Autor Tópico: Quanto cobrar?  (Lida 9045 vezes)

tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2015, 22:40:14
Cidade pequena pode chegar o pica da galaxia na fotografia, se tiver alguem cobrando 100 reais, ele nao vai vender.
:ok: :ok: :ok:

Não tem magia não. Se diferenciar, fazer bem feito, atender bem.. beleza. Ajuda e muito até um ponto. Mas depois de certo ponto, não tem o que fazer.Um cara que cobra 10 mil Reais para fotografar um casamento numa cidade de 10 mil habitantes vai ter um trabalho a cada 2 anos... Por mais que o trabalho seja compatível com o preço.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #31 Online: 18 de Abril de 2015, 08:56:27
Cidade pequena pode chegar o pica da galaxia na fotografia, se tiver alguem cobrando 100 reais, ele nao vai vender.
se a boneka da fotografia vai no vilarejo, pode começar cobrando 110, ou 99, se quiser cobrar muito, e um sem noçao.
Isto e somente concorrencia comercial.
Todas as cidades pequenas tem uma padaria so, uma farmacia so???, so tem UMA loja de cada coisa??
como se vira a turma para viver????????????.
esse e o caminho para tentar se encaixar comercialmente!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 18 de Abril de 2015, 08:58:20
:ok: :ok: :ok:

Não tem magia não. Se diferenciar, fazer bem feito, atender bem.. beleza. Ajuda e muito até um ponto. Mas depois de certo ponto, não tem o que fazer.Um cara que cobra 10 mil Reais para fotografar um casamento numa cidade de 10 mil habitantes vai ter um trabalho a cada 2 anos... Por mais que o trabalho seja compatível com o preço.
melhor cobrar 1000 por trabalho e ganhar na quantidade.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 22 de Maio de 2015, 03:00:51
Eu estou passando por uma situaçao bem parecida, no inicio tive uma ótima demanda, era novidade na cidade, mesmo com equipamento simples tinha qualidade superior, isso devido a muito estudo e dedicação, por causa dessa demanda me senti confiante em investir em equipamento, comprei 2 6D, lentes L, 4 flashes e mais uma parafernália necessária, tudo isso no intuito de oferecer uma qualidade ainda melhor.

Diante disso e já me sentido estabilizado profissionalmente resolvi subir os valores, nada mais justo, a qualidade justifica o valor acima dos concorrentes, ai que me decepcionei, o mercado saturou de iniciantes igual a mim na época, com o mesmo preço, só que com um trabalho inferior, pecando no básico e levando 80% dos meus possíveis clientes, sei pois pediram orçamento fecharam com outros, ou seja, o que estou notando é que o mercado daqui não comporta preços superiores ou preços justos.

Então agora com a pressão do mercado e das contas para pagar tive que baixar os preços para tentar recuperar o lucro mensal, me sinto estagnado, sinto que não posso crescer por que esse mercado não permite, o que me faz pensar que a fórmula de ganhar com preço baixo e quantidade é o mais viável na situação.

Começo a acreditar que poucas pessoas dão importância para qualidade e diferencial e consigam notar, e poucas estão dispostas a pagar o justo, querem só fotos nítidas e bem iluminadas a baixo custo e entregues de preferencia em 24 horas, um exemplo são minhas fotos mais artísticas em que viajo na composição e luz, lindas, mas não vão para o álbum.

Enfim, não dá pra tentar vender caviar pra quem só pode ou quer "mortandela", ou você aceita trabalhar por pouco ou está fora, o mercado é que decide quem fica ou quem sai.

Frustrante...  :(


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 22 de Maio de 2015, 09:03:25
Eu estou passando por uma situaçao bem parecida, no inicio tive uma ótima demanda, era novidade na cidade, mesmo com equipamento simples tinha qualidade superior, isso devido a muito estudo e dedicação, por causa dessa demanda me senti confiante em investir em equipamento, comprei 2 6D, lentes L, 4 flashes e mais uma parafernália necessária, tudo isso no intuito de oferecer uma qualidade ainda melhor.

Diante disso e já me sentido estabilizado profissionalmente resolvi subir os valores, nada mais justo, a qualidade justifica o valor acima dos concorrentes, ai que me decepcionei, o mercado saturou de iniciantes igual a mim na época, com o mesmo preço, só que com um trabalho inferior, pecando no básico e levando 80% dos meus possíveis clientes, sei pois pediram orçamento fecharam com outros, ou seja, o que estou notando é que o mercado daqui não comporta preços superiores ou preços justos.

Então agora com a pressão do mercado e das contas para pagar tive que baixar os preços para tentar recuperar o lucro mensal, me sinto estagnado, sinto que não posso crescer por que esse mercado não permite, o que me faz pensar que a fórmula de ganhar com preço baixo e quantidade é o mais viável na situação.

Começo a acreditar que poucas pessoas dão importância para qualidade e diferencial e consigam notar, e poucas estão dispostas a pagar o justo, querem só fotos nítidas e bem iluminadas a baixo custo e entregues de preferencia em 24 horas, um exemplo são minhas fotos mais artísticas em que viajo na composição e luz, lindas, mas não vão para o álbum.

Enfim, não dá pra tentar vender caviar pra quem só pode ou quer "mortandela", ou você aceita trabalhar por pouco ou está fora, o mercado é que decide quem fica ou quem sai.

Frustrante...  :(
esse e um erro muito comum, eu ja cansei de fazer isso.
aumenta os preços , melhora o equipamento,
mas....., o cliente e o mesmo,
ali outro que cobra menos pega tudo, bem facil de entender.
O que devemos procurar e melhorar o padrao de cliente,$$$, e senao ficar quietinhos.
abs.


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #35 Online: 22 de Maio de 2015, 09:31:30
Acredito que tem uma relação - CONCORRÊNCIA X DEMANDA DE CLIENTES X TIPO DO CLIENTE.

De nada adianta ser bom, ter equipamento bom etc etc, se na sua cidade não tem quem paga pelo seu trabalho.
Acho que você tem que procurar uma cidade onde vai ter uma demanda alta de clientes que irão pagar pelo seu trabalho.

Tipo assim, vamos supor que você é fotógrafo só de aniversário infantil, vai chegar uma hora que você não poderá cobrar A MAIS pelo seu trabalho, vai chegar um teto vai estagnar , você até pode cobrar mas poucos irão pagar aí você parte pro casamento onde esse teto vai ser bem mais alto devido a proporção do evento.

Acho que é mais ou menos isso.
"O importante é o que importa e vice-versa"


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #36 Online: 22 de Maio de 2015, 19:08:01
pois é...vai saber o parametro do cara para "festinha infantil"... mas eu tenho clientes meus que gastaram perto dos 10 mil reais no evento infantil da criança..

Exato, tudo depende do nucleo de relacionamento comercial, de cada um.
quem tem $$$, gasta $$$$.
recentemente fiz um aniversario infantil na casa dos avos,
fiz um pacote medio foto e video.
me chamou a atençao a mesa de doces e o bolo,um espetaculo!!!.
mamae , gastou 6000,00 reau, naquilo!!!!, quase infartei!!! :hysterical: :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 22 de Maio de 2015, 19:36:42
:ok: :ok: :ok:

Não tem magia não. Se diferenciar, fazer bem feito, atender bem.. beleza. Ajuda e muito até um ponto. Mas depois de certo ponto, não tem o que fazer.Um cara que cobra 10 mil Reais para fotografar um casamento numa cidade de 10 mil habitantes vai ter um trabalho a cada 2 anos... Por mais que o trabalho seja compatível com o preço.

Exatamente, cada localidade tem um teto financeiro, não adianta se diferenciar a cima desse teto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 22 de Maio de 2015, 20:11:05
Vejo muito aqui o pessoal nos aniversários de 15 anos gastar 8 mil com DJ e luz, e na hora do fotógrafo (que vai registrar tudo) ficam chorando e pedindo preço.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 22 de Maio de 2015, 21:30:14
Aprendi muito nesse tópico com a experiência do Agalons e dos demais colegas, e realmente é isso, ou o cara tenta ganhar em preço x quantidade ou parte pra outro lugar e tenta o preço x qualidade.

Realmente, parece que nós somos os últimos na lista de gastos desse povo, sempre tentando desconto pra colocar uma decoração ou doces melhores, muitas vezes me arrependi disso, na ultima dei desconto de R$ 200,00 para um aniversário infantil, depois descubro que gastaram 12.000 com decoração, banda, buffet, me sinto um otário dando desconto para quem não merece ou precisa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 22 de Maio de 2015, 21:49:24
Aprendi muito nesse tópico com a experiência do Agalons e dos demais colegas, e realmente é isso, ou o cara tenta ganhar em preço x quantidade ou parte pra outro lugar e tenta o preço x qualidade.

Realmente, parece que nós somos os últimos na lista de gastos desse povo, sempre tentando desconto pra colocar uma decoração ou doces melhores, muitas vezes me arrependi disso, na ultima dei desconto de R$ 200,00 para um aniversário infantil, depois descubro que gastaram 12.000 com decoração, banda, buffet, me sinto um otário dando desconto para quem não merece ou precisa

Foda. Por isso que não baixo preço, mas facilito o pagamento.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 22 de Maio de 2015, 22:25:10
Foda. Por isso que não baixo preço, mas facilito o pagamento.

Eu também pensava assim, subi os preços e facilitei o pagamento, não foi bom, acho que a moral é parcelar até um valor minimo de parcela, tipo, para mim R$ 200,00 é o minimo de parcela para um ensaio. R$ 300,00 o mínimo de parcela para um casamento, não quero clientes que não possam pagar mais de R$ 200,00 por mês, sinto que vou começar a atrair carniça kkk


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #42 Online: 23 de Maio de 2015, 08:37:04
Acredito que tem uma relação - CONCORRÊNCIA X DEMANDA DE CLIENTES X TIPO DO CLIENTE.

De nada adianta ser bom, ter equipamento bom etc etc, se na sua cidade não tem quem paga pelo seu trabalho.
Acho que você tem que procurar uma cidade onde vai ter uma demanda alta de clientes que irão pagar pelo seu trabalho.

Tipo assim, vamos supor que você é fotógrafo só de aniversário infantil, vai chegar uma hora que você não poderá cobrar A MAIS pelo seu trabalho, vai chegar um teto vai estagnar , você até pode cobrar mas poucos irão pagar aí você parte pro casamento onde esse teto vai ser bem mais alto devido a proporção do evento.

Acho que é mais ou menos isso.

 :clap: :clap: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #43 Online: 23 de Maio de 2015, 08:40:33
Aprendi muito nesse tópico com a experiência do Agalons e dos demais colegas, e realmente é isso, ou o cara tenta ganhar em preço x quantidade ou parte pra outro lugar e tenta o preço x qualidade.

Realmente, parece que nós somos os últimos na lista de gastos desse povo, sempre tentando desconto pra colocar uma decoração ou doces melhores, muitas vezes me arrependi disso, na ultima dei desconto de R$ 200,00 para um aniversário infantil, depois descubro que gastaram 12.000 com decoração, banda, buffet, me sinto um otário dando desconto para quem não merece ou precisa
muitas vezes foto e video fica para o final mesmo!!!
Fiz um casamento chorado, chorado, so dvd de fotos,
a noiva depois gastou 2000 no carro+ 3000, de cabine maluca de fotos, so nisso,
fazer o que pelo menos nao fiquei em casa, e ganhei algum.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #44 Online: 26 de Maio de 2015, 08:07:51
Sobre cidades pequenas, Picada Café (RS) é uma cidade de 5.000 habitantes.
É onde começou e mora até hoje o Robison Kunz, acho que todo mundo deve conhecer ele.
O pacote de casamento dele mais em conta inicia em R$8.000

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8