Autor Tópico: Batalhas das 50 mm - Canon - 1.2,1.4,1.8 - e Sigma 50 mm ART  (Lida 24756 vezes)

Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 28 de Abril de 2015, 11:55:10
Em qualidade Ótica, se vc for bom fotografo ninguém vai notar diferença se vc estiver com uma lente de R$ 200,00 ou uma de R$ 5000,00.

A diferença se nota na construção de cada uma, e no Bokeh, mas o bokeh 98% dos clientes nem tem ideia do que é isso, muito menos saber a diferença em cada lente.

É exatamente o que penso...
Acho que a vantagem mesmo é para baixa luz... dependendo do tipo de foto que faz, ajuda muito.

Como resultado... 98% dos clientes não notariam diferença alguma... é o que percebi pelo teste.
Abs.



Fred Bittencourt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 28 de Abril de 2015, 14:29:36
Os proximos testes vou fazer num parque onde poderemos ver melhor o o Bokeh.

Não sei se é pedir muito, mas teria como incluir no teste a 18-55 do kit pra ver a diferença em 50mm???
Estou com  duvida em qual 50mm comprar e queria ver um comparativo que pudesse inclui-a, entende?

Canon T5 | 18-55mm | 50mm 1.8 STM | YN-568EX II | Gopro Hero 4


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 28 de Abril de 2015, 14:37:19
Não sei se é pedir muito, mas teria como incluir no teste a 18-55 do kit pra ver a diferença em 50mm???
Estou com  duvida em qual 50mm comprar e queria ver um comparativo que pudesse inclui-a, entende?

Esta pedindo demais!! Kkk
Ricardo Ghion


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #48 Online: 28 de Abril de 2015, 14:58:00
Não sei se é pedir muito, mas teria como incluir no teste a 18-55 do kit pra ver a diferença em 50mm???
Estou com  duvida em qual 50mm comprar e queria ver um comparativo que pudesse inclui-a, entende?

Caraca... A 18-55:
1 - É F/5.6 em 50mm, então já morre aí (a nitidez dela perde para a 50mm 1.8 II em 4.0).
2 - É EF-S, então quem sabe nem seja possível para o Ricardo.

Só dá para comparar ela com a 50mm 1.8 II em termos de construção, motor de foco e preço. Com qualquer uma das outras, é injusta demais a comparação.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 28 de Abril de 2015, 23:39:34
Esses testes são muito divertidos.  :clap: :clap: :clap:
Lentes Antigas + Sony E-Mount


paulodime

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 29 de Abril de 2015, 08:20:12
Em qualidade Ótica, se vc for bom fotografo ninguém vai notar diferença se vc estiver com uma lente de R$ 200,00 ou uma de R$ 5000,00.

A diferença se nota na construção de cada uma, e no Bokeh, mas o bokeh 98% dos clientes nem tem ideia do que é isso, muito menos saber a diferença em cada lente.


Concordo plenamente...
02 6D - 35mm f/2 IS -  85mm f/1.8


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #51 Online: 29 de Abril de 2015, 10:36:40
Esse tópico só confirmou o q eu já sabia: não errei em optar pela versão EF 50mm f/1.4.

Pensava em fazer um upgrade, mas baseado em "n" reviews e testes, a 50mm f/1.2L, PRA MIM, não vale o q cobram. Pagar 4x ou 5x mais por uma objetiva q não é 4x ou 5x melhor, estou fora...

A Sigma era uma opção, mas tbm não chega a ser muito superior à f/1.4 da Canon (baseado nos testes).

Tô tranquilão e de boas com a f/1.4 da Canon mesmo.... :D


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #52 Online: 29 de Abril de 2015, 11:15:50
Esse tópico só confirmou o q eu já sabia: não errei em optar pela versão EF 50mm f/1.4.

Pensava em fazer um upgrade, mas baseado em "n" reviews e testes, a 50mm f/1.2L, PRA MIM, não vale o q cobram. Pagar 4x ou 5x mais por uma objetiva q não é 4x ou 5x melhor, estou fora...

A Sigma era uma opção, mas tbm não chega a ser muito superior à f/1.4 da Canon (baseado nos testes).

Tô tranquilão e de boas com a f/1.4 da Canon mesmo.... :D

Rick, as informações dos testes são avaliadas de acordo com a percepção de cada um. Como eu refutei: os testes não foram feitos nas condições para verificar as reais diferenças entre as lentes.

Sem querer defender a Sigma Art por ter uma (até porque eu penso em vender a que peguei para testar, pois uso mais o par 35-85), mas ela é uma lente que me entusiasmou ao usá-la em 1.4, coisa que nenhuma outra lente de 50mm tinha feito antes. Uma pena eu não ter mais a minha 50 1.4 da Canon, mas tenho certeza que se eu pudesse comparar na prática (pro tipo de foto que eu faço), a diferença saltaria aos olhos. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #53 Online: 29 de Abril de 2015, 12:51:26
Rick, as informações dos testes são avaliadas de acordo com a percepção de cada um. Como eu refutei: os testes não foram feitos nas condições para verificar as reais diferenças entre as lentes.

Sem querer defender a Sigma Art por ter uma (até porque eu penso em vender a que peguei para testar, pois uso mais o par 35-85), mas ela é uma lente que me entusiasmou ao usá-la em 1.4, coisa que nenhuma outra lente de 50mm tinha feito antes. Uma pena eu não ter mais a minha 50 1.4 da Canon, mas tenho certeza que se eu pudesse comparar na prática (pro tipo de foto que eu faço), a diferença saltaria aos olhos. Abraço!

Sim Sakco, concordo plenamente com o último parágrafo, mas tenho ressalvas quanto ao primeiro.

A linha Sigma Art anda surpreendendo e muito, tanto q a prime q mais uso hoje é justamente a minha 35mm f/1.4. Essa nunca passou pela minha cabeça em me desfazer dela. Acho q a forma q escrevi deixou o pensamento meio vago...perdão.
É q no meu caso, fotógrafo por hobby, não seria muito interessante ter a 35mm e 50mm "tops". A não ser q essa 50mm fosse algo fora de série e me convencesse a desembolsar mais de R$ 3k por ela. Diferenças (ópticas e de construção) existem, mas por fato de ser um hobby, creio q seria jogar dinheiro fora. Se eu fosse profissional, dai consideraria sim optar por uma opção mais cara.

Quanto aos testes, como engenheiro, confio em números. PARA MIM, dados obtidos em laboratórios são muito mais confiáveis do que a simples observação visual (no que diz respeito a aspectos físicos como difração, transmissão, distorção, etc). Aliado ao fato de praticamente 99,99% da população serem "leigos" em analisar aspectos técnicos das fotos (qualidade do bokeh, pequenas CA, etc). Sem falar da percepção de cada um (cito como exemplo aquela foto sobre a cor do vestido preto/azul ou dourado/branco)...rs.

Isso é o q penso. ENTRETANTO, todo tipo de teste é válido (por isso mesmo, não estou desmerecendo o teste q o colega elaborou). Para experts no assunto, é de extrema relevância.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #54 Online: 29 de Abril de 2015, 15:07:23
Eu sempre quis ter a 35mm art, mas depois de ter comprado, não gostei tanto assim, talvez deva ser que prefiro mais fotos de retratos. Mas, ao mesmo tempo, não penso em me desfazer dela.....e já penso em ter a 50mm 1.4 art pois é um meio termo entre 35mm (mto aberta em FF, para o meu gosto) e não tão fechada como uma 85mm.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 29 de Abril de 2015, 16:27:42
Para a Brincadeira ficar mais interessante seguem 4 fotos realizadas com as aberturas maximas de cada lente.

Vou colocar apenas a numeração e vamos tentando adivinhar de qual lente é cada foto:

Outra detalhe, quem tem a 1.2 ou a ART nao fique triste... é um teste pessoal pode ser que a sua lente para seu uso, apresente melhores resultados, então se gastou uma grana, e nesses testes lentes mais baratas se aproximam do resultado das mais caras é triste mas é isso mesmo!! gastou $ de bobeira kkk (inclusive eu)

1.
by Ricardo Ghion - www.fraldinha.com.br, on Flickr

2.
by Ricardo Ghion - www.fraldinha.com.br, on Flickr

3.
by Ricardo Ghion - www.fraldinha.com.br, on Flickr

4.
Untitled by Ricardo Ghion - www.fraldinha.com.br, on Flickr
Ricardo Ghion


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #56 Online: 29 de Abril de 2015, 17:32:10
1. = 1.4
2. = art
3. = 1.8
4. = 1.2

 :ponder:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 29 de Abril de 2015, 19:14:03
1. = 1.4
2. = art
3. = 1.8
4. = 1.2

 :ponder:

Acertou so 1, a 4, facil tb né!!! kkk

Esse Bokeh da 1.2 nenhuma das 50 mm tem!! mas vale 1000 dolares a mais? pra mim sim valeu a pena, já paguei mesmo e ela tb se pagou, ta valendo.
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 19:15:36 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #58 Online: 29 de Abril de 2015, 21:24:26
1-1.4
2-1.2
3-art
4-1.8
Chutometro Mode On kkkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #59 Online: 29 de Abril de 2015, 22:53:04
Aí eu só chutaria que a sigma é a 3 porque me parece ser mais sub exposta que as outras 3.
E a cor é diferente, a flor está mais roxa do que o lilas das outras fotos.

Pelo desfoque não faço a menor ideia por onde chutar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs