Autor Tópico: Dúvidas sobre pôr do Sol !!!  (Lida 1107 vezes)

Clay Aubim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Online: 22 de Outubro de 2006, 19:40:44
Tirei algumas fotos de pôr do sol e não gostei muito do resultado, as fotos ficaram muito escuras na parte inferior ou seja do horizonte até onde eu estava, gostaria de saber algumas dicas que podem me ajudar nas próximas fotos. Acho que neste caso foi não saber muito bem como realizar a medida da luz. tenho uma Canon ix lite o filme é aps e a objetiva é uma 22-55 mm. Por favor as dicas serão bem vindas a um iniciante.. obrigado!!!!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2006, 20:04:42
« Última modificação: 22 de Outubro de 2006, 20:04:51 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2006, 09:58:35
Não tem como expor corretamente 2 áreas com uma diferença tão grande de luminosidade.

no por do sol, vc vai estar fotografando diretamente (ou quase) na direção do sol, ou seja, para expor o não vai ser mto difícil.. Dá pra fechar o diafragma, usar velocidades rápidas etc.
Agora, o "chão" está em contraluz, e recebendo uma luz que não é tão forte já q o sol está se pondo. Então a exposição é completamente diferente. Vai ter que usar velocidade mais baixa etc.

Existem algumas maneiras de se driblar isso:
1. Se a fotografia tem pessoas no primeiro plano, use o flash de preenchimento. Isso vai iluminar a pessoa e manter as cores no céu.
2. Filtro de densidade neutra graduado. É um filtro que se coloca na frente da lente, onde a porção superior é mais escura, deixando passar menos luz. Usando o filtro com a intensidade certa vc consiguirá equalizar a exposição.
3. Tirar 2 fotografias com tripé. 1 expondo para o céu, a outra para a terra. No photoshop fica fácil juntar os 2, usando o céu de uma foto na outra.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Clay Aubim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2006, 22:51:49
Valeu as respostas, também dei uma olhada no link, foi de grande ajuda na próxima vou tentar melhorar, valeu mesmo!!!!