Autor Tópico: DXOMark Porque os equipamentos canon aparecem com ranking tao baixo ??  (Lida 2839 vezes)

Tigerjubs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Ola Pessoal

Sou novo no forum e estou com uma duvida, Alguem sabe em que tipo de dados e baseado o site da DXO mark, sou usuario nikon (Nikon d610/D7100), mas recentemente utilizei uma canon 6d e achei um baita equipamento tambem, mas neste site de analise os equipamentos da canon aparecem abaixo de muitos equipamentos inferiores a eles e nao condiz com a real qualidade da camera ? Alguem.
Agradeço.
"Não fazemos uma foto apenas com uma câmera;
ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos,
as pessoas que amamos." Ansel Adams

Nikon D610/D7100 | Nikkor 50mm/18-35mm | Sigma 50-150mm/18-35mm


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2015, 21:38:04
Profissional, turismo, sensor resistente a luz!!!

Rapaz... Essa é nova pra mim.



fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2015, 22:10:32
"Falando na prática, significa que em fotos sem flash como as de rua, à noite, a Canon faz fotos mais escuras que as outras"

Desculpe, mas DR não tem NADA a ver com isso.

Na verdade, em outros pontos eu mal entendi a explicação do Ernesto. Difícil até discordar.

Quanto à questão do tópico, acho que há duas explicações.

1) De fato, temos uma geração de sensores Sony (que equipam Nikon) melhor que a geração da Canon. As empresas se alternam nessa evolução. Quando comecei nas digitais, as Canon eram melhores, principalmente em ISO alto.

2) Os critérios de ranking do DxO são, como qualquer critério, discutíveis. Para mim um exemplo claro é esse do Dinamic Range ou latitude (que não tem nada a ver com isso que se falou antes, só dar uma olhada por aí). As atuais FF da Nikon têm um baita DR em ISO base, bem superior às FF Canon. Acontece que, em ISO 800 já estão muito próximas e de 1600 para cima a Canon tem alguma vantagem. Então, para quem faz evento e trabalha o tempo todo com ISO alto a Canon 6D tem mais latitude que a D610, mas o DxO não leva isso em conta e pontua lá em cima para a NIkon.

Quanto às lentes, a Nikon também tinha uma geração de lentes melhor - e mais CARA (tudo tem seu preço) - mas a Canon (e a Sigma, e até Tamron) tem feito uma baita trabalho e trazido lentes atuais (versões II) no mesmo nível (e também caras).

No fim, acho, os equipamentos atuais, de todas as companhias sérias, são muito mais próximos do que os números frios do DxO fazem crer. Daí que eles podem ser referência, mas basear decisão neles acarreta o risco de enganos míticos como o do famoso tópico aqui no MF sobre o "engodo das FF Canon".

Abs! 


Tigerjubs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2015, 23:20:19
Ola agradeco as respostas e gosto sempre de aprender.
Estou refletindo pois o dxomark sempre foi um site referencia, sou usuario nikon e ser ver bem as diferencas entre a d610 e uma d7100 na parte pratica trabalho com eventos corporativos a mais de 10 anos. Mas pra mim uma d3300, d52000, 5500 ser melhor tecnicamente que uma 1dx,5d ou 6d e um pouco surreal pra mim e para fotografos sem conhecimento tecnico influencia demais na hora da compra. Poderia ficar vangloriando pois os resultados pendem pra nikon, mais a camera com que tive oportunidade de trabalhar canon 6d tem qualidade semelhante iso alto quanto a d610. final.  A unica coisa que eu reparei foi que a 6d inicia com o (iso mais escuro) nao sei como isso seria e mencionado tecnicamente ? mas nao influencia em nada na pratica, pois vc faz a configuracao e tb e algo minimo perceptivel so na pratica com as duas cameras na mao. Agradeco a todos pelas respostas.
"Não fazemos uma foto apenas com uma câmera;
ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos,
as pessoas que amamos." Ansel Adams

Nikon D610/D7100 | Nikkor 50mm/18-35mm | Sigma 50-150mm/18-35mm


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2015, 23:38:11
De nada!
Ainda bem que você entendeu o motivo da nota. Agora se o fato é relevante, e merece todo esse destaque, fica com cada um e sua aplicacao.

Obrigado. Aprendi uma coisa nova neste tópico. Se vai ser útil, é outro papo.

E a lição "por baixo" é que ler teste do DxO é perda de tempo. Aqueles números não querem dizer muita coisa.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2015, 23:59:33
Os critérios do DxO sempre foram criticados, mas dizem que influenciam muito o mercado. De qq forma, antes de acreditar naqueles valores, é importante visitar o site para saber, na prática, o que cada item na classificação significa e qual diferença prática entre um número e o imediatamente superior (ou inferior).

O mais básico é o próprio "score": segundo o DxO, o número de classificação geral não é apenas um "ranking", mas em termos práticos, o tamanho máximo da foto impressa que pode ser produzida com qualidade "razoável":

"DxOMark Score can be interpreted as the maximum print size of the average quality."

Assim, um score igual a 10 ou superior permitiria obter uma excelente cópia 30x20cm, 20 cópias A3 etc. Por isso que vc vê as lentes tendo diversos valores e sendo repetidas nas listagens: pode observar que a variável é a câmera. Cada combinação câmera/lente oferece um determinado score. Como podemos ver isso é altamente questionável, mas o número é mais uma informação que ajuda na decisão de compra, em minha opinião.

Se isso é certo ou errado não se sabe, pois o laboratório não divulga exatamente as condições de teste. E também se recusa a testar os sensores da Fuji X-Trans (para alívio da Fuji, eu acho...).

Particularmente, eu não compro nada sem observar o DxOMark pois acho seus resultados consistentes e relevantes: é muito bom saber que sua lente é a melhor combinação para a câmera que vc tem, mesmo que nos resultados práticos isso seja irrelevante... Hobby é entusiasmo e racionalidade nos investimentos, e tem muita lente considerada porcaria que, para determinada câmera, supera várias com preço superior.   :ok:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2015, 01:19:35
O bom do DXO são os gráficos, a pontuação só serve para gerar confusão.
Cada caso é uma caso e deve ser avaliado de acordo com as necessidades...

Vamos encontrar grande diferença de DR(dynamic range) entre os sensores
Canon/Sony/Toshiba basicamente só no ISO baixo.
Exemplos 1, 2 e 3.

Com mais DR se tem uma margem maior para subexpor e levantar as sombras...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=62363.0
http://www.fredmiranda.com/5DIII-D800/index_controlled-tests.html]
https://photographylife.com/nikon-vs-canon-dynamic-range

No sensor Sony/Toshiba/ETC o ADC(Conversor analógico-digital) fica no próprio sensor
enquanto na Canon é separado e processado pelo DIGIC, quando o sinal analógico chega
no DIGIC já sofreu alguma degradação pelo caminho...
http://www.dpreview.com/forums/post/55577594
"It's a mystery why Canon has not implemented on-chip ADC as they have done the R&D
and have had patents for years. Some speculate that the expense for Canon to revamp
their sensor production lines for finer geometry to accommodate on-chip ADC at high
pixel density is prohibitive for the relatively small number of sensors they produce
as they're used only in Canon's own cameras. In the grand scheme Canon is a relatively
small player in the sensor industry."


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2015, 02:03:43
Então Tiger, claro que sempre vale a pena dar uma olhada no números e no ranking DxO, mas na pratica o que importa é o resultado da relação entre sensor, lentes e conhecimento técnico/olhar do fotografo e habilidade na edição. Na edição é possível puxar e até extrapolar os níveis de qualquer foto.

O que o DxO faz é testar as câmeras fotografando um chart com o auxilio de programas de instrumentos de medição que são sérios, mas são medições técnicas de laboratório. Pensando somente no sensor, segundo o DxO sabemos que a atual geração de sensores sony é tecnicamente melhor. Existe uma nova família de sensores que a Canon deve colocar no mercado ainda esse ano, mas não sei se chegarão perto desses sony.

Agora quem sai do laboratório e vai pra rua levando essas belezinhas pra fotografar somos nós, e o resultado final, para o ser humano normal, é praticamente impossível descobrir a origem de uma fotografia (equipamento) apenas olhando para a foto.

Ter uma câmera com o sensor que é a ultima bolacha do pacote até ajuda em alguns casos, mas não implica em boa fotografia. Lembro que nos últimos 100 anos foram feitas fotografias maravilhosas, com variados equipamentos.
Conhecimento importa mais que equipamento.