Autor Tópico: Imagem com mais grão depois de diminuir o tamanho  (Lida 1175 vezes)

rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Online: 23 de Abril de 2015, 16:51:19
Pessoal,

    Eu estava fazendo uns testes com a D750 com iso 12800 e enquanto estava trabalhando a imagem no camera raw e no photoshop ela estava bem limpa, mas quando diminui a imagem antes de exportar para jpeg, vi que ela ficou com mais grão, mais nitidez e ligeiramente mais clara. Eu diminuí o tamanho para 2000 x 1335, que é superior a resolução do meu monitor, então não deveria haver esse tipo de problemas. O raw eu vejo em 23% e a imagem em 2000 x 1335 eu vejo em 65%. Para diminuir no photoshop eu simplesmente vou em "image" e depois em "image size"....estou fazendo errado? Deveria utilizar outra forma para preservar a qualidade da imagem?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2015, 17:47:39
http://www.creativebloq.com/adobe/photoshop-cc-image-sizing-61411983
Em Resample mude de "Automatic" ou "Bicubic Sharper" para Bicubic (smooth gradients)

Se eventualmente alguma foto apresentar moiré...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65408.0


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2015, 18:14:41
Valeu, vou testar. O chato é que fica em ""Bicubic Automatic" como padrão. Se realmente resolver gostaria de deixar sempre em "bicubic smoother" como padrão.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2015, 19:01:53
Sei muito pouco de PS, mas acho que essas mudanças vão influenciar numa interpolação ou redução de densidade da imagem.. vai fabricar ou tirar pixels da sua imagem

Se tem uma foto 20x30 com 300dpi e vc quer reduzir somente a resolução (por na WEB por exemplo) em image size, marque Resample Image, ponha os dpis desejado (96 por exemplo) e Bicubic Sharper... por teoria ele vai aumentar o tamanho do grão da melhor forma possível, se for ampliar a resolução use o smoother.

Pra mudar sempre, va em edit > preferences.. lá vc encontra onde mudar



rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2015, 19:25:07
Acabei de experimentar todas as opções e a única que fica mais próxima do original após reduzir o tamanho é "Bilinear" (This method adds pixels by creating average values of surrounding pixels).
« Última modificação: 23 de Abril de 2015, 19:27:08 por rawfa »


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2015, 20:17:16
uma dica que vi de um retoucher no youtube foi usar o preserv detais (enlargment) mesmo pra reduzir. Ele explica o motivo mas não lembro agora haha! Mas tem funcionado bem.
Sony A7II - Nikon D810


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2015, 23:14:15
Se o objetivo é uma imagem que será vista em 100%, eu uso o Lanczos ao invés do Bicubic. Ele mata alguns detalhes, mas os que sobram ficam mais nítidos. Mas falo em ordem de 800 pixels no lado maior. Se é pra ficar maior que a tela, bicubic e depois Unsharp Mask. Se for pro Flickr, ele já aplica algum algoritmo pra aumentar a nitidez, então não uso nada.