Enquete

Quais as Melhores formas de divulgação?

Boca a Boca
8 (61.5%)
Rede Social Facebook
3 (23.1%)
Site Pessoal
1 (7.7%)
Site especializado Naps
0 (0%)
Impressos, Revistas e Outdoors
1 (7.7%)

Votos Totais: 13

enquete encerrada: 21 de Maio de 2015, 14:13:56

Autor Tópico: Quais as Melhores formas de divulgação?  (Lida 3870 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Abril de 2015, 14:13:56

Pessoal, Queria abrir uma discussão, não apenas votar e sim discutir experiências de boas práticas de divulgação.

Ultimamente só recebo novos orçamentos pelo Facebook, mas o boca a boca é sempre a melhor propaganda, como explorar mais a propaganda e os meios disponíveis?

abraços!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2015, 08:52:27
Eu gosto muito da divulgação gratuita do Facebook e afins. Já atraí muito clientes através disso.

Agora um boca a boca de clientes satisfeitos é excelente.

Acho que toda forma de divulgação é válida e dá retorno. Um mais rápido e outros mais lentos.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2015, 13:04:08
Citar
Eu gosto muito da divulgação gratuita do Facebook e afins. Já atraí muito clientes através disso.

Mestre Lizandro, poderia abrir para nós umas dicas de como vc acha melhor divulgar no Face, boas práticas? Tipo, se vc marca as pessoas, convida-as etc...como vc responde os orçamentos pelo face...

O face eu vejo como algo importante, mas eu não gosto da superficialidade dele, tipo uma página ter mais de 5000 seguidores mas as postagens não recebem nem 20 curtidas...estranho essa interação...


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2015, 14:52:56
Boca a Boca. Devagar e sempre, e parcerias em areas estratégicas.
Ricardo Ghion


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2015, 15:01:47
Faz muito pouco tempo que comecei a divulgar em face e afins.. Menos de 3 meses.
Já impulsionei uma publicação minha, tive muitas curtidas na publicação mas de resultado mesmo não achei bom.
O que eu tenho percebido é que os poucos pedidos de orçamento que eu tenho recebido pelo face são de pessoas que não são meus clientes, isto é, não podem ou não querem pagar o que eu peço e não é o público que se identifica com o estilo das minhas fotos. Não é o público que eu quero atingir.
Devo estar fazendo alguma coisa errada com o face heaheheahhehe.
Meus clientes vem a maioria esmagadora por indicação.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2015, 15:05:00
Vocês que obtém bons resultados, poderiam detalhar melhor?
Porque todos nós sabemos o que dá retorno: divulgação, redes sociais, boca-a-boca, parcerias. O problema é O QUE fazer exatamente e COMO fazer de uma maneira que dê retorno.. Aí é que tá o pulo do gato.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2015, 16:06:11
Mestre Lizandro, poderia abrir para nós umas dicas de como vc acha melhor divulgar no Face, boas práticas? Tipo, se vc marca as pessoas, convida-as etc...como vc responde os orçamentos pelo face...

O face eu vejo como algo importante, mas eu não gosto da superficialidade dele, tipo uma página ter mais de 5000 seguidores mas as postagens não recebem nem 20 curtidas...estranho essa interação...

Edu, eu normalmente edito uma foto que eu achei legal de um ensaio, marco a pessoa que me contratou, quem fez a makeup, assistente e esposa rs. Geralmente, isso ajuda a quem fez a maquiagem porque mostra o trabalho e as pessoas que são amigas de quem você marcou são impactadas também. Quando você faz uma publicação e marca determinada pessoa, os amigos dela verão e boa parte irá curtir.

Pego sempre uma foto diferenciada e que causará impacto aos expectadores. Outra jogada legal é fazer um texto bacana para acompanhar a foto.

Eu também utilizo bastante a regra dos horários nobres para postar. Nesse link você terá acesso à todas essas regrinhas que já me ajudaram bastante. http://www.pedroquintanilha.com.br/midias-sociais/infografico-horario-nobre-no-facebook/

Quando você junta uma boa foto, um texto bacana e posta na hora certa, a possibilidade de aumentar a visibilidade do seu post é imensa.

Não consegui fazer com que minha página fosse bem vista ainda. Parece que as pessoas não gostam de curtir páginas. Preferem ver as imagens em um perfil do que curtir a foto na página. Experiência própria.

Há algum tempo atrás, fiz uma publicação paga no facebook da empresa que trabalho. A página tinha 150 curtidas. Com 50,00 de investimento pulou para 500 e em poucos dias estamos com 750. Pagamos somente esse valor e o resultado foi vindo.

O facebook não deixa que TODOS os seus amigos vejam suas publicações propositalmente. Quando você paga, eles "abrem" e fazem com que todos sejam alcançados.

É isso! Mantendo o povo sempre entretido com fotos, as curtidas vão lá em cima.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2015, 16:17:23
Todas estas campanhas no FB, google, panfleto em cx de pizza, enfim tudo o que possamos imaginar são destinadas a prospecção e a eficiência pode ser medida pelo analitycs por exemplo

Se fez uma campanha no FB  e o seu site neste dia teve 300 acessos a mais, a campanha foi vitoriosa, se ninguém fez contato é que para onde o publico foi apontado, não estava interessante ou era de interesse

Exemplo: colocar um "fotógrafo barato" na sua busca, só vai aparecer carne de pescoço no seu site/blog e não adianta o seu conteúdo ser de tirar o chapéu

É complicado para caramba, meu irmão tem uma agencia e estou na jugular do maninho, como está no amor, demora um pouco





edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2015, 09:07:19
Obrigado a todos! Lizandro, valew pelo texto e pelo tempo que vc dedicou!

Acho que estou no caminho certo, o que me falta deve ser ampliar a rede de amizades e conhecidos, pois depois de 12 anos trabalhando em empresas a nossa rede de amizades diminui drásticamente, com o tempo novos parceiros te apoiam e vão divulgando tb.  Na verdade o Face é cansativo, tem um bando de gente lá que não está interessado em fotos e só cria um volume falso, meu investimento a apartir do meio do ano será no site/blog e apenas compartilhar no Face algumas atualizações do mesmo, se a pessoa quiser ver, vê no blog.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2015, 09:52:30
Creio que a melhor forma de divulgação é fazer um trabalho diferenciado...isso facilita muito as coisas. É como um boi que levanta a cabeça no meio da boiada que está pastando (exemplo péssimo eu sei, mas acho que dá pra entender, né?)

Mas desses aí que voce citou, fico com o bom e velho boca-a-boca. Se você leva uma boa experiência aos seus clientes, eles acabam gostando de você e fazendo propaganda gratuita para outras pessoas.
O facebook é interessante principalmente para você apresentar o seu trabalho para outros fotógrafos brasileiros. É uma rede bastante mercenária, ou seja, se não pagar, o resultado (quantitativo) não vem. Neste sentido tenho preferido o instagram. Todo mundo que te segue pode visualizar o seu conteúdo. É uma rede mais "limpa", mais agradável de navegar e que pode gerar boa visibilidade  ao seu trabalho.  O interessante é que eu sinto que é uma rede mais internacional. Grande parte dos fotógrafos que nos seguem lá são de outros países. Acho legal essa troca com fotógrafos de fora do país. A gente amplia os nossos horizontes e para de pensar que o mundo é limitado.
Agora, creio que em nível local, o tete-a-tete continua sendo essencial. Ou seja, é bom ir pra rua, procurar parcerias e possibilidades de atuação. Entrar em contato com as pessoas, divulgar pessoalmente o seu trabalho.

Tudo depende do seu objetivos. Tem gente que não está nem aí pra mostrar o trabalho pro mundo e prefere agir localmente. Outros já não estão nem aí pro local onde moram e preferem pensar de maneira mais abrangente. Tem gente que não liga pros números e dá um fuck you pro facebook e sua corja de mercenários. Enfim...são escolhas.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2015, 09:54:33
Obrigado a todos! Lizandro, valew pelo texto e pelo tempo que vc dedicou!

Acho que estou no caminho certo, o que me falta deve ser ampliar a rede de amizades e conhecidos, pois depois de 12 anos trabalhando em empresas a nossa rede de amizades diminui drásticamente, com o tempo novos parceiros te apoiam e vão divulgando tb.  Na verdade o Face é cansativo, tem um bando de gente lá que não está interessado em fotos e só cria um volume falso, meu investimento a apartir do meio do ano será no site/blog e apenas compartilhar no Face algumas atualizações do mesmo, se a pessoa quiser ver, vê no blog.
Blog é uma ferramenta bacana. É a sua casa. Voce decide as regras. Só não pense que ele vai mudar a sua vida. Hoje em dia, as pessoas tem preguiça de dar um clique. Se precisarem dar dois, já reduz muito o numero de acessos.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2015, 11:03:43
Citar
Hoje em dia, as pessoas tem preguiça de dar um clique. Se precisarem dar dois, já reduz muito o numero de acessos.

 :hysterical: pura verdade!


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2015, 13:20:19
A "preguiça" é proporcional ao volume/avalanche de sugestões que as pessoas recebem. No final das contas é tanto coisa que não dá tempo de ver nada com profundidade.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


paulosebin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2015, 14:11:14
Eu gosto muito de divulgar por meio de site e rede social. O site com recursos de otimização para o Google e anúncios no Adwords. Rede social já invisto mais em engajamento orgânico.

Uso também recursos de marketing de conteúdo. Crio muitos vídeos com soluções de problemas dos usuários. Ou seja, prefiro sempre a internet.


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2015, 17:56:05
Já sabemos que as cerimonialistas são responsáveis por uma grande fatia do bolo.
Vi na internet alguns fotógrafos dizendo que dão comissão para as cerimonialistas, ouvi casos em que pagam até salário mensal pelas indicações.
Dar "um super presente de aniversário" "whisky" e/ou "mimos" ?
Como é na cidade de vocês ?
Isso pode Arnaldo ?

Aguardo respostas sem hipocrisia

Acompanhando  :snack:
"O importante é o que importa e vice-versa"