Autor Tópico: Quanto cobrar?  (Lida 8912 vezes)

Gandhi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 16 de Abril de 2015, 10:38:47
Bom dia pessoal, a alguns anos comecei a trabalhar como fotógrafo aqui na minha cidade (é uma cidade com pouco mais de 40.000 hab.) e de 2 anos pra cá tenho tido uma escassez de serviços. Comecei a a analisar o mercado da cidade e vi que chegou um loja/estúdio que cobra as coisas muuuito barato, a praticamente preço de banana...
Exemplo: Para fotografar um aniversário completo, o fotografo de lá cobra 100$ pelo serviço, e depois se o cliente quiser só as fotos em arquivos digitais, o que acontece quase sempre, ele cobra 35$ pelo dvd com fotos.  :aua:
E casamento.. se o cliente não quiser fazer álbum ou imprimir as fotos, ele cobra 500$ pelo Dvd com todas as fotos em alta definição e tratadas!  :shock:
Não quero trocar figurinhas que nem ele, mas estou perdendo serviços demais.. o que vocês fariam no meu caso?   :ponder:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2015, 10:44:09
A qualidade dele justifica o preço? Se sim, relaxa que uma hora ele vai se dar mal, seja por falta de dinheiro (por estar cobrando muito pouco), seja por má recomendação dos próprios clientes :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2015, 10:50:35
Analise seus custos pro trabalho, depreciação do seu equipamento, estimativa de salario que deseja ganhar, tempo que demora para executar cada trabalho, analise seus custos mensais (aluguel, agua, luz, telefone, internet caso tenha um espaço fisico), faça uma estimativa de quantos trabalhos por mes anseia ter para conseguir cobrir os custos e quantos precisa ter para cobrir os custos e receber o pro-labore esperado.

Assim você terá uma média de quanto cobrar para determinado tipo de job, o resto vem com o tempo.

Quanto a esse cara, se o seu nível de trabalho for no nível do dele, ai você esta ferrado, mas quem é bom não cobra isso, eu por exemplo cobro mais do que ele cobra para fazer um casamento, por um aniversario infantil, sem impressão.


No mais, não ponha a culpa no seu concorrente pela sua falta de clientes, a culpa é sua, 40k habitantes é gente pra cacete, deve ter todas as classes sociais ai, desde miseravel até milionário. A culpa de ter perdido trabalhos é exclusivamente sua, ou você não está fazendo marketing direito, ou seu trabalho não corresponde ao que voce cobra, ou você nao sabe vender bem, ou não esta com um trabalho difundido o suficiente... O seu concorrente só é um problema se ele tem EXATAMENTE todas as qualidades que você, ou é melhor que você em alguma delas e mesmo assim cobra mais barato, ai não tem jeito mesmo.
@jacobfotografiacriativa


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2015, 10:51:02
A qualidade dele justifica o preço? Se sim, relaxa que uma hora ele vai se dar mal, seja por falta de dinheiro (por estar cobrando muito pouco), seja por má recomendação dos próprios clientes :ok:

Exato. Aqui na minha região aconteceu algo similar. Estava pra fechar com uma noiva por um preço muito barato, mas aí ela disse que achou um fotógrafo que faz o serviço de 4 fotógrafos em 1 (até hoje não entendi o que isso significa). O cara basicamente deu de graça pra ela o casamento.

Semana passada fiquei sabendo que a noiva quebrou o DVD com as fotos na frente dele pq eram pavorosas.
E veio com o rabo entre as pernas falar conosco pedindo pra gente dar uma ajeitada nas fotos...

Moral da história: esse cara se queimou feio. O trabalho dele fez jus a preço.
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 10:51:59 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Gandhi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2015, 10:58:26
A qualidade do serviço dele até que não é das piores... já faz 3 anos que esse cara ta aqui e não quebrou!  :eek:
Eu não tenho nada contra ele cobrar preço barato, mas o problema é que ele atingiu a maioria do público da cidade, que quer preços baratos com um minimo de qualidade.
Isso afetou não só a mim, mas outros fotógrafos amigos meus que estão perdendo serviço


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2015, 11:13:53
A qualidade do serviço dele até que não é das piores... já faz 3 anos que esse cara ta aqui e não quebrou!  :eek:
Eu não tenho nada contra ele cobrar preço barato, mas o problema é que ele atingiu a maioria do público da cidade, que quer preços baratos com um minimo de qualidade.
Isso afetou não só a mim, mas outros fotógrafos amigos meus que estão perdendo serviço

Então melhore seu serviço e atinja outro publico :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2015, 15:15:13
livre mercado, ele atingiu um publico que nao quer qualidade e diferenciação, quer preços. Com toda a certeza, bom ele nao é, nenhum fotografo bom cobraria essa merreca, até porque nesse preço ridiculo mal da pra comprar um equipamento decente e mante-lo.

Mude a sua estrategia, se ele roubou todo o mercado foi porque os concorrentes entregavam praticamente a mesma coisa que ele porém mais caro
@jacobfotografiacriativa


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2015, 16:19:28
Com toda a certeza, bom ele nao é, nenhum fotografo bom cobraria essa merreca, até porque nesse preço ridiculo mal da pra comprar um equipamento decente e mante-lo.
E precisa ser bom pra fotografar festinha de aniversário?


Carlos De Carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2015, 17:26:43
Moro numa cidade menor ainda e ta complicado baixar ainda mais os preços..o pessoal nao entende os custos da profissao.. o preço e depreciação dos equipamentos.. acham que uma camera dura a vida toda... mas, Olha Ghandi...Esse cara cobrando por casamento apenas 500 reais.. mesmo só em DVD.. pelamor.. é muitaaaa responsa por apenas 500 reais...   :shock:   :shock:    :shock:
2- 6D,  80mm 1.4,  50mm 1.8,   24-105L,  Canon  17-40F4, 70-200F4, 28-135, 40mm 2.8


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2015, 18:02:25
 a unica saida e procurar fazer alguma coisa diferente ao concorrente barato.
deixar os preços proximos dele no inicio, mas com uma qualidade muito superior,bem diferente
e dai pra frente recompor o mercado.
A coisa esta assim, eu tenho varias tabelas , de acordo com o padrao do cliente.
O assunto e se encaixar no gosto e orçamento de quem paga (cliente).
Se nao viver da fotografia, da para teorizar e filosofar, mas se tem contas para pagar
e o foco e chegar no final do mes, a historia e diferente.
vai enfrente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2015, 18:08:29
 :shock: :shock: :shock: :aua: :aua: :aua: :eek: :eek: :eek:

Ou o mercado não está bem explorado, ou realmente não comporta serviços de maior valor (agregado ou percebido).
Tá cheio de cidades de 30.000 habitantes com a maioria da população com renda baixa... assim como tá cheio de cidades com 10.000 habitantes com renda acima da média.
É questão de análise de mercado/cenário que vc está inserido.
Abs.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2015, 22:46:57
E precisa ser bom pra fotografar festinha de aniversário?

Não precisa ser bom pra fotografar evento infantil, nao precisa ser bom pra fotografar casamentos, nao precisa ser bom pra fotografar editoriais de moda, nao precisa ser bom pra fotografar catalogo de produtos, nao precisa ser bom pra fotografar esportes, nao precisa ser bom pra fotografar ensaios de noivas, gestantes, newborn ou qualquer outro tipo, nao precisa ser bom pra fotografar nada, agora quem for bom vai fazer melhor.

Agora se você não vê diferença NENHUMA em um trabalho de aniversário infantil mal feito ou bem feito... ai não vai ser eu que vai mudar sua perspectiva...
@jacobfotografiacriativa


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2015, 07:36:05
Moro numa cidade menor ainda e ta complicado baixar ainda mais os preços..o pessoal nao entende os custos da profissao.. o preço e depreciação dos equipamentos.. acham que uma camera dura a vida toda... mas, Olha Ghandi...Esse cara cobrando por casamento apenas 500 reais.. mesmo só em DVD.. pelamor.. é muitaaaa responsa por apenas 500 reais...   :shock:   :shock:    :shock:

Passo por uma situação muito parecida, na cidade onde moro, não tem mais de 15k de habitantes e apareceu um concorrente que cobra menos ainda pra fazer um casamento, R$ 400,00 e entrega 150 fotos editadas em dvd.....
Meu diferencial é oferecer qualidade. Quem tem interesse apenas no preço, procura ele, quem prefere qualidade me procura


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2015, 08:24:52
Não precisa ser bom pra fotografar evento infantil, nao precisa ser bom pra fotografar casamentos, nao precisa ser bom pra fotografar editoriais de moda, nao precisa ser bom pra fotografar catalogo de produtos, nao precisa ser bom pra fotografar esportes, nao precisa ser bom pra fotografar ensaios de noivas, gestantes, newborn ou qualquer outro tipo, nao precisa ser bom pra fotografar nada, agora quem for bom vai fazer melhor.

Agora se você não vê diferença NENHUMA em um trabalho de aniversário infantil mal feito ou bem feito... ai não vai ser eu que vai mudar sua perspectiva...

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2015, 08:26:04
:shock: :shock: :shock: :aua: :aua: :aua: :eek: :eek: :eek:

Ou o mercado não está bem explorado, ou realmente não comporta serviços de maior valor (agregado ou percebido).
Tá cheio de cidades de 30.000 habitantes com a maioria da população com renda baixa... assim como tá cheio de cidades com 10.000 habitantes com renda acima da média.
É questão de análise de mercado/cenário que vc está inserido.
Abs.
:clap: :clap: :clap: