Autor Tópico: Já adquiri minha primeira DSLR e agora que lente usar?  (Lida 3132 vezes)

bremmalan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Online: 24 de Abril de 2015, 00:14:42
Olá pessoal, espero não estar sendo inconveniente com tanta dúvida, alguns dias pedi ajuda ao pessoal do fórum sobre qual seria a melhor forma de gastar meu dinheiro fazendo um investimento em uma câmera, da t3i entre a 70d e acabei comprando uma t5i com o famoso Nelson Nakamura. Sobretudo minha aquisição foi somente do corpo e agora estou na dúvida pois preciso saber que lente comprar.

Gostaria de fotografar paisagens, por do sol, nascer, fotos noturna, enfim, como minha câmera é cropada peço que por gentileza me indiquem algum tópico ou até um livro onde eu posso estar aprofundando meu conhecimento e talvez até mesmo decidindo por conta que é muito melhor do que ficar pedindo ajuda por qualquer coisinha..

Outra coisa que quero é fotografar esportes, minha equipe de jiu-jitsu nos campeonatos do estado e até mesmo nos treinos, então preciso de uma tele-objetiva, mas fico com aquela dúvida em relação a abertura da lente e a influencia do fator de corte, se eu comprar uma 70-300mm pra t5i fica uma 112-480mm? mito ou verdade?

Outra questão sobre as tele-objetivas em uma t5i. Locais fechados como campeonatos e até mesmo a própria academia tendem a ser escuros e não posso compensar no ISO pois minha câmera é limitada neste ponto, ninguem gosta de ruídos... Mas poderia fotografar em RAW e corrigir a exposição depois, resolve?

Tenho em mente algumas lentes e seus valores, mas aceito qualquer tipo de sugestão relacionado a qualquer dúvida do tópico. Ou se puderem simplesmente compartilhar suas experiencias neste sentido eu já agradeceria muito.

Segue a lista das lentes:

Quanto as tele-objetivas:

CANON   EF-S 55-250MM F/4-5,6 IS II                                                                                R$: 750,00
SIGMA/CANON   DC 18-250mm F3.5-6.3 OS HSM                                                                   R$:  1150,00
TAMRON/CANON   18-200 AF F3.5-6.3 XR DI II LD (IF) MACRO (Model A14E)                   R$:  900,00

Quanto as grande angulares:

SIGMA/CANON   DC 8-16MM F/4.5-5.6                                                                                     R$: 2100,00
TOKINA/CANON   12-24 F/4 AT-X DX PRO II                                                                      R$: 1950,00

A princípio seriam estas as minhas ideias, mas se alguem tiver alguma melhor eu agradeço.
Lembrando que tem um efeito interessante nas fotos de paisagens, como eu já tíve uma gopro, gostava quando nas fotos o horizonte ficasse levemente curvado, acho muito bacana... existe alguma lente em conta que faça esse efeito na minha t5i? Sem aquelas bordas pretas como acontece em algumas fish-eye....

Agradeço desde já a todos que participarem de qualquer forma aqui.

 


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2015, 00:25:37
Para fotos noturnas e paisagens o ideal são grande-angulares. As teles que você mencionou são escuras para uso indoor, acho que uma 85mm 1.8 ou 100mm 2.0 tenham melhores resultados pra isso e ao mesmo tempo, encaixam no orçamento. Se tiver dinheiro sobrando: 70-200 2.8 IS.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2015, 00:34:36
Pergunta: qual lente veio com a câmera?
Se veio a 18-135, não compre mais nada pois agora a técnica e o aprendizado fará muito mais diferença.

Se realmente quiser gastar, compre uma Tamron 17-50 2.8 ou a 24 2.8.

Leia e vasculhe bastante as seções Canon e Arte Fotográfica. Quase todas as suas dúvidas já estão respondidas por lá.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


bremmalan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2015, 00:34:51
Para fotos noturnas e paisagens o ideal são grande-angulares. As teles que você mencionou são escuras para uso indoor, acho que uma 85mm 1.8 ou 100mm 2.0 tenham melhores resultados pra isso e ao mesmo tempo, encaixam no orçamento. Se tiver dinheiro sobrando: 70-200 2.8 IS.

Certo, obrigado pela resposta amigo, agora qual é melhor uma TAMRON/CANON   70-200 F2.8 DI LD IF MACRO custa 3mil

Enquanto uma Lente Canon Ef 70-200mm F/2.8 Is Ii Usm custa quase 9  :shock: :shock: :shock:

Poxa eu só quero "brincar" de fotografar não preciso gastar tanto, eu estava pensando em gastar uns 3 4 mil somando as 2 lentes


bremmalan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2015, 00:41:29
Eu sei que a Nikon tem fish eye para aps-c (teria q por na Canon com adaptador)
Acho q a Sigma tem tb.
Qus eu saiba a Canon nao tem para Aps-c

As lentes são as que eu tinha te passado mesmo. :ok:

Então mas para aquele efeito do horizonte levemente curvado precisa ser uma fish-eye?
Nenhuma daquelas citadas alí serve?


bremmalan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2015, 00:46:30
Pergunta: qual lente veio com a câmera?
Se veio a 18-135, não compre mais nada pois agora a técnica e o aprendizado fará muito mais diferença.

Se realmente quiser gastar, compre uma Tamron 17-50 2.8 ou a 24 2.8.

Leia e vasculhe bastante as seções Canon e Arte Fotográfica. Quase todas as suas dúvidas já estão respondidas por lá.

Samyang 85mm Tcine T1.5 Rokinon Canon o que acha desta?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2015, 00:55:36

Samyang 85mm Tcine T1.5 Rokinon Canon o que acha desta?
Não complique.

Compre uma lente EF ou EF-S ou se for de marca terceira que tenha AF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


bremmalan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2015, 08:51:20
Estou pensando em comprar uma lente MACRO:

Canon 60mm f/2.8 Macro USM

me corrija se estiver equivocado, mas esta lente me possibilita fazer fotos macro apenas? ou posso usar para retratos nos eventos familiares, para o esporte (jiu-jitsu) tambem?


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2015, 08:55:08
Estou pensando em comprar uma lente MACRO:

Canon 60mm f/2.8 Macro USM

me corrija se estiver equivocado, mas esta lente me possibilita fazer fotos macro apenas? ou posso usar para retratos nos eventos familiares, para o esporte (jiu-jitsu) tambem?
vc precisa eh estudar primeiro com o q tem,dai vai vendo suas necessidades e depois investe.Vc ja citou quase um caminhao de lentes e nw levou em consideracao o que ja foi dito pelos colegas
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2015, 08:59:12
Compre uma Tamron 17-50 como disse o Thales (já que comprou apenas o corpo, é uma boa opção para a lente do kit), use até sentir que precisa de mais alguma coisa...
Sugiro que não compre mais nenhuma lente por enquanto, provavelmente vai gastar dinheiro a toa.
« Última modificação: 24 de Abril de 2015, 09:01:06 por CristianoSoares »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2015, 08:59:38
vc precisa eh estudar primeiro com o q tem,dai vai vendo suas necessidades e depois investe.Vc ja citou quase um caminhao de lentes e nw levou em consideracao o que ja foi dito pelos colegas

2x
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2015, 09:02:31
Sinceramente neste início, pela indecisão, dúvidas e falta de experiência... o melhor era a câmera com a lente do KIT 18-55, como não comprou desta forma concordo plenamente com a sugestão dos colegas acima... compre apenas uma única lente a Tamron 17-50 2.8 > ótimo custo benefício para APS-C - e irá fotografar tudo o que citou...

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2015, 09:18:02
Vejo duas opções simples que devem dar para o gasto, sem quebrar a banca:

Tamron 17-50 f/2.8 + Sigma 50-150 f/2.8

Canon 10-18 + 18-135 STM (ou se quiser mais qualidade, 24-105 f/4L)
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2015, 16:01:13
Vejo duas opções simples que devem dar para o gasto, sem quebrar a banca:

Tamron 17-50 f/2.8 + Sigma 50-150 f/2.8

Canon 10-18 + 18-135 STM (ou se quiser mais qualidade, 24-105 f/4L)

Bremmalan, gostei dessa dica do Rafael Vega, apesar de eu nunca ter usado uma 17-50mm ou de uma 10-18mm...
Eu comecei com uma 18-55mm do kit e uma 55-250MM F/4-5,6 IS II. Eu costumo fotografar os eventos de equitação da minha filha, e por isso precisava de um pouco mais de zoom, o que foi resolvido com a 55-250mm.  Mas muitas vezes tinha que ficar trocando pela 18-55mm, e isso me incomodava bastante. Ma maioria dos eventos eu precisava tirar fotos de alvos mais proximos e distantes também, e a 18-55mm deixava a desejar.
Então, resolvi comprar uma 24-105 f/4L e meus problemas "se acabaram"!!! rsrsrs  :ok:
Hoje uso a 24-105mm na maioria do tempo, para a maioria das fotos, e a 55-250mm somente quando preciso de zoom nas provas de equitação. Sem falar que a 24-105mm f4 L é fantastica.
Também comprei uma 50mm, impulsionada pelos comentários de que todos devem ter uma... Mas nem uso a minha. A 24-105mm resolve 90% do trabalho.

O pessoal aqui tem razão: estude e experimente primeiro antes de ficar comprando lentes por aí... Com o tempo vc vai vendo tua necessidade e adaptando seu equipamento sem gastar dinheiro à toa e ficar com equipamento parado.


bremmalan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2015, 10:26:32
Bremmalan, gostei dessa dica do Rafael Vega, apesar de eu nunca ter usado uma 17-50mm ou de uma 10-18mm...
Eu comecei com uma 18-55mm do kit e uma 55-250MM F/4-5,6 IS II. Eu costumo fotografar os eventos de equitação da minha filha, e por isso precisava de um pouco mais de zoom, o que foi resolvido com a 55-250mm.  Mas muitas vezes tinha que ficar trocando pela 18-55mm, e isso me incomodava bastante. Ma maioria dos eventos eu precisava tirar fotos de alvos mais proximos e distantes também, e a 18-55mm deixava a desejar.
Então, resolvi comprar uma 24-105 f/4L e meus problemas "se acabaram"!!! rsrsrs  :ok:
Hoje uso a 24-105mm na maioria do tempo, para a maioria das fotos, e a 55-250mm somente quando preciso de zoom nas provas de equitação. Sem falar que a 24-105mm f4 L é fantastica.
Também comprei uma 50mm, impulsionada pelos comentários de que todos devem ter uma... Mas nem uso a minha. A 24-105mm resolve 90% do trabalho.

O pessoal aqui tem razão: estude e experimente primeiro antes de ficar comprando lentes por aí... Com o tempo vc vai vendo tua necessidade e adaptando seu equipamento sem gastar dinheiro à toa e ficar com equipamento parado.

Amigo muito obrigado pela participação e paciência.

Gostaria de aproveitar e pedir desculpas para os demais colegas do fórum quanto a minha falta de experiência e insegurança.

Aproveito e agradeço as dicas, realmente eu precisava disto. Embora não tenha nenhuma experiência ainda acho que já decidi qual vou escolher.

Obrigado, abraços