Autor Tópico: Tamanho vs Qualidade da Foto no site  (Lida 3738 vezes)

padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #15 Online: 20 de Abril de 2015, 14:10:59
Olá!

Minha preocupação é o tempo de carregamento.
Só se eu aumentar a qualidade. Ela está em cerca de 60% eu acho da original
O meu site é feito na plataforma da 46 graus. Eu subo as imagens em 96dpi e 960px no lado maior, isso para a visualização grande. Para as miniaturas, o próprio site redimensiona, mas não sei as configurações que eles usam. Aliás, entendo muito pouco sobre web.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Abril de 2015, 15:05:16
Eu nunca penso no tamanho do arquivo, o que importa ao exportar a foto é saber a resolução predominante dos browsers/monitores que estão acessando sua foto, e a questão das cores (qualidade).

Neste site vc encontra pesquisas com a estatística de resolução da maioria dos monitores de atualmente.
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_display.asp

Ao longo dos anos a resolução vai aumentando, então o que eu faço aqui é exportar na melhor resolução para a maioria das telinhas do momento. Hoje esse numero esta por volta do Full HD, 1920x1080. Tem tbm a questão do wiewport e da proporção do pixel, mas imagino que a melhor experiencia do cara será ver a foto em tela cheia, nesta resolução (1920x1080). Se a tela do cara for maior que isso, haverá uma especie de ampliação da foto feita pelo browser, e se for menor haverá redução.

Falando de cores, o padrão de exportação é sempre sRGB, por que ainda tem browser que não faz a conversão corretamente do Adobe RGB para sRGB, e ai as cores ficam esquisitas. A compressão do JPG no momento da exportação depende muito da foto original, mas pensando em arquivos nativos das câmeras de foto, algo por volta de 70-80% é ideal pra foto ficar bacana.

As conexões de internet da maioria das pessoas interessadas em visualizar minhas fotos é suficiente para velocidade de carregamento agradável, nestas condições. Essa coisa de redução ou ampliação da foto deve ser gerenciada pelo browser e pelo construtor do site, através das linhas de programação que ele projeta para ver a foto em diferentes dispositivos, e disso ai eu não entendo.
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 15:19:56 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Abril de 2015, 16:32:57

Obrigado por dar uma olhadinha também. Então para que carregasse a página mais rápido eu usei um script que a qualidade das fotos diminuíssem, mas ao clicar em uma foto ela aparecesse com qualidade melhor. Estou testando essa estratégia. Digamos que elas são as "miniaturas" das fotos.

Danilo... EMHO este pode ser um tiro no pé.
Se vou ver um site e a foto já aparece ruim de cara... desisto... nem me dou ao trabalho de ver o resto.
Claro que isso vale também pelo tempo de carregamento.
Sobre o 46graus... que o padilhadim hospeda... eu fiz o meu lá pra testes... achei a plataforma bacana, porém com limitações de configuração... e nas vezes que tentei, demorou pra carregar. Não me agradou muito não. Mas isso é minha opinião.
Abs.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #18 Online: 20 de Abril de 2015, 18:29:00
pra colocar no site te recomendo usar o faststone: http://www.baixaki.com.br/download/faststone-photo-resizer.htm

dos que já testei ele foi o melhor pra baixar o tamanho do arquivo sem perder tanto a qualidade da imagem. Você consegue deixar uma foto grande pra visualização com um tamanho bem pequeno, perto de 150kb...

tenho compactado tudo que vai pro meu site por ele. (exceto no portfolio que uso o 500px.. mando na maior resolução e eles cuidam do redimensionamento)
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 18:31:49 por Luciano.Queiroz »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Abril de 2015, 18:34:26
O meu site é feito na plataforma da 46 graus. Eu subo as imagens em 96dpi e 960px no lado maior, isso para a visualização grande. Para as miniaturas, o próprio site redimensiona, mas não sei as configurações que eles usam. Aliás, entendo muito pouco sobre web.

Como fui eu que desenvolvi, aí eu que tenho que programar para fazer tudo isso. Na verdade elas redimencionam também conforme o tamanho do monitor. Só não sei dizer se tem a mesma eficiência que o sistema que você usa.

Danilo... EMHO este pode ser um tiro no pé.
Se vou ver um site e a foto já aparece ruim de cara... desisto... nem me dou ao trabalho de ver o resto.
Claro que isso vale também pelo tempo de carregamento.
Sobre o 46graus... que o padilhadim hospeda... eu fiz o meu lá pra testes... achei a plataforma bacana, porém com limitações de configuração... e nas vezes que tentei, demorou pra carregar. Não me agradou muito não. Mas isso é minha opinião.
Abs.

Então eu concordo com você, eu prefiro assim também. Inclusive eu me inspirei no blog da fotógrafa Luciana Prado. Se ela não postou com a qualidade máxima, está quase lá. O problema que as fotos dela são maiores mas parece que carrega mais rápido. Sem esse script para reduzir a qualidade chegava até a travar meu tablet. Olha que as fotos eu reduzi para menos de 600kb.

Eu nunca penso no tamanho do arquivo, o que importa ao exportar a foto é saber a resolução predominante dos browsers/monitores que estão acessando sua foto, e a questão das cores (qualidade).

Neste site vc encontra pesquisas com a estatística de resolução da maioria dos monitores de atualmente.
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_display.asp ...


Eu vou analisar depois direitinho esse link. Meu site redimenciona as fotos conforme a resolução também. (pelo menos a ideia é que fizesse isso hehe).
Na exportação eu usei aquele esquema do PS de exportar para a web. Eu deixei ticado aquela opção da conversão de cores.
Então vamos fazer o teste se for possível por favor. Eu vou aumentar o valor da miniatura pelo script que uso aí o pessoal me fala se está carregando muito lento ou não, pode ser?
Daí depois mais para frente eu vou tentar resolver um outro probleminha que esses espaços em branco  :ok:

http://www.dcsdesenvolvimento.com.br/books/book-infantil-campo-mourao-r-l-viana/1

Outro probleminha é que ainda estou aprendendo usar este sisteminha de ThumbPhp  :D
-
A propósito quem ja acessou o link e for acessar de novo talvez precise dar um ctrl+f5 para recarregar tudo de novo
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 18:35:24 por Danilo_cs »