Autor Tópico: Depois de passar uma LensPen no fungo, o fungo fica na caneta?  (Lida 1576 vezes)

frankdrsilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Pessoal, pode parecer "leiguice". Tenho uma 18-135mm que está apresentando início de fungos. No entanto notei que havia uma minúscula colônia que estava ocasionando uma pequena mancha preta nas imagens, e que esses fungos estavam na parte exterior da lente (parte de trás dela). Então rapidamente peguei a minha caneta de limpeza de lente LensPen e a passei, limpando os fungos. A manchinha até sumiu das fotos. Agora veio a dúvida: será que posso reutilizar a caneta para continuar fazendo minhas limpezas ou corro risco de que os fungos fiquem nela e quando eu passar na lente ele possam voltar?

Senão, compensa comprar uma caneta nova (e só passar depois de fazer uma limpeza geral na lente).

Obrigado a todos!


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2015, 08:08:06
Os esporos do fungo certamente permaneceram na caneta e podem contaminar outras lentes. Descarte e compre uma nova!!!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2015, 11:57:58
Não compensa arriscar! Porque já que conseguiu salvar essa lente, descarte a caneta e compre outra...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


frankdrsilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2015, 14:48:48
Ernesto, quando eu tirei a lente e olhei a parte de trás dela (que encaixa na câmera) notei um pontinho muito parecido com os pontinhos (que são definitivamente fungos) da parte interna (que está começando a surgir). Depois que limpei esses pontinhos com a caneta, a manchinha que estava aparecendo nas fotos, sumiu... Pode ser até sujeira, mas na hora me pareceu mais um começo de fungos mesmo...

Vou comprar outra caneta, melhor não arriscar...

Li em outro lugar que o fungo fica no carbono da caneta  :o

E vou mandar a lente pra uma limpeza, aproveitando que os fungos internos ainda estão bem pouquinhos... vão me cobrar uns R$ 150,00, mas acho que eu não tenho coragem de desmontar ela sozinho  :no:...

Muito obrigado a todos!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2015, 17:51:51
De um banho de sol de 10 minutos todo dia para n deixar o fungo crescer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


MarioM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • “Fotografia: Amor, paixão e aventura."
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2015, 12:38:08
Fungo gosta de local escuro. Nunca vi na parte externa. Se vc usa a lente constantemente, é dificil.
Talvez seja mancha de alguma outra coisa.
Agora se houve fungos na parte externa, dentro deve  dar para fazer penicilina, rs.

Nikon D3 - 24-70mm F/2.8 -85mm -F/1.4
Nikon D800 - 70-200mm F/2.8 -85mm f/1.8
Fuji X-T1 - XF 60mm F/2.4 - XF55-200mm - XF 18-55mm - XF27mm F/2.8 - XF 14mm F/2.8 - Leica 2.8/24 Elmarit R
Fuji X-E2 &  Fuji X-E1- Pancake Nikon serie E 50mm F/1.8 - Leica 90mm F/2.8 Elmarit R