversas áreas de prestação de serviço, quanto cobrar.
Como poucos falam, cada um cobra o que quer, dai as discrepância e discussões sobre a desvalorização do profissional... mas como falei, isto ocorre em diversas áreas.
Um Making Off de casamento em alguma cidade capital, com toda certeza possui um valor muito superior a um feito em cidadezinha onde judas perdeu a bota, aquela onde existe a praça da Igreja e três ruas para cada lado, pois o custo de vida e poder aquisitivo do cliente são bem diferente.
Neste mesmo exemplo porém na mesma cidade veja um caso de um Marceneiro que fiquei sabendo.
Se o o cliente final é um trabalhador comum e mora em um bairro afastado, ou seja, não chique, padrão normal para baixo... o preço de um móvel planejado é X .... se o cara é engenheiro e mora em um bairro central ou de alto padrão... o valor é 3X
Para este exemplo real eu acho sacanagem... pois o custo é o mesmo e a qualidade do produto final também... mas... é a estratégia que utilizam por ae... é um fato... e tem pessoas que compram e o cara tem o lucro que quer... enfim...
Você tem que identificar o público alvo e seu poder aquisitivo, fazer uma pesquisa de mercado com seus concorrentes (como poucos falam valores... pega o telefone e liga e se passe por cliente...é um jeito de se obter esta informação), e claro, definir o seu custo operacional (aluguel, manutenção, deslocamento, seguros, funcionário, água, luz, alimentação) além do seu custo de vida pessoal (casa, supermercado, estudos, financiamento) sabendo tudo isso você saberá o quanto precisa ganhar com mês para pagar as contas e ter seu lucro.
Sabendo isto, ae entra a estratégia de quantidade de serviços x lucro, ae sim, o quanto irá cobrar por serviço.
Muitas micro empresas quebram no brasil por que o empresário só vai pensar nestas coisas no meio do negócio, quanto sua conta já está no vermelho e ele não sabe o porque.
O ideal é ter seu plano de negócio bem definido, para ver até se vale a pena trabalhar nesta área na sua região.