Autor Tópico: Quanto cobrar?  (Lida 9024 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2015, 08:27:38
Passo por uma situação muito parecida, na cidade onde moro, não tem mais de 15k de habitantes e apareceu um concorrente que cobra menos ainda pra fazer um casamento, R$ 400,00 e entrega 150 fotos editadas em dvd.....
Meu diferencial é oferecer qualidade. Quem tem interesse apenas no preço, procura ele, quem prefere qualidade me procura

 se fizer qualidade a partir de 500, teu concorrente sem qualidade de 400 vai dançar!!!!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2015, 08:55:39
Quem olha preço joga fora a qualidade. Quem olha a qualidade praticamente não se importa com o preço.

Existe um grande abismo entre preço e qualidade. Obviamente que tem ótimos fotógrafos que cobram preço justo e tem fotógrafos não tão bons mas que fazem barato. Tem cliente que gosta de cada um. Mas é como o amigo de cima disse, uma hora a coisa desanda.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2015, 11:45:17
No mais, se a média da sua cidade é de 500 reais para fazer casamentos e você nao ve perspectiva disso mudar logo, sai dessa merda de cidade cara, na moral... a média pra se fotografar um casamento aqui é de 2 mil reais e eu ja estou pensando seriamente em expandir pra outro lugar logo mais
@jacobfotografiacriativa


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2015, 12:46:18

E precisa ser bom pra fotografar festinha de aniversário?

Eu não sei qual o seu parâmetro, mas as "festinhas de aniversário" hoje em dia podem custar tanto quanto festas de 15 anos. Ou mais. E os pais chegam a avaliar diversos portfólios antes de escolher o fotógrafo que vai registrar o evento.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2015, 12:49:57
pois é...vai saber o parametro do cara para "festinha infantil"... mas eu tenho clientes meus que gastaram perto dos 10 mil reais no evento infantil da criança..
@jacobfotografiacriativa


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2015, 12:58:37
pois é...vai saber o parametro do cara para "festinha infantil"... mas eu tenho clientes meus que gastaram perto dos 10 mil reais no evento infantil da criança..

O unico que manda e o bolso do cliente,
nao precisa fazer pos-graduaçao de nada para entender isso.
De acordo com o relacionamento social que o profissional tem
assim sera o padrao de clientes.
ja fiz "festinha" de 5 anos da Bela e a Fera, que a mae detonou 25000
comigo gastou 7000.
ja fiz casamentos de 900, so um cdzinho de fotos bem chorado.
Depende do $$$ do cliente.
La vamos nos................


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2015, 13:21:21
Citar
a noiva quebrou o DVD com as fotos na frente dele pq eram pavorosas.

Esse "pavorosas" me arrepiou aqui...coitada da noiva


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2015, 13:26:13
Sobre aniversário de criança, eu penso que "tem que ser fotógrafo" para registrar este tipo de evento, independente do preço. Digo "tem que ser fotógrafo" pq pra mim o FOTÓGRAFO é que domina o processo fotográfico (citando o Araquém Alcantara), estudou e tem experiência no que faz. Ou seja, aniversário de criança é um trabalho sério como qualquer outro, não é lugar para quem está aprendendo ou querendo aprender fazer experiência de fotografia.

Aqui em Floripa tem fotógrafo especializado em aniversário infantil que cobra muito caro e entrega um belo trabalho. Fico puto com essa coisa de que aniver é pra quem está começando ou quer aprender. Claro, a não ser que a coisa seja muito bem conversada, que fique claro e evidente para o cliente que o cara está aprendendo e tal.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2015, 13:59:22
Ou seja, aniversário de criança é um trabalho sério como qualquer outro, não é lugar para quem está aprendendo ou querendo aprender fazer experiência de fotografia.

Concordo com você, mas fotografia de aniversário infantil é algo que tem um clientela mais ampla, tem desde aquela mãe que só quer um registro um pouco melhor que o feito por um convidado até as grandes festas, com dois fotógrafos. Geralmente casamento é algo tudo ou nada, ou faz um bela cobertura ou não faz nada, porque é algo "pra toda vida".

Esse pessoal sem grandes exigências acaba sendo a porta de entrada de muito fotógrafo, não que não seja um trabalho sério, mas acabam sendo um mercado em que novos fotógrafos conseguem se inserir.

T+


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2015, 14:17:57
Duron, concordo com você. Não me refiro a "novos fotógrafos". Entendo q um novo fotógrafo já está minimante treinada e conhece fotografia básica. Me refiro a muitos q acham que ter um flash e uma câmera lhes habilita para aniversário infantil. Aqui na região da grande Florianópolis tá cheio. Eu já comprei equipamento usado de menina q pediu a máquina, lente e flash pro pai e pra mãe, fez 3 trabalhos, e desistiu e ai vendeu as coisas. "Mas", foram 3 trabalhos q uma pessoa sem nenhuma qualificação fez, botou a máquina no peito e se disse fotógrafo.


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2015, 14:50:42
Esse "pavorosas" me arrepiou aqui...coitada da noiva

Não dá para ter pena da noiva, ela teve a qualidade de acordo com o preço que pagou.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2015, 14:53:53
Duron, concordo com você. Não me refiro a "novos fotógrafos". Entendo q um novo fotógrafo já está minimante treinada e conhece fotografia básica. Me refiro a muitos q acham que ter um flash e uma câmera lhes habilita para aniversário infantil. Aqui na região da grande Florianópolis tá cheio. Eu já comprei equipamento usado de menina q pediu a máquina, lente e flash pro pai e pra mãe, fez 3 trabalhos, e desistiu e ai vendeu as coisas. "Mas", foram 3 trabalhos q uma pessoa sem nenhuma qualificação fez, botou a máquina no peito e se disse fotógrafo.
aqui em SP, tambem esta assim,
alias sempre existiu "o aventureiro!.
Qualquer evento e coisa seria,
se fizer lixo,  depois de algumas horas nao havera como repetir nada!!.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2015, 18:07:45
Mas cidade pequena é um drama mesmo.. porque simplesmente não tem gente para pagar por uma qualidade alta, o que faz com que o fotógrafo se force a estagnar em uma qualidade meio tosca, para poder ter clientes e sobreviver. É uma situação difícil... Chega uma hora que para crescer em qualidade (e preço) o fotógrafo precisa mudar para um lugar maior. E na verdade é assim com todo comércio... Imagina um restaurante francês em uma cidade pequena.. o dono morre de fome, dado que não tem gente disposta a pagar R$200 em um prato, por mais que o prato valha o valor cobrado em termos de qualidade. Para algumas situações não tem muita solução não, infelizmente.

Busque se diferenciar para ver se da para sobreviver com essa situação, aumentando a percepção de qualidade para os clientes. Se fizer isso, fazer o devido marketing, e ainda assim não der para se manter... aí o negócio é partir para um lugar que comporte teu serviço, na minha opinião.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2015, 21:45:01
Mas cidade pequena é um drama mesmo.. porque simplesmente não tem gente para pagar por uma qualidade alta, o que faz com que o fotógrafo se force a estagnar em uma qualidade meio tosca, para poder ter clientes e sobreviver. É uma situação difícil... Chega uma hora que para crescer em qualidade (e preço) o fotógrafo precisa mudar para um lugar maior. E na verdade é assim com todo comércio... Imagina um restaurante francês em uma cidade pequena.. o dono morre de fome, dado que não tem gente disposta a pagar R$200 em um prato, por mais que o prato valha o valor cobrado em termos de qualidade. Para algumas situações não tem muita solução não, infelizmente.

Busque se diferenciar para ver se da para sobreviver com essa situação, aumentando a percepção de qualidade para os clientes. Se fizer isso, fazer o devido marketing, e ainda assim não der para se manter... aí o negócio é partir para um lugar que comporte teu serviço, na minha opinião.

se o caso e extremo, nao tem soluçao.
nao sendo assim , ha muitas formas de procurar diferenciais que nao custam mais $$$$$.
aumentar a qualidade do atendimento, das composiçoes,ter uma proposta melhor em geral,
com o mesmo custo de insumo.Melhorar a mao de obra!!!,para concorrer com o mais barato.
sempre o copo estara meio cheio, ou meio vazio, depende da visao de cada um.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2015, 21:49:04
Cidade pequena pode chegar o pica da galaxia na fotografia, se tiver alguem cobrando 100 reais, ele nao vai vender.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs