Autor Tópico: Mirrorless Full Frame Nikon!!!  (Lida 9550 vezes)

silvano

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Resposta #45 Online: 13 de Agosto de 2015, 09:43:37
Oi Silvano, posso falar de micro 4/3. As cameras da Olympus possuem uma função chamada LIVE TIME, um tipo de BULB onde você vê a imagem sendo 'construída'. Ou seja, vc escolhe o tempo de refresh, por exemplo meio segundo, daí após o disparo inicial a imagem 'acumulada' vai sendo mostrada no LCD a cada meio segundo, e você decide o momento que quer parar. Realmente muito interessante. Veja esse artigo sobre o astrofotografia. O cara saiu de 5Dmk2 + 40D para Olympus OM-D E-M5 e Sony RX1 e ao que parece está muito satisfeito. Acho que algumas imgens sofreram um pouco com a compressão de web, mas vale muito a pena a leitura.

http://www.stevehuffphoto.com/2013/01/22/how-to-shoot-wide-field-astrophotography-with-a-camera-and-tripod-by-chris-malikoff/


Não sei, mas portabilidade deve ser um conceito muito pessoal. FOV de 28 e 50mm é o que tenho mais usado e posso levar 'duas cameras' excelentes com essas DFs equivalentes, numa bolsa Think Tank Mirrorless Mover 10 (de 15x13x11cm), tudo pesando menos de 1 kg, incluindo ao menos uma bateria extra pra cada e o EVF acoplável para a PEN. Respeito outras opiniões, mas isso pra mim é portabilidade.  :ok:

http://camerasize.com/compact/#328.305,99.23,387.411,454,hd,t
http://camerasize.com/compact/#328.305,99.23,387.411,454,hd,f
Muito obrigado pelas dicas Rinaldo, muito bom esse lance aí do acumulo de luz no EVF, gostei muito da ideia e dos links que indicou.
Claro, logicamente as M4/3 são menores, mais se uma das vantagens das ML era retirar o espelho e poder chegar a lente mais perto do sensor pra diminuir o tamanho, tem outros porens que é, alteração da baioneta e também da engenharia das lentes, outro fator é a complexidade do design das lentes, principalmente Wides, onde a luz chegará de forma obliqua, perdendo definição por difração nas bordas.
Sobre portabilidade, claro isso é muito de cada uma,  mais eu também carrego menos de 1kg, porém hoje carrego o mesmo volume com a FF do que antes com a T3i com lente do kit e isso pra mim é show. Se eu sair com 40mm + 28mm então, fica muito leve e razoavelmente compacto.
Abraço.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
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silvano

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Resposta #46 Online: 13 de Agosto de 2015, 09:53:26
Oi Silvano, posso falar de micro 4/3. As cameras da Olympus possuem uma função chamada LIVE TIME, um tipo de BULB onde você vê a imagem sendo 'construída'. Ou seja, vc escolhe o tempo de refresh, por exemplo meio segundo, daí após o disparo inicial a imagem 'acumulada' vai sendo mostrada no LCD a cada meio segundo, e você decide o momento que quer parar. Realmente muito interessante. Veja esse artigo sobre o astrofotografia. O cara saiu de 5Dmk2 + 40D para Olympus OM-D E-M5 e Sony RX1 e ao que parece está muito satisfeito. Acho que algumas imgens sofreram um pouco com a compressão de web, mas vale muito a pena a leitura.

http://www.stevehuffphoto.com/2013/01/22/how-to-shoot-wide-field-astrophotography-with-a-camera-and-tripod-by-chris-malikoff/


Então, entrei nas fotos e as feitas com a RX1 em ISO800 realmente são muito boas e melhores que as minhas feitas com a 5Dc em ISO1600, não uso 800 pois não tenho montagem equatorial.
Já a feita com a Olympus em ISO1600 está bem ruim, muito pior que as minhas com a 5Dc em ISO1600
olympus.
Acho que os sensores olympus ainda precisam evoluir. Já da Sony está animal.
http://i0.wp.com/www.stevehuffphoto.com/wp-content/uploads/2013/01/OMD_with_foreground.jpg
5Dc
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/20138523999/in/dateposted-public/
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Rinaldo

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Resposta #47 Online: 13 de Agosto de 2015, 10:21:57
Muito obrigado pelas dicas Rinaldo, muito bom esse lance aí do acumulo de luz no EVF, gostei muito da ideia e dos links que indicou.
Claro, logicamente as M4/3 são menores, mais se uma das vantagens das ML era retirar o espelho e poder chegar a lente mais perto do sensor pra diminuir o tamanho, tem outros porens que é, alteração da baioneta e também da engenharia das lentes, outro fator é a complexidade do design das lentes, principalmente Wides, onde a luz chegará de forma obliqua, perdendo definição por difração nas bordas.
Sobre portabilidade, claro isso é muito de cada uma,  mais eu também carrego menos de 1kg, porém hoje carrego o mesmo volume com a FF do que antes com a T3i com lente do kit e isso pra mim é show. Se eu sair com 40mm + 28mm então, fica muito leve e razoavelmente compacto.
Abraço.

Então, entrei nas fotos e as feitas com a RX1 em ISO800 realmente são muito boas e melhores que as minhas feitas com a 5Dc em ISO1600, não uso 800 pois não tenho montagem equatorial.
Já a feita com a Olympus em ISO1600 está bem ruim, muito pior que as minhas com a 5Dc em ISO1600
olympus.
Acho que os sensores olympus ainda precisam evoluir. Já da Sony está animal.
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Imagina, bacana é trocar ideias. Mas você tem razão, também não gostei de algumas da E-M5 mas acho que ele não 'cuidou' bem do ruído. Mas enfim, o negócio é que comparar mesmo ISO com um sensor 4x menor não é muito justo. O certo seria comparar 1600 da M43 com 6400 da FF para ter a equivalência em sinal-ruído. Daí acho que a E-M5 ficaria em vantagem.

A ideia do meu post foi mostrar como alguém saiu de reflex para astrofotografia e como foi a adaptação, e não exatamente sobre qualidade de imagem. De repente, em alta, o ruído pra ele não incomodou. Com calma depois vou procurar outros que usam M43 para essa finalidade. Me lembro que já vi coisa muito boa.

Na questão do peso, só a 5D com a 50 não pesa quase 1,2kg? Se incluir a 28 e uma bolsa pra quanto iria, fora o tamanho da bolsa? Se eu trocar a GR por uma lente 14mm o volume diminui, mas perco o conforto de não trocar lentes e o backup. Já gosto e afinidade com o equipamento também entram na equação e isso não tem como discutir. Se eu usasse DSLR FF também iria por esse seu caminho, um corpo e duas primes.
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Rinaldo

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Resposta #48 Online: 13 de Agosto de 2015, 10:45:26
Então, entrei nas fotos e as feitas com a RX1 em ISO800 realmente são muito boas e melhores que as minhas feitas com a 5Dc em ISO1600, não uso 800 pois não tenho montagem equatorial.
Já a feita com a Olympus em ISO1600 está bem ruim, muito pior que as minhas com a 5Dc em ISO1600
olympus.
Acho que os sensores olympus ainda precisam evoluir. Já da Sony está animal.
http://i0.wp.com/www.stevehuffphoto.com/wp-content/uploads/2013/01/OMD_with_foreground.jpg
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"Acho que os sensores olympus ainda precisam evoluir. Já da Sony está animal."

Se me permite, aqui vou discordar. Deve-se comparar os ISOs certos para sensores de tamanhos diferentes, para compensar o tamanho. Mesmo com 1/4 do tamanho o sensor 4/3" da E-M5 já é páreo sim para as cameras mais antigas com sensores maiores.

http://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Olympus-OM-D-E-M5-versus-Canon-EOS-5D-versus-Canon-EOS-550D___793_176_645


Veja estes outros exemplos com a E-M5:

http://www.stevehuffphoto.com/2014/01/24/olympus-om-d-e-m5-for-landscape-astrophotography-by-jensen-chan/

http://www.ayton.id.au/wp02/?p=5426

http://www.dpreview.com/forums/post/52729137

http://www.getolympus.com/us/en/astrophotography_tips
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silvano

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Resposta #49 Online: 13 de Agosto de 2015, 16:37:23

"Acho que os sensores olympus ainda precisam evoluir. Já da Sony está animal."

Se me permite, aqui vou discordar. Deve-se comparar os ISOs certos para sensores de tamanhos diferentes, para compensar o tamanho. Mesmo com 1/4 do tamanho o sensor 4/3" da E-M5 já é páreo sim para as cameras mais antigas com sensores maiores.

http://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Olympus-OM-D-E-M5-versus-Canon-EOS-5D-versus-Canon-EOS-550D___793_176_645


Veja estes outros exemplos com a E-M5:

Show o papo Rinaldo, muito bom conversar aqui.
Então, nesse link que enviaste, como pode ver, a Olympus está com ISO826 contra 1368 da 5Dc de 2005, por isso falei que precisa evoluir.
Nesse ponto eu discordo que temos que comparar Iso relativo referente a diferença de tamanho, pois na prática o que queremos mesmo é um bom alto iso não importando se é relativo ou não.
Mas, realmente nos links que enviaste existe muita foto boa com essas cameras e realmente dá pra migrar, não é impeditivo.
O Maior problema é a falta de lentes específicas pra M4/3, pois a 12/2.0 ainda é fraca pra isso.
Mais eu torço muito mesmo que evolua a coisa, enquanto isso eu fico com a 5Dc de 2005.

Na questão do peso, só a 5D com a 50 não pesa quase 1,2kg? Se incluir a 28 e uma bolsa pra quanto iria, fora o tamanho da bolsa?
Eu nunca cheguei a pesar, mais te digo que a 5Dc é realmente mais pesada que a T3i e isso me assustou a 50/1.4 também é mais pesada que a 18-55.
Mais como o volume é quase o mesmo e o comprimento é menor, acaba que na mesma bolsa pequena de 18*15*13 eu coloco FF + 28 +50/1.4 e flash 90ex.
Silvano Rocha
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Resposta #50 Online: 15 de Agosto de 2015, 09:35:19
Show o papo Rinaldo, muito bom conversar aqui.
Então, nesse link que enviaste, como pode ver, a Olympus está com ISO826 contra 1368 da 5Dc de 2005, por isso falei que precisa evoluir.
Nesse ponto eu discordo que temos que comparar Iso relativo referente a diferença de tamanho, pois na prática o que queremos mesmo é um bom alto iso não importando se é relativo ou não.
Mas, realmente nos links que enviaste existe muita foto boa com essas cameras e realmente dá pra migrar, não é impeditivo.
O Maior problema é a falta de lentes específicas pra M4/3, pois a 12/2.0 ainda é fraca pra isso.
Mais eu torço muito mesmo que evolua a coisa, enquanto isso eu fico com a 5Dc de 2005.

Na questão do peso, só a 5D com a 50 não pesa quase 1,2kg? Se incluir a 28 e uma bolsa pra quanto iria, fora o tamanho da bolsa?
Eu nunca cheguei a pesar, mais te digo que a 5Dc é realmente mais pesada que a T3i e isso me assustou a 50/1.4 também é mais pesada que a 18-55.
Mais como o volume é quase o mesmo e o comprimento é menor, acaba que na mesma bolsa pequena de 18*15*13 eu coloco FF + 28 +50/1.4 e flash 90ex.

Silvano, talvez aqui não seja o lugar certo para esse tipo de debate, mas vamos lá…  :D

Não é questão de discordar, o sensor maior tem a vantagem física, que não pode ser desconsiderada. Veja este vídeo e tente entender o que estou dizendo: https://goo.gl/myMRx3

Se analisar, 826x1368 ISO (no caso da minha E-PM2 o número é 932) é uma grande vantagem para a E-M5, pois é menos de 1 stop, para um sensor 4 vezes menor. Não espere que uma 5Dc tenha mais evolução tecnológica que uma E-M5 pois é exatamente o oposto. Também não vamos resumir qualidade de imagem de uma camera à qualidade do alto ISO. Se quiser fazê-lo compare cameras com sensores de mesmo tamanho. Acho que aqui não estou falando nenhuma novidade né?

Compare agora latitude, ou dynamic range, entre E-M5 (de 2012 e que usa sensor Sony), e as duas 5Ds, FF vs crop 2x:
http://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Olympus-OM-D-E-M5-versus-Canon-EOS-5D-versus-Canon-EOS-5D-Mark-II___793_176_483

Ficam atrás, com sensor 4 vezes maior. Vendo por esse lado, qual precisa evoluir? Agora se lançar a A7R ou uma D800 à comparação, daí a equivalência volta ao normal: 1 2/3 stops nominais de diferença para crop 2x (não porque são melhores mas pelo sensor ser maior) e uma boa diferença em relação às Canon FF, daí por conta da evolução tecnológica.

Então compare sempre ISO 200 de M43, com (x2) ISO 400 de APS-C, e (x4) ISO 800 de FF (e assim por diante) pra ter o mesmo nível de ruído e assim saber se uma camera é mais evoluída que a outra. Você pode constatar o que estou falando nos comparadores de imagens, como imaging-resource e dpreview. Faça o teste respeitando essa regra e verá que funciona.

A explicação pra isso é que as empresas manipulam ISO para ter a mesma exposição, desconsiderando a área do sensor, e é por isso que uma P&S avançada (1/1.7") que tem lá sua lente f/2, em ISO 800 é extremamente ruidosa. Se fosse considerada a área do sensor para ter a mesma relação sinal-ruído, seria ISO 256,000 (chute, mas é por aí).

No quesito lentes também já estamos muito bem servidos, apesar dos 6 aninhos de vida, não devendo em qualidade para as equivalentes FFs e APS-C da mesma faixa de preço. Veja o cardápio atual: http://www.four-thirds.org/en/microft/lense.html

Nem vou falar da estabilização mecânica de 5 eixos (sensor shift) que compensa até 5 stops em handheld para qualquer lente, ou do high-res mode com raw de 63MP que bate uma D800 (apenas para cenas estáticas atualmente), video 1080p/4K profissional e 4K photo mode das Panasonic, ou corpos minúsculos, pequenos, médios e grandes, selados ou não, que compartilham o mesmo mount….… senão a coisa fica muito extensa.

Enfim, acho que vale a reflexão. Agora chega, senão vira mais um ML vs DSLR!!
E daqui a pouco alguém vem falar da duração da bateria…  :hysterical:

Valeu pelo papo e boa sorte!  :ok:
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efilho

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Resposta #51 Online: 15 de Agosto de 2015, 14:21:14
Análises brilhantes, mas o "fator gostança" entra com força para influenciar a mente mais fria e analítica que existe, ou eu não estaria usando a Oly E-M10 e "mimando" a Nikon D750, depois de várias centenas de fotos com XT-1, X Pro 1, X100s, 70D, Rebels, Sonies NEX, RXs, Panasonics etc...  :)


Rinaldo

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Resposta #52 Online: 16 de Agosto de 2015, 08:58:03
Muito legal o seu texto, Rinaldo !
Creio que toda a fotografia digital está chegando no ponto que é:
"O que eu, de fato, preciso ?"

E deixando de ser:
"Todos tem que ter o meu ISO 123456678909877654 da minha camera, pq ele é absolutamente necessário para todas cameras que queiram ser chamadas de profissinais..."

Acho que todo mercado está evoluindo para um produto mais racional !  :clap:

Obrigado Ernesto.
Exato. Eu aprendi que o bom controle da luz é o que faz uma bela fotografia e agora o povo quer fotografar sem luz... vai entender... E o pior, querem elasticidade, ISO 50 maravilhoso e ISO 102,400 sensacional na mesma camera... tolinhos...   :D


Análises brilhantes, mas o "fator gostança" entra com força para influenciar a mente mais fria e analítica que existe, ou eu não estaria usando a Oly E-M10 e "mimando" a Nikon D750, depois de várias centenas de fotos com XT-1, X Pro 1, X100s, 70D, Rebels, Sonies NEX, RXs, Panasonics etc...  :)

Bem dito efilho. Eu diria que é o fator mais importante e o único que não pode ser medido. Mas não deixe de mimar a Oly, ela também merece...  :ok:

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efilho

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Resposta #53 Online: 16 de Agosto de 2015, 09:33:07
....Mas não deixe de mimar a Oly, ela também merece...  :ok:...

Tem razão, ainda mais agora, com essa economia problemática, essas coisas viraram preciosidades...  :shock:


Claudio.fapereira

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Resposta #54 Online: 16 de Agosto de 2015, 09:53:34
Amigos, dei uma pesquisada agora e nada mais se falou sobre a Nikon Full frame mirrorless. Houve uma onda de boatos em dezembro de 2014 e outra agora em Abril, que originou este post.

Desde o final do ano passado, Sony lançou duas novas cams da nova geração - A7II e A7RII, aperfeiçoando tremendamente a primeira geração (de 2013), se consolidando na liderança do mercado de mirrorless e entrando de maneira muito forte nos USA, em termos de vendas, roubando claramente mercado das DSLRs.

Diria que o sistema Nikon 1 dificilmente compete com Sony, apesar da minha simpatia e uso das mirrorless Nikon. Nikon precisa rapidamente lançar este novo produto, sob pena de não conseguir alcançar Sony nos próximos anos, que trabalha pesado para consolidar sua linha de lentes próprias e de parceiros (Zeiss...).

Tenho o entendimento que o futuro é  mirrorless, apesar de respeitar a opinião dos colegas que pensam o oposto e de ainda não abrir mão da minha D810 e lentes Sigma e ou Nikon quando é "pra valer".

Abraços a todos.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 09:55:16 por Claudio.fapereira »
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


efilho

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Resposta #55 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:32:07
Em minha opinião, o anúncio de uma FF pela Nikon teria o mesmo efeito produzido pelas A7 da Sony sobre as vendas de suas câmeras de espelho translúcido, ou seja, encalharia logo a D750 e teria impacto bastante negativo nas outras. Considerando que as vendas de DSLR não estão uma maravilha, o que a empresa não estaria precisando agora é reduzir tremendamente o retorno do investimento nessas câmeras...

Além disso, esses boatos se mostraram inveridicos pois nada mais vazou, o que muito provavelmente teria ocorrido se esse produto estivesse já pronto para ser lançado...  :ok:


Pope

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Resposta #56 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:54:24
É só tirar o espelho da D610, colocar o sensor da A7R II e adaptar o sistema de AF da V3! A ML perfeita!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 11:07:35 por Pope »
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Rinaldo

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Resposta #57 Online: 16 de Agosto de 2015, 11:30:06
Torço pra que a Nikon tenha fôlego financeiro pra trazer um novo mount e novas lentes ao mercado. Claro que qualquer ML FF que venham a lançar será compatível com as lentes atuais através de adaptadores inteligentes, mas na minha opinião se não lançarem uma nova linha com distância curta de flange colocarão em risco todo o desenvolvimento, que deve ser pensado com projeção de décadas a frente. E é aí que mora o perigo, como sinalizar que o que já existe continua sendo bom se precisam enaltecer o novo sistema? Vejo trabalho duro pela frente para os departamentos de marketing.
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Resposta #58 Online: 16 de Agosto de 2015, 14:39:43
Quando a Nikon e a Canon sentirem as DSLRs ameaçadas...

O que não vai acontecer tão cedo, pelo menos eqto a tecnologia do AF com detectores de fase no sensor não avançar muito... A usabilidade da DSLR é notável: é só pegar sua ML e a DSLR e ver qual vc levaria para a "viagem de sua vida"...  :)

Além disso, japonês burro nasceu morto...  :D


Thales Souto

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Resposta #59 Online: 16 de Agosto de 2015, 16:01:47
Quer ver a Nikon e Canon desbancarem um pouco das vendas de ML, basta fazer uma Canon SL1 com sensor FF (é possível visto que o mount das lentes e a distância para o espelho é o mesmo) adicionando 1 dial a mais e o LCD igual o da 70D/D750.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
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