Autor Tópico: Fotografias perfeitas até demais, te incomodam?  (Lida 4917 vezes)

Filipe Rosa

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 21 de Abril de 2015, 20:37:50
Compartilho da sua frustração, mas para mim o problema não é a prefeição ou manipulação excessiva da imagem, mas a esterilidade delas. Muitas dessas fotos não dão o menor impacto. É uma beleza que vejo e esqueço que vi poucos minutos depois. Acredito que essas fotos sejam muito "matemáticas". Como se o autor tivesse aprendido uma fórmula de engenharia fotográfica que deve ser seguida pra dar certo, e que sempre dará certo. Mas, ao final, acaba-se com várias fotos vazias e iguais.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #31 Online: 21 de Abril de 2015, 21:30:14
Fico muito feliz quando vejo um tópico como esse no fórum. Me parece que a galera anda cansando desse tipo de imagem que impressiona num primeiro momento, mas que não acrescenta mais nada além disso. Talvez a fotografia "de espetáculo" esteja com os dias contados.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #32 Online: 22 de Abril de 2015, 00:52:22


Segundo, esta no fato desse apelo tecnico ser em funcao a tangibilidade, experiencia materialista, a hiper realidade. Tal exagero ao apelo tangivel materialista, sem conteudo estetico ou altamente distrativo ao conteudo estetico, passa a significar a corrupcao dos sentidos, artificialidade da expressao da obra, tendencia comercial e nao artistica da obra tentando te comprar e nao te comunicar.


Como fotografo comercial, a mim não incomoda. Infelizmente quando uma empresa lhe procura para fotografar uma pizza, ela não quer arte na maioria das vezes, ela tem um briefing, um público especifico, um conceito e quer que voce reproduza, muitas vezes uma reprodução hiper-realista, beirando o impossível, o maravilhoso, passará a idéia principal que um fotografo comercial deve passar a um cliente comercial: a ideia de que ele, o cliente leigo, sozinho não realizaria aquilo de forma alguma. Você exalta um produto com a beleza que ele merece.

Claro que estou falando na questão comercial, a questão artistica é outra, e devemos aprender a separar, raras as vezes que a fotografia arte se enquadra para a venda comercial de um produto.
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, 00:59:09 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 22 de Abril de 2015, 11:35:36
Como fotografo comercial, a mim não incomoda. Infelizmente quando uma empresa lhe procura para fotografar uma pizza, ela não quer arte na maioria das vezes, ela tem um briefing, um público especifico, um conceito e quer que voce reproduza, muitas vezes uma reprodução hiper-realista, beirando o impossível, o maravilhoso, passará a idéia principal que um fotografo comercial deve passar a um cliente comercial: a ideia de que ele, o cliente leigo, sozinho não realizaria aquilo de forma alguma. Você exalta um produto com a beleza que ele merece.

Claro que estou falando na questão comercial, a questão artistica é outra, e devemos aprender a separar, raras as vezes que a fotografia arte se enquadra para a venda comercial de um produto.

Olá André, muito interessante a sua contribuição, aborda o assunto por um ponto de vista diferente... realmente para produtos, serviços, muitas vezes a intenção é esta: passar a impressão de uma perfeição, próximo ao impossível e não a reprodução do "real"...
Após abrir o tópico e perceber as diversas utilizações e própositos da fotografia, fico menos "incomodado"... cada tipo de fotografia tem a sua demanda, público, objetivo...

Valeu  :ok:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #34 Online: 22 de Abril de 2015, 12:15:31
Como fotografo comercial, a mim não incomoda. Infelizmente quando uma empresa lhe procura para fotografar uma pizza, ela não quer arte na maioria das vezes, ela tem um briefing, um público especifico, um conceito e quer que voce reproduza, muitas vezes uma reprodução hiper-realista, beirando o impossível, o maravilhoso, passará a idéia principal que um fotografo comercial deve passar a um cliente comercial: a ideia de que ele, o cliente leigo, sozinho não realizaria aquilo de forma alguma. Você exalta um produto com a beleza que ele merece.

Claro que estou falando na questão comercial, a questão artistica é outra, e devemos aprender a separar, raras as vezes que a fotografia arte se enquadra para a venda comercial de um produto.

André, acho que tocas num ponto importante e a questão é esta: estamos invadidos, nos 500px e Flickrs da vida, por toda a rede, por fotos NÃO comerciais imitando a estética de fotos comerciais.

Isso é uma armadilha desgraçada pois são fotos feitas com o intuito descarado de criar uma mentira, uma "perfeição" inexistente, o desejo por algo ilusório (enfim, vender um produto ou ideia). Aí, quando se precisa ou tenta colocar algo de verdade (ainda que uma verdade parcial e subjetiva, mas honesta) se está com o olhar viciado.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #35 Online: 22 de Abril de 2015, 12:26:10
Me parece que até mesmo a publicidade está buscando um caminho mais "verdadeiro", menos plástico e mais honesto. Ainda caminha a passos de formiga, mas essa caminhada já é perceptível. Acho que ela vem percebendo que se perde em perfeição e plasticidade e se ganha em aproximação da realidade das pessoas.
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, 12:26:31 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #36 Online: 22 de Abril de 2015, 13:00:04
Me parece que até mesmo a publicidade está buscando um caminho mais "verdadeiro", menos plástico e mais honesto. Ainda caminha a passos de formiga, mas essa caminhada já é perceptível. Acho que ela vem percebendo que se perde em perfeição e plasticidade e se ganha em aproximação da realidade das pessoas.

Desconfio dos gregos mesmo quando trazem presentes...  :assobi:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #37 Online: 22 de Abril de 2015, 14:17:22
Desconfio dos gregos mesmo quando trazem presentes...  :assobi:

hahaha
Eu também!

Mas eles são capazes de alterar os meios para chegar numa finalidade mais lucrativa.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 22 de Abril de 2015, 19:32:41
Como fotografo comercial, a mim não incomoda. Infelizmente quando uma empresa lhe procura para fotografar uma pizza, ela não quer arte na maioria das vezes, ela tem um briefing, um público especifico, um conceito e quer que voce reproduza, muitas vezes uma reprodução hiper-realista, beirando o impossível, o maravilhoso, passará a idéia principal que um fotografo comercial deve passar a um cliente comercial: a ideia de que ele, o cliente leigo, sozinho não realizaria aquilo de forma alguma. Você exalta um produto com a beleza que ele merece.

Claro que estou falando na questão comercial, a questão artistica é outra, e devemos aprender a separar, raras as vezes que a fotografia arte se enquadra para a venda comercial de um produto.

Mas eh exatamente o que eu escrevi. A linguagem, gramatica, mensagem comercial corrompe a "arte" em trabalhos com intencoes artisticas, feitas por pessoas naturalmente e altamente influenciada pelo alto apelo tecnico comercial.

Pq com o maior acesso para muitas pessoas comums comprarem cameras, computadores, editos de imagem e internet, essas vao se basear no que mais estao acostumadas a verem ate mesmo passivamente, e consequentemente como sinonimo de qualidade e profissionalismo, para seguirem como modelo. E o alto interesse no aspecto tecnico e resultados tecnicos que criam tais imagens com apelo a materialidade e tangibilidade somente. E o resultado acaba sendo o mesmo da linguagem comercial, que eh o que eu descrevi e o que as pessoas aqui dizem sentir. Pq a completitude da linguagem comercial so existe apos saciado o anceio que ela alimenta, que eh a aquisicao materialista.

Por isso que eu conclui dizendo que se for para ver tais tipos de imagem, o melhor eh ver elas em seu melhor lugar que eh na publicidade, e nao fantasiado de arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 22 de Abril de 2015, 19:50:22
Me parece que até mesmo a publicidade está buscando um caminho mais "verdadeiro", menos plástico e mais honesto. Ainda caminha a passos de formiga, mas essa caminhada já é perceptível. Acho que ela vem percebendo que se perde em perfeição e plasticidade e se ganha em aproximação da realidade das pessoas.

Mas por mais que possa querer midar nunca podera realmente se transformar em outra coisa. Afinal, o papel da publicidade eh mostrar alguem que poderia ser vc so que aperfeicoado, fazendo um apelo para que vc fique insatisfeito consigo mesmo e anceie por essa versao aperfeicoada de si mesmo, que parece mais feliz, mais sexy, ter mais e melhores amigos, mais isso e mais aquilo. Ou seja, incita a pessoa a busca uma idealizacao de si mesmo.

Em outras palavras, a funcao dela eh fazer com que a pessoa perca o amor que ela tem por ela propria, e anceie em obter esse amor de volta pelo preco do produto/servico.

Essa eh a linguagem usada em muitas dessas imagens. A idealizacao de um lugar, de um objeto ou de um momento, apelando para que vc como expectador anceie por tal momento, lugar ou objeto idealizado. Mas o fato de tal anceio ser extimulado de maneira apelativa, artificial e ser constante apos uma imagem e outra, sem nunca ter fim, eh o que traz o tal sentimento de vazio e incomodo.

Diferente de trabalhos que chamamos de artistico que nao usa a intencao de tal apelacao externa, mas sim um dialogo de experiencias reais entre artistas e suas interpretacoes e aprendizados de tais experiencias, muitas das quais muitos de nos compartilhamos e bos identificamos em maior ou menos nivel, trazendo o tal conforto das obras artisticas (tradicionais).