Autor Tópico: Ajuda com iluminação em ambiente fechado  (Lida 1702 vezes)

Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Abril de 2015, 19:34:44
Boa noite galera!
Então, sou um amante e estudante da fotografia. Já brinquei um pouquinho, fiz alguns ensaios externos.

A questão é a seguinte, estou querendo fazer um ensaio no estilo "Pin Up", é um projeto embrionário ainda, estou em fase de pesquisa e muito estudo pra tentar fazer um ensaio bem legal.
No meio desse caminho me apareceu uma dúvida, então decidi vim aqui recorrer a galera mais experiente, a dúvida é sobre iluminação, não sei se cabe usar flash speedlight (nesse caso dois) ou iluminação contínua com refletor de lâmpada halogena. Minha experiência com iluminação contínua artificial é ZERO! Com speedlight ja brinquei um pouco.

O local que eu pretendo fazer o ensaio é um bar/boate temática, toda estilizada. Local escuro mas com muitas luzes.
Segue algumas fotos do locar para se ter uma ideia:

-

-

-

-

-

-

-



Acho que da pra ter uma ideia. Então, se alguém puder ajudar, qualquer ajuda é bem vida, pode ser mais específica sobre iluminação para este tipo de ambiente ou indicação de algum material de estudo que me ajudaria nesse caso especificamente.

Meu material no momento:
Canon 60D
Canon 17-55 2.8
85mm 1.8

Abraços! :ok:
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2015, 00:45:47
Acho que se você usar o flash o ideal é que seja fora da sapata. Pra não retirar o clima noturno e intimo do local. Mas tudo depende, de qualquer forma, do resultado que você espera.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2015, 07:44:25
O ideal seria utilizar um rádio flash para que você utilizasse o flash fora da câmera. Daria para trabalhar com uma luz diferenciada.

Já pensou em usar um LED? Acho que também daria... Ou o flash rebatido para cima quem sabe...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2015, 11:22:26
com essa porrada de luz ai, eu particularmente nao usaria luz artificial, muito menos flash, no maximo um led para compensar no rosto e olhe la... só saber posicionar a modelo no local certo
@jacobfotografiacriativa


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2015, 16:48:52
Eu também não usaria flash, ainda com esta luz do ambiente e com as lentes que você tem pela assinatura, da para fazer um ensaio bacana . Só se seu proposito for usar flash de uma forma criativa que não interfira totalmente na luz do local.
abçs.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2015, 17:09:47
Eu também não usaria flash, ainda com esta luz do ambiente e com as lentes que você tem pela assinatura, da para fazer um ensaio bacana . Só se seu proposito for usar flash de uma forma criativa que não interfira totalmente na luz do local.
abçs.

2x...
cara que local é esse... bacanérrimo
Abs.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2015, 19:14:06
Já eu acho que vc vai precisar de um flash (fora da câmera) sim para iluminar o rosto da modelo, mas apenas para preenchimento mesmo! :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2015, 13:27:56
se for usar flash, nao use tocha, use algum speedlight com algum difusor na frente numa potencia bem baixa para poder fotografar em 125 e 1.8/2.8 com um ISO mediano

Fotometre no fundo, nas luzes do ambiente e tente conseguir uma compensação no rosto e corpo da modelo mantendo a mesma configuração que usou para o fundo, no máximo 1EV pra baixo, assim nao vais matar todo o ambiente e vais ter uma luz bacana em geral, se tiver um fotometro de mão, facilita bastante

No mais, é mais facil com um LED, até porque consegues regular mais facil a temperatura de cor pela propria luz (sem precisar adicionar modificadores na frente) se for um bom led

abrs
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 13:28:54 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa