Autor Tópico: Estudando p/Casamento e Moda...Duvidas em Câmera e lente???  (Lida 5019 vezes)

baugustosilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
  • photographer | vegan | tattooed
    • Leme Imagens
Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2015, 20:21:51
Com Canon, a 5dmk 3 é excelente pela precisão do TTL. (talvez alguem possa falar sobre a 6D)
Nao coneço a 70d com flash mas, cuidado, porque até uns 4 anos atras, muitos modelos Canon APS-C  tinham TTL impreciso e vc só vai ver na hora. (pq nao é sempre que acontece).

E a lente é 24-70 seja 4.0 ou 2.8. Vc vai fazer muita foto em f/8. Uma ou duas em 2.8.
Muitos usam uma 24-70mm 4.0 e, com outra camera (tb 5d mk3), fazem uma ou outra foto com 50mm 2.8 ou 85mm 2.8.
As medidas são essas sem variacoes.
Nao economize no modelo de flash, mas tb não precisa ser o mais caro. Não sei qual o mais adequado hoje para Canon. (Sempre usei Nikon quando preciso de flash porque até 10 anos atrás era o mais seguro. Mas, muita coisa tem mudado).
Faça tudo, absolutamente tudo, em RAW.

Quem usa muito flash, costuma gostar muito de Nikon tb mas, acho que fica tudo mais caro.

Experientes podem discordar mas, aqui vai meu conselho para um iniciante:
1.Leve sempre 2 cartelas extras de pilhas Duracell alcalinas (por flash). 
2.Distribua as pilhas em mochilas separadas ou com pessoas diferentes.
3.Nunca use recarregaveis.
4.Tenha flash reserva.
5. Jogue as pilhas usaras fora depois do casamento. Nunca, jamais aproveite pilhas de um casamento para outro.
6. faça curso de flash.
7. se esquecer pilha no flash por 1 semana, pode jogar o flash fora...
8. Compre flashs novos com nota fiscal que tenha CNPJ, de distribuidor oficial OU de pesdoa de extrema confiança.
9. Fotografe con camera que tenha DOISCslots e deixe o segundo fazendo backup foto-a-foto.
10. Faca tufo com 2 fotografos, vc e mais um.
11. Chegando em casa, faça backup de tudo em 2 DVDs, deixe outro backup no computador.
12. Deixe uma copia dessa lista na porta da sua casa.

Eu to batendo cabeça aqui até agora tentando entender o porque as pessoas fazem casamento em f/8. Eu trabalho com casamento e acho que nunca vi um clique em cerimonia feito em f/8.


1.Leve sempre 2 cartelas extras de pilhas Duracell alcalinas (por flash).  tenha pilhas recarregáveis reservas
2.Distribua as pilhas em mochilas separadas ou com pessoas diferentes. não deixe as pilhas na mochila pois quando você precisar dela, ela não vai estar com você.
3.Nunca use recarregaveis. use recarregáveis de qualidade. É sustentável e se colocar no papel, vai ver que é bem mais barato
4.Tenha flash reserva. sim. Tenha mais flashes.
5. Jogue as pilhas usaras fora depois do casamento. Nunca, jamais aproveite pilhas de um casamento para outro. use pilhas recarregáveis!!!
6. faça curso de flash. ESTUDE FOTOGRAFIA!
7. se esquecer pilha no flash por 1 semana, pode jogar o flash fora... use pilhas recarregáveis!!
8. Compre flashs novos com nota fiscal que tenha CNPJ, de distribuidor oficial OU de pesdoa de extrema confiança. Compre todo seu equipamento com vendedores qualificados.
9. Fotografe con camera que tenha DOISCslots e deixe o segundo fazendo backup foto-a-foto. fotografe com a camera que você tiver. Nenhuma camera minha tem dois slots e isso pra mim nunca foi um problema. Seria melhor uma com dois? Sim, mas está longe de ser indispensável.
10. Faca tufo com 2 fotografos, vc e mais um. Monte sua equipe com pessoas qualificadas e de confiança.
11. Chegando em casa, faça backup de tudo em 2 DVDs, deixe outro backup no computador. backup: quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum.
12. Deixe uma copia dessa lista na porta da sua casa.
EOS 6DX2 | EOS 60D | 35 f/1.4 ART | 50 f/1.4 | 85 f/1.8 | 135 f/2L


Edoardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2015, 21:02:19
Você falou em 5Dm3 + 24-70mm f/2.8L. Temos +/- R$15.000,00 ai, correto?

Porque não o set abaixo?

Canon 6D x2 = 9.000,00
EF 35mm f/2 = 2.450,00
EF 85m  f1.8 = 1.200,00

Sobrou 2.350,00 para você comprar flash, cartão, mochila, tripé etc, etc.

Quando falei em 15k, eu viajei muito ou a ideia é mais ou menos essa mesmo?

estou levando em consideração o preço do paraguy
aonde o a 5D MK3 + kit 24-70 2.8 sai por US$ 2.750,00 dólares entorno de  R$ 8.332,50
ficaria inviável pra mim comprar a 5D MK3 mais as lentes fixas pois  só o corpo da
5D MK3          sai por US$ 2.720,00 (R$ 8.241,60 reais)
EF 35mm 1.4 sai por US$ 1.295,00  (R$ 3.923,85 reais)
EF 85mm 1.8 sai por US$    395,00  (R$ 1.196,85 reais)

e os R$ 8300,00 é o máximo do máximo que posso gastar
por isso a duvida; gasto tudo somente na 5D MK3 +1 lente ou na segunda opção 70D + lentes e equipamentos
 

« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 21:13:34 por Edoardo »


Edoardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2015, 21:10:14
Como vc pode ver existem  varias opiniões e  NINGUEM é dono da verdade .
Fotografia tem muito estilo junto.
O set padrão de casamento em Canon é 5D mk3 com 24-70 F4 e um otimo flash (nao economize no flash).

Se vc fotografar o noivo abraçando a noiva (sem estar de rosto colado e estando distante) pelas costas ou
grupos de pessoas com fileiras atras ou
mesas de convidados com eles sentados
em 2.0, pox ex, vai dar M...2.8 se for de angulo, já vai embaçando roupa..
Eu digo f8 que é pra vc acostumar com a profundidade de campo...falei para a sua segurança.
Galera ficou revoltada a toa.
Eu falo pensando que estou falando para um iniciante mas se quer ir pelo dificil tb pode.
Trei o e bom curso especifico de casamento resolve.
Na festa, o flash vai estar para cima e não vai incomodar ninguém.
É uma 5d mk3, vc faz com iso 800 e o flash vai estar fraco.
Se apontar para a pessoa é burrice (só se for na igreja catolica com teto de 10m de altura). Aí é só com curso...especifico para casamento... complicado expor aqui.

Quem é experiente sabe usar faz muita coisa exotica e legal. Usa lentes diferentes e arrasa...

Mas quem tá começando vai no basico bem feito.

acredito que toda opinião e ajuda é bem vinda,
sobre a 24-70 eu achei somente em F2.8 que é bem cara por sinal
e a 24-105mm bem mais barata, achei em F4
com o preço da 24-70 2.8 poderia comprar a 24-105 f4 e a 70-200 f.4 juntas
não seria melhor ter as duas f4 do que só a 24-70 f2.8?


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #18 Online: 29 de Abril de 2015, 00:22:30
acredito que toda opinião e ajuda é bem vinda,
sobre a 24-70 eu achei somente em F2.8 que é bem cara por sinal
e a 24-105mm bem mais barata, achei em F4
com o preço da 24-70 2.8 poderia comprar a 24-105 f4 e a 70-200 f.4 juntas
não seria melhor ter as duas f4 do que só a 24-70 f2.8?

Pra casamentos, eu escolheria sem pensar duas vezes a 24-70 f/2.8 ao invés da dupla 24-105 f/4 + 70-200 f/4. Regra básica: prefira qualidade do que quantidade, claro que sem abrir mão do backup. Mas de maneira geral, melhor uma lente top e outra mais-ou-menos de backup, do que 5 mais-ou-menos. Teu trabalho vai sair melhor. Essa minha opinião é a mesma pra corpos.
Mesmo pra iniciante, ainda sou do time das fixas. Não tem como comparar uma mísera 50mm f/1.4 com uma 70-200 f/4. Além de custar metade do preço, são 3 stops a mais de luz. É a diferença entre usar ISO 800 ou 6400. Facilita muito a vida. Perde range, mas paciência.. As pernas tão aí pra isso hehehehe.
E sendo bem sincero.. Quem não consegue acertar o foco numa lente 1.4 não deveria fotografar um evento importante como um casamento. Tem que praticar mais antes.
Aliás, se for iniciante, não fotografe um casamento sem ter estudado muito e sem saber o que tá fazendo. De preferência fotografe antes muitos ensaios (que é mais tranquilo e tem muito mais margem pra errar) e depois faça alguns casamentos como segundo ou terceiro fotógrafo pra ir pegando segurança. Se na hora do beijo (que dura apenas alguns segundos) você errar o foco, senta e chora meu filho... A noiva não vai gostar nem um pouco. Vai dar problema depois.
Outra coisa.. opinião minha: evite flash em cerimônia. Atrapalha e muito. Já vi padre parar a cerimônia pra dar bronca em fotógrafo pq tava disparando flash na cara dele. Imagina a carinha de satisfação dos noivos...
Agora na festa, abuse do flash. Manda ver. Festa de casamento geralmente já tem trocentas luzes piscando na cara de todo mundo mesmo....
Quanto ao corpo da câmera, eu prefiro uma 5DMk3 com uma 5D clássica usada de backup do que duas 70D. Sai mais caro, eu sei, mas já q vc levantou a opção, vai te dar mais qualidade e segurança.

A dica do amigo baugustosilva também é válida. É um baita set!! Mas se a grana não der, substitua uma das 6D por uma 5D clássica usada. Boa e barata.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #19 Online: 29 de Abril de 2015, 00:25:25
Ao invés de ficar essa discussao inutil sobre pilhas  :hysterical: :doh:

Cara, discussão sobre pilhas não é inutil.
Uma pilha ruim:
- Dura menos. Vai ter que perder mais tempo trocando de pilhas enquanto os acontecimentos estão rolando.
- Aumenta o tempo de reciclagem do flash.
- Se for recarregável (recomendo MUITO que seja, tanto pelo custo quanto pela qualidade) uma pilha boa aguenta muito mais ciclos de carga/descarga sem perder capacidade de carga.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 29 de Abril de 2015, 10:08:15
Eu acho que pra um iniciante...que ainda não trabalha, mas pretende, uma 70D com uma 24-105 tá da bom tamanho. Dificilmente ele sairá fotografando um casamento (top) como principal fotografo no inicio de carreira pra precisar de uma 6D com lentes primes.
Falo como iniciante (que já sabe fotografar) e hoje eu sei o equipamento que preciso (mas ainda não tenho...) pra fazer os eventinhos que me aparecem, fora ensaios, onde o controle da cena me permitem usar até uma lente manual.
Eu no lugar dele pegaria uma 7D com uma EFs 17-55 2.8 e uma 85mm 1.8 e demais acessórios necessários, se não tiver grana, o que acho difícil pelo equipo que ele citou, pega uma Tamron ou Sigma 17-50. Como segundo fotografo ele se sairia muito acima da média com esse set.
Quando ele sentir que está pronto para o "pega pra capar" sozinho comandando uma equipe com principal fotografo ai sim pega uma 6D + uma lente prime como camera principal e deixa a 7D de segunda camera com outra lente prime.

Quem me dera poder começar assim...hehe.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


baugustosilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
  • photographer | vegan | tattooed
    • Leme Imagens
Resposta #21 Online: 29 de Abril de 2015, 10:27:45
Totalmente desnecessario este monte de vermelho que, na maioria das vezes apenas repete o texto e, quando não o faz, apenas dá uma alternativa obvia (De maior risco a um iniciante), que economiza menos de 12 reais por casamento... www.kalunga.com.br
Ora, me pareceu que seria mais do que obvio, aos experientes, que eu fui conservador apenas no intuito de auxiliar um iniciante ao caminho mais simples e mais seguro possivel.

Destaquei as respostas de vermelho justamente para mostrar que eram respostas. Não foi com a intenção de ser ofensivo/agressivo nem nada do tipo. Foi apenas a minha opinião sobre o que você expôs.

Acho que deu pra perceber que eu sou contrário a praticamente todas as suas recomendações, né? Talvez por eu já ter sido um iniciante também. Hoje eu seria imensamente grato ao fotógrafo que me recomendasse pilhas recarregáveis para um casamento. Não me passaram isso, comecei com pilhas alcalinas e eu gastava na faixa de 40 reais POR EVENTO comprando pilha. Acho que um iniciante começa com baixos custos e no meu entender, um custo fixo por evento de 40 reais está longe de ser um custo reduzido.

Sobre fixas vs zoom, sim eu recomendo lentes fixas para um iniciante. Se ele praticar e conhecer o equipamento dele, ele não vai ter problema NENHUM em fotografar de fixas. Comecei trabalhando com lente zoom e o primeiro casamento que fiz somente com fixas, eu apaixonei. Fui logo trocando todo o meu set por fixas e hoje o meu resultado fotografico é INFINITAMENTE superior ao que eu tinha de zoom. (assunto encerrado aqui pois essa guerra de fixas vs zoom é um SACO!)

Outra coisa que eu não consigo entender, é esse tão falado set de iniciante que é composto por 5Dm3 e 24-70mm. Talvez eu viva em um mundo paralelo aos que vocês vivem, mas o MEU set de iniciante foi uma Nikon D3100 + 35mm f/1.8. Pra mim, esse 'set de iniciante' que vocês sugeriram é coisa de gente que já ta mais que estabilizado na fotografia. Até hoje eu não consigo ter isso, e olha que já trabalho a um tempo. Já cheguei sugerindo duas 6D porque ele pediu equipamento para fotografar casamento e moda, ele não chegou pedindo equipamento para iniciante.
EOS 6DX2 | EOS 60D | 35 f/1.4 ART | 50 f/1.4 | 85 f/1.8 | 135 f/2L


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #22 Online: 29 de Abril de 2015, 13:36:15
Cara, seguinte...

Vou falar por experiência própria...

1º - Pra começar eu recomendaria uma zoom(24-70 2,8),(se dinheiro não é problema vá nela, não irá se arrepender)
2º - As fixas são melhores e vão te entregar uma outra qualidade de imagem
eu poderia te indicar (35mm 1.4 + 85mm 1.8) que bastante gente usa,só que você vai ficar limitado com elas.
3º - Existem casamentos e casamentos, mas se você pegar um lugar bem escuro, nem 2.8 vai resolver seu problema quanto mais 4.0. (Quando passar por uma experiência assim você irá lembrar disso)
4º - Não sei se você vai precisar de 2 máquinas já que esta começando, se tiver ótimo, se não, acho que quase todos começaram com apenas 1 máquina.
5º - Não esqueça de itens como bateria extra, pilhas recarregaveis, carregador, mochila e acessórios como cartão de memória, tripé etc.. (se você fizer as contas, não é tão barato quanto imaginamos).
6º - HD EXTERNO, no mínimo você tera que guardar seus arquivos em 2 lugares - 1, o ideal seria 3 lugares (sim os mesmos arquivos)
7º - Flash é interessante ter mais de 1, mas também não sei se é necessário 2 pra começar você pode guardar o dinheiro e comprar o outro quando sentir a necessidade
Você tem um bom pc ? isso é algo a se pensar.

Aos poucos você vai identificar o que você precisa com o resultado das suas fotos e você mesmo vai saber
o que terá que comprar de acordo com suas limitações.

Eu iria de 6D, ela entrega quase a mesma qualidade de imagem que a 5D mk III, e é melhor custo X benefício
no meu modo de vista, tem ISO muito bom para eventos noturnos onde você pode encontrar baixa iluminação.
(ela tem menos pontos de foco e só tem 1 slot pra cartão em relação a 5D MKIII, mas acredito que vc não precisará disso por enquanto)

só pra finalizar NÃO GASTE TODO SEU DINHEIRO SEMPRE TEM ALGO QUE PRECISAMOS COMPRAR.
(você não precisa comprar tudo de uma vez)

*Se for fazer freelance você não ganhará mais por ter um equipamento melhor, e sim pelo o que você saberá fazer com o equipamento que tem.

Então fica aqui a minha dica :)
"O importante é o que importa e vice-versa"


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #23 Online: 29 de Abril de 2015, 21:39:05
eu iria na 6D+24-70 ou 35/1.4.Gastar tudo em corpo+lente e nw em flash,mochila,baterias,cartoes,drybox,acho loucura
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #24 Online: 29 de Abril de 2015, 23:00:11
Eu não entendo esse negócio de que iniciante obrigatoriamente tem que ter equipamento básico. Por que?!?!?!?
Se o cara tem dinheiro pra comprar uma 5D Mk3 com lente top, deixa o cara! É muito melhor começar com equipamento top do que com equipamento básico. Eu comecei com básico também, e ainda não tenho o equipamento que quero, mas garanto que se eu tivesse começado com uma 5D Mk3 não ia fazer mal nenhum.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #25 Online: 30 de Abril de 2015, 07:45:46
Eu não entendo esse negócio de que iniciante obrigatoriamente tem que ter equipamento básico. Por que?!?!?!?
Se o cara tem dinheiro pra comprar uma 5D Mk3 com lente top, deixa o cara! É muito melhor começar com equipamento top do que com equipamento básico. Eu comecei com básico também, e ainda não tenho o equipamento que quero, mas garanto que se eu tivesse começado com uma 5D Mk3 não ia fazer mal nenhum.
a questao nw eh limitar o cara indicando equipamento inferior,ate pq,ele criou o topico pedindo sugestoes,tem eh q engolir qualquer sugestao q algum forista lhe de!E por questao de bom senso,comprar mk3 e 24-70,pra depois ficar sem flash ou comprar cartao barato,carregar os equipamentos em sacola de mercado,nw vira neh?
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 30 de Abril de 2015, 08:20:56
Silvio resumiu bem a questão.
Se dinheiro não for o problema, ótimo compre o melhor que a grana der para comprar, desde que dê para comprar todo o conjunto em equilíbrio: câmera, corpo, flash, bons cartões, boas pilhas, carregador para pilhas, bolsa decente, marketing, propaganda, divulgação, PC para edição, HDs de backup, apresentação do fotógrafo e do material para o cliente, etc...

Se for para sacrificar muito estes itens, melhor mesmo baixar a bola, escolher uma câmera ainda excelente como a 6D e todo o conjunto citado aí.
Vi a questão de deixar para depois a segunda câmera, sinceramente trocaria a MKIII pela dupla 6D + 5Dc.

Abraços, de qualquer forma está escolhendo equipamentos Top, excelentes... parabéns e boas fotos!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


baugustosilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
  • photographer | vegan | tattooed
    • Leme Imagens
Resposta #27 Online: 30 de Abril de 2015, 10:28:16
Eu não entendo esse negócio de que iniciante obrigatoriamente tem que ter equipamento básico. Por que?!?!?!?
Se o cara tem dinheiro pra comprar uma 5D Mk3 com lente top, deixa o cara! É muito melhor começar com equipamento top do que com equipamento básico. Eu comecei com básico também, e ainda não tenho o equipamento que quero, mas garanto que se eu tivesse começado com uma 5D Mk3 não ia fazer mal nenhum.

Acho que você não entendeu bem o que foi falado, Renato Cavalcante. Não vi ninguém sendo contra a pessoa começar logo por uma 5Dm3, o que EU disse é que no mundo em que eu vivo e no meu circulo de pessoas ligadas a fotografia, a 5Dm3 NUNCA foi uma câmera de iniciante. A pessoa começa com o que ela puder e com o que ela tiver, mas se uma 5Dm3 for câmera de iniciante, qual é a câmera é do usuário avançado?
EOS 6DX2 | EOS 60D | 35 f/1.4 ART | 50 f/1.4 | 85 f/1.8 | 135 f/2L


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #28 Online: 30 de Abril de 2015, 13:05:34
Acho que você não entendeu bem o que foi falado, Renato Cavalcante. Não vi ninguém sendo contra a pessoa começar logo por uma 5Dm3, o que EU disse é que no mundo em que eu vivo e no meu circulo de pessoas ligadas a fotografia, a 5Dm3 NUNCA foi uma câmera de iniciante. A pessoa começa com o que ela puder e com o que ela tiver, mas se uma 5Dm3 for câmera de iniciante, qual é a câmera é do usuário avançado?

Não existe equipamento de iniciante e equipamento de usuário avançado.
O q existe é fotografo iniciante e fotografo avançado.
Ta cheio de fotografo avançado e super competente com t2i. Assim como ta cheio de iniciante com Mark 3. Quem ta errado? Na minha opinião nenhum dos dois. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Eu só não entendo pq sempre dizem que iniciante tem q ter câmera básica, só isso. Eu não concordo pq pra mim não faz sentido nenhum.
A minha resposta não foi pra vc, foi pro amigo q disse q pra um iniciante uma 70d com 24-105 ta de bom tamanho. Pq??? É um bom equipamento sem dúvidas, principalmente se for fotografar de dia. Mas se o camarada for fotografar um evento escuro e não gostar de flash, esse equip não ta de bom tamanho não. Uma full frame com lente clara vai fazer diferença, e ser iniciante não tem nada a ver com isso.
Agora quanto à questão de sobrar dinheiro pros acessórios e backup, ja foi falado por varios e eu concordo. Em nenhum momento fui contra.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 13:08:45 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


sergio_pj

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
    • Portfolio
Resposta #29 Online: 01 de Maio de 2015, 18:06:43
MINHA OPINIÃO:
Meu primeiro kit, que alias só estou me desfazendo dele agora é:
Canon T3 + 18-55 + 50 1.8 + Flash Yongnuo 480 II Manual

Fiz fotos incríveis (pra mim) com esse kit que muitos julgam como porcaria! O segredo é estudar muito e tirar o melhor do que vc tem, eu tb ainda estou no começo e preferi investir em cursos e workshops e não me arrependo!
Vejo gente com equip. TOP que não faz 10% do que dá pra se fazer, aí olham minhas fotos e perguntam se minha lente é serie L kkk!

Abraços!
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 18:07:37 por sergio_pj »