Autor Tópico: Lente Nikon Fisheye 7.5mm F/5.6 - Alguém Conhece?  (Lida 2007 vezes)

Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Online: 22 de Abril de 2015, 08:43:43
Bom dia pessoal!  :D

Um colega me ofereceu uma lente Nikon Fisheye 7.5mm F/5.6 em troca de uma médio formato que está sem uso lá em casa. Essa lente é uma das primeiras Fisheye circulares de 180° da Nikon, e só pode ser usada em câmeras que têm a função de travar o espelho (F, F2, F3, F4, F5, Nikkormat), pois a parte traseira dela entra na câmera no lugar do espelho. Para ver o que se está fotografando é utilizado um visor externo de 160° que é acoplado na sapata de acessórios da câmera. Dêem uma olhada nela montada em uma F2AS:



Minha dúvida é a seguinte. Vale a pena pegar uma lente dessas? Tenho uma F2 e uma FM2. Gosto de fotografia de rua e paisagens...seria útil pra mim? Alguém já teve a experiência de utilizar uma dessas?

Algumas matérias (Poucas, e todas em inglês)sobre ela:

www.kenrockwell.com/nikon/7mm.htm
http://www.mir.com.my/rb/photography/companies/nikon/nikkoresources/6070nikkor/fisheyes/75mm56.htm
http://www.destoutz.ch/lens_7.5mm_f5.6_750139.html

Abraços  :snack:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2015, 08:24:47
 :assobi:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2015, 03:37:04
As lentes chamadas fish eye foram originariamente desenvolvidas para trabalhos em topografia , devido à sua descomunal cobertura , 180 e 220 graus , não foram feitas para fotografia . Com o passar dos anos e vendo novas possibilidades , criou-se os mounts para cameras fotograficas . No meu entender são lentes para fotografias especificas e desconheço qualquer trabalho fora desta área que são as fotos de extremo close e paisagens . Particularmente não gosto delas devido à enorme distorção e por esse motivo servindo apenas nas situações citadas acima . Já usei-as em topografia há mais de 40 anos atrás , e experimentei na fotografia , quando formei minha opinião , dada acima , acerca delas . Lentes são instrumentos muito pessoais , variam conforme  o gosto de cada um , eu por exemplo gosto demais da 50mm , tem gente que nem conhece , outros que não gostam , enfim é de cada um . Se vc tem um uso para a lente ou , se trata de uma pechincha , um negocio da china ou uma barbada então troque , caso contrario não valerá a pena ( na minha opinião ) . Não sei se ajudei ou compliquei mas espero ter ajudado um pouco . Um abraço .
« Última modificação: 24 de Abril de 2015, 03:39:46 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2015, 08:45:53
As lentes chamadas fish eye foram originariamente desenvolvidas para trabalhos em topografia , devido à sua descomunal cobertura , 180 e 220 graus , não foram feitas para fotografia . Com o passar dos anos e vendo novas possibilidades , criou-se os mounts para cameras fotograficas . No meu entender são lentes para fotografias especificas e desconheço qualquer trabalho fora desta área que são as fotos de extremo close e paisagens . Particularmente não gosto delas devido à enorme distorção e por esse motivo servindo apenas nas situações citadas acima . Já usei-as em topografia há mais de 40 anos atrás , e experimentei na fotografia , quando formei minha opinião , dada acima , acerca delas . Lentes são instrumentos muito pessoais , variam conforme  o gosto de cada um , eu por exemplo gosto demais da 50mm , tem gente que nem conhece , outros que não gostam , enfim é de cada um . Se vc tem um uso para a lente ou , se trata de uma pechincha , um negocio da china ou uma barbada então troque , caso contrario não valerá a pena ( na minha opinião ) . Não sei se ajudei ou compliquei mas espero ter ajudado um pouco . Um abraço .

Excelente, Bjorn!  :worship: Ajudou sim. Me interessei por ser uma lente rara e por eu não estar usando a Mamiya. Achei que seria um bom negócio. Mas a explicação já valeu para eu pensar um pouco. Abraço
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2015, 21:56:44
As lentes chamadas fish eye foram originariamente desenvolvidas para trabalhos em topografia , devido à sua descomunal cobertura , 180 e 220 graus , não foram feitas para fotografia . Com o passar dos anos e vendo novas possibilidades , criou-se os mounts para cameras fotograficas . No meu entender são lentes para fotografias especificas e desconheço qualquer trabalho fora desta área que são as fotos de extremo close e paisagens . Particularmente não gosto delas devido à enorme distorção e por esse motivo servindo apenas nas situações citadas acima . Já usei-as em topografia há mais de 40 anos atrás , e experimentei na fotografia , quando formei minha opinião , dada acima , acerca delas . Lentes são instrumentos muito pessoais , variam conforme  o gosto de cada um , eu por exemplo gosto demais da 50mm , tem gente que nem conhece , outros que não gostam , enfim é de cada um . Se vc tem um uso para a lente ou , se trata de uma pechincha , um negocio da china ou uma barbada então troque , caso contrario não valerá a pena ( na minha opinião ) . Não sei se ajudei ou compliquei mas espero ter ajudado um pouco . Um abraço .



Acho que o amigo esqueceu que essas lentes são usadas para fazer panorâmicas em 360 graus. Uma lente dessas  pode ser bem útil para essa finalidade.

abs!!!!


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2015, 21:58:33
Como não manjo de Nikon, não sei como essa lente se comporta nas digitais devido ao lance da trava de espelho....

abs


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2015, 22:35:13
Como não manjo de Nikon, não sei como essa lente se comporta nas digitais devido ao lance da trava de espelho....

abs

Obrigado Magoorf! O ex-dono da lente (Resolvi ficar com ela...rsrs) usava ela numa Sony Alpha mirrorless. Agora não sei como e se daria para usar ela numa digital com espelho...
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2015, 21:14:42
Obrigado Magoorf! O ex-dono da lente (Resolvi ficar com ela...rsrs) usava ela numa Sony Alpha mirrorless. Agora não sei como e se daria para usar ela numa digital com espelho...

show,

boa sorte!